sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Dicas importantes para evitar o cansaço quando estiver dirigindo

Muitas pessoas que amam dirigir o Chevrolet Joy 2021 e outros modelos de carros para viajar no fim de semana, não pensam sobre o cansaço ou falta de sono na hora de iniciar a viagem, acreditando que o vento que entra pela janela aberta e uma boa música será suficiente para permanecer alerta durante todo o trajeto.

- Publicidade -

No entanto, é muito importante que ao fazer uma viagem para fora da nossa cidade, uma viagem que levará algumas horas e não alguns minutos, estejamos alertas e evitemos o cansaço na hora de dirigir.

Ficar por muito tempo ao volante de um Chevrolet Joy 2021 ou de qualquer outro veículo, por exemplo, irremediavelmente provoca que a nossa atenção diminua, como também a concentração para dirigir e a capacidade física e mental de reação. O estado de alerta necessário para dirigir nas estradas vai desaparecendo aos poucos.

- Publicidade -

Para evitar perder esse estado de alerta essencial para dirigir e fugir de qualquer possibilidade de acidentes –que podem ser fatais–, o descanso é por demais importante. O corpo e a mente de quem vai dirigir durante várias horas precisa de descanso. Ou seja, se for fazer uma viagem longa, deverá dormir muito bem antes de começar a viagem.

Lembrar que o descanso é igual a segurança, ajudará a tomar consciência sobre a importância de não subir a nenhum carro para dirigir com sono ou fadiga. Se estando alertas igualmente existe a possibilidade de um acidente por conta de atitudes de outros motoristas ou problemas mecânicos de outros carros, é necessário entender que estando atento, o poder de reação diminuirá a gravidade da situação. Enquanto o contrário poderá acabar em um acidente fatal…

Na verdade, quase a maioria das dicas para prestar atenção ao fazer uma viagem longa com carros novos Chevrolet, estão relacionadas mesmo com a atenção. Especificamente com a capacidade de atenção e também com a concentração.

- Publicidade -

A capacidade física de reação vai depender diretamente do estado do físico e da mente, e para que ambas as coisas estejam muito bem, o descanso é fundamental. O nível de estresse é outro fator para considerar. Se por exemplo uma viagem familiar pode causar estresse no preparo de malas e tudo o que esteja relacionado com uma temporada em outro lugar longe de casa, é fundamental relaxar e descansar, para diminuir esse estresse que também pode complicar a ação de dirigir.

Um motorista descansado é um motorista seguro

Existe uma grande diferença entre um motorista que dormiu bem antes de iniciar a viagem e um motorista que dormiu poucas horas, insuficientes para se sentir descansado, relaxado para pegar o volante. Ainda mais quando o motorista não está acostumado a fazer viagens de várias horas!

Por esse motivo, as seguintes dicas são muito importantes para lembrar na hora de organizar uma viagem de carro:

  • Uma vez definida a data da viagem, o dia anterior à partida, descanse, relaxe. é aconselhável ir dormir cedo, aproximadamente 8 horas, para acordar bem relaxado e com energia.
  • Tente de todas as formas evitar iniciar a viagem depois de um dia de muito trabalho. É normal ficar cansado, estressado, depois de várias horas no escritório ou no trabalho que você realiza. Esse cansaço acaba influenciando diretamente a forma de dirigir o carro.
  • Viajar de noite não é o melhor. Muitas pessoas escolhem esse horário com a ideia de ganhar tempo e achando que haverá menos trânsito nas estradas. A realidade é bem diferente: a noite, o cansaço é bem maior, pois é o horário do sono, é quando o corpo pede para você dormir! Por isso, não é aconselhável iniciar uma viagem no horário noturno.
  • É recomendável parar a cada duas horas para relaxar e esticar as pernas, ativando a circulação. Mas se por acaso você sentir sono antes desse tempo, pare em um lugar seguro, beba agua e tente dormir uns 20 minutos.
  • Se a viagem for feita com outra pessoa que pode dirigir também, dividam o tempo ao volante. Dirigir ficará mais leve para os dois.
  • Não se alimente com comidas pesadas bem antes do início da viagem e durante. É obvio que também deve evitar bebidas alcoólicas.
  • Se deve tomar remédios, verifique na bula se há alguma contraindicação para dirigir o carro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança