sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

BMW apresenta a 6ª geração do icônico M3

Um dos modelos mais icônicos da BMW M está de volta com uma nova identidade de design, tecnologia, esportividade e performance.

As duas novas versões do BMW M3, a Competition (com preço sugerido de R$ 757.950,00) e a Competition Track (com preço sugerido de R$ 849.950,00), chegam ao mercado brasileiro com algumas unidades a partir de maio de 2021.

Após as vendas destas unidades, os demais pedidos poderão ser customizados e feitos também sob encomenda.

“O BMW M3 é um esportivo que traz personalidade única, adrenalina e tecnologia em doses cavalares. A nova geração apresenta ganhos dinâmicos e tecnológicos em termos de grupo propulsor e de suspensão, que são características marcantes da linha M. Com esses modelos, esperamos proporcionar o Puro Prazer de Dirigir que só um BMW é capaz de entregar”, diz Rodrigo Andrade, Gerente Nacional de Vendas da BMW do Brasil.

As novas versões trazem mais esportividade e são oferecidas com o pacote Competititon com 510cv.

O cliente pode optar pela opção M Track com freios M de carbono-cerâmica, bancos concha com estrutura de fibra de carbono, capas dos retrovisores externos em fibra de carbono, aerofólio em fibra de carbono, apliques nos para-choques em fibra de carbono, rodas na cor preta, pneus semi-slick e faróis M Shadow Line.

M3 Competition e M3 Competition Track – O dinamismo das duas versões é derivado do propulsor bi-turbo com tecnologia M Twin Power de seis cilindros em linha, que envia toda sua força para o eixo traseiro por meio da transmissão M Steptronic com Drivelogic.

Com 510cv (79cv a mais que a geração anterior) a 6.250 rpm e 650 Nm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm, o conjunto permite aceleração de 0 a 100km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 290km/h.

O sistema de escape específico possui ponteiras duplas cromadas com acabamento em preto nas versões Competition.

Os flaps internos do sistema de exaustão são controlados eletronicamente e fornecem níveis de som confortáveis, reduzindo as frequências sonoras.

O usuário tem ainda a possibilidade de selecionar os modos de condução SPORT ou SPORT+ e aumentar a intensidade do ronco do escapamento para coincidir com a proposta esportiva do veículo.

Um dos destaques em termos de tecnologia das novas versões está no M Drive Professional com o M Drift Analyzer, que registra a duração, a distância percorrida, a linha e o ângulo de drift com uma classificação exibida no display; o M Laptimer, que fornece tempos de volta e análise de performance quando utilizado o carro em uma pista; e o M Traction Control, que oferece ajustes na aceleração, na curva de torque e na programação dos sistemas de controle de tração e de estabilidade para dar mais segurança em terrenos difíceis, ou uma pilotagem ainda mais direta e esportiva – de acordo com a escolha do motorista.

A tração traseira em conjunto com diversos elementos em fibra de carbono, diferencial M de deslizamento limitado e efeito autobloqueante e a suspensão M adaptativa contribuem para o melhor desempenho dinâmico, ajudando o veículo a ser mais rápido e preciso.

Botões seletores M Drive possibilitam a memorização de duas configurações distintas de condução com ajustes de motor, direção, suspensão, freios, ronco e transmissão: M DSC (controle dinâmico de estabilidade) e M Dynamic Mode, que permite explorar o potencial dinâmico longitudinal e lateral do carro somado ao auxílio de dinâmica de direção oferecido pelo DSC.

Para reduzir a velocidade, são utilizados freios esportivos M, que acomodam o máximo desempenho. Na versão M3 Competition são discos duplos ventilados e perfurados de 380 mm x 36 mm no eixo dianteiro e 370 mm x 24mm na traseira, pinças na cor azul com 6 pistões na dianteira e 1 pistão na traseira.

Já na versão M3 Competition Track são discos duplos ventilados e perfurados de carbono-cerâmica com 400 mm x 38 mm no eixo dianteiro e 380 mm x 36mm na traseira, pinças na cor dourada com 6 pistões na dianteira e 1 pistão na traseira.

No que diz respeito à tecnologia, o sedan conta com sistema interativo para facilitar a condução do veículo e proporcionar uma melhor experiência a bordo, tais como: Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus com Reversing Assistant, BMW Display Key, assistente de farol alto, faróis BMW Laserlight, M Head Up Display, carregamento wireless para celulares, BMW Drive Recorder, Active Protection, ar-condicionado de 3 zonas.

Além dos itens de série, como Indicador de Intervalos para Manutenção Programada, Tecnologia Car e Key Memory, Airbags Duplos Frontais, Laterais Dianteiros e de Cortina Dianteiros e Traseiros, Controle de Estabilidade e Tração e Dynamic Braking Lights.

Com o sistema M Head-Up Display o motorista pode contar com a projeção de todas as informações necessárias para uma condução mais segura, como rotas do sistema de navegação e velocidade do veículo.

Os modelos acompanham o BMW ConnectedDrive, assistente que fornece uma série de serviços ao motorista e ao passageiro e permite usufruir de funcionalidades exclusivas: Chamada de Emergência Inteligente, BMW Teleservices, serviços Connected Drive (BMW Online, englobando portal de notícias, clima e aplicativos), serviços remotos com utilização de algumas funcionalidades por meio de smartphones Android e iOS), preparação para Apple CarPlay e Android Auto, informações de trânsito em tempo real e Concierge – serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana.

O design do BMW M3 Competition e do BMW M3 Competition Track também é algo que marca a personalidade do lançamento.

Com carroceria diferenciada e exclusiva, além da traseira mais larga e dos difusores traseiros, o teto e o acabamento interno em fibra de carbono traduzem a elegância do moderno esportivo, juntando forma e função perfeitamente e reforçando os detalhes de cada item, como cintos de segurança M Sport.

Outra característica dessa edição são os tapetes em veludo, o pacote de luzes internas e os ajustes elétricos nos bancos dianteiros.

Os modelos estão disponíveis em: Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimao, Amarelo São Paulo, Cinza Brooklyn, Verde Isle of Man Green e Vermelho Toronto, com revestimento em couro Merino nas cores Preto, Azul Yas Marina com Preto, Silverstone com Preto, Laranja Kyalami com Preto.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn