quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Porsche Engineering está desenvolvendo o veículo inteligente do futuro com os Game Engines

A Porsche Engineering, fornecedora de serviços em tecnologia e subsidiária da Porsche, está usando Game Engines da indústria de jogos eletrônicos para desenvolver o veículo inteligente do futuro.

- Publicidade -

Os Game Engines geram imagens fotorrealistas e garantem o comportamento fisicamente correto dos objetos nos videogames e jogos para computadores.

Entre outras aplicações, a Porsche Engineering utiliza esses pacotes de software para o desenvolvimento e teste virtual de funções de condução com nível de automação bastante elevado.

- Publicidade -

Esse procedimento reduz os tempos de desenvolvimento, economiza custos e proporciona uma mobilidade mais segura.

No configurador de veículos da Porsche , os game engines são utilizados para auxiliar o cliente na configuração do seu veículo de forma customizada.

“Utilizamos uma ampla variedade de tecnologias para desenvolver e testar o veículo conectado e inteligente do futuro,” explica Dirk Lappe, CTO da Porsche Engineering.

- Publicidade -

“Os Game Engines têm um papel crucial nesta situação juntamente com a inteligência artificial. Eles treinam os sistemas de assistência ao motorista com dados de sensores sintéticos. De forma que cada cenário e eventualidade possam ser simulados de forma detalhada.”

Os algoritmos dos sistemas de assistência ao motorista demandam muito treinamento e validação; contudo, nem todo evento que precisa ser testado ocorre durante os test drives reais.

“As conduções simuladas com a ajuda de Game Engines têm a vantagem de serem repetidas com a frequência necessária e podem ser controladas nos mínimos detalhes. Além dos testes virtuais e reais, a Porsche Engineering também implementa formatos mistos: um veículo real pode reagir a objetos virtuais, por exemplo.

O uso de Game Engines ultrapassa o limite de treinamento de sistemas de assistência ao motorista: no projeto do veículo, eles são usados para reduzir o número de protótipos reais e, portanto, economizam tempo e custos.

Para este propósito, a Porsche Engineering usa a ferramenta Visual Engineering Tool desenvolvida internamente que pode ser usada como realidade aumentada e base de dados CAD (AR) ou óculos de realidade virtual (VR) para esclarecer questões sobre a disposição ótima de componentes de forma rápida e com boa relação custo-benefício.

Os Game Engines também aprimorarão a experiência de compra do cliente no futuro.

A Porsche está testando no momento o Configurador de Carro baseado em Realidade Virtual [Virtual Reality Car Configurator].

No futuro, os clientes nos Centros Porsche terão a experiência de uma simulação tridimensional e fotorrealista do veículo configurado por meio de um PC para jogos com óculos de realidade virtual.

Com os novos métodos de desenvolvimento, novos perfis de colaboradores estão conquistando espaço na indústria automotiva.

“Os desenvolvedores de software com conhecimento em jogos eletrônicos estão moldando o futuro da mobilidade, tanto quanto os engenheiros mecânicos e os especialistas em IA,” Lappe continua.

“O veículo conectado e inteligente está sendo criado combinando-se a expertise automotiva de classe mundial com a expertise em software. Somos geeks automotivos que gostamos de programar ao mesmo tempo.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança