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ZF conduz inteligência veicular com supercomputador

A inteligência dos veículos futuros será controlada por alguns computadores centrais extremamente poderosos.

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Eles executarão as funções de software de computação intensiva que controlam importantes áreas do veículo.

Isso inclui condução automatizada, mobilidade elétrica, controle de movimento do veículo e segurança integrada.

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Assim, computadores de alto desempenho e funções de software inteligentes são os principais capacitadores para os veículos definidos por software do futuro e proporcionam uma experiência de mobilidade segura e inteligente para os consumidores contemporâneos.

Na Auto Shanghai 2021, a ZF apresentou a próxima geração de seu ZF ProAI. “Trata-se é do supercomputador automotivo mais flexível, escalável e poderoso do mundo”, enfatizou o Dr. Holger Klein, membro do conselho da ZF para a região Ásia-Pacífico, na Auto Shanghai.

Projetado para os requisitos de veículos definidos por software e suas novas arquiteturas elétricas / eletrônicas, este computador de alto desempenho dotado de inteligência artificial (IA) pode servir como domínio, zona ou controlador central.

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É adequado para qualquer tipo de veículo e para todos os níveis de condução automatizada ou autônoma, desde o Nível 2 ao Nível 5. O ZF ProAI entrará em produção em série até 2024.

“Vários pedidos importantes para nossa plataforma de computação de alto desempenho confirmam nossa posição de vanguarda para impulsionar a inteligência dos veículos”, disse o Dr. Holger Klein.

“Oferecendo alto poder de computação, soluções de software de ponta, sensores e atuadores inteligentes de uma única fonte, a ZF cria novas possibilidades para modelos de negócios baseados em dados para a mobilidade da próxima geração”.

ZF ProAI – o supercomputador automotivo mais poderoso do mundo
Menor, mais econômico, mas também mais poderoso do que nunca, o ZF ProAI foi atualizado em muitos aspectos.

Além de melhor desempenho computacional com até 66% mais teraOPS, ele consome simultaneamente até 70% menos energia (3 teraOPS por Watt em média).

Seus recursos de IA são otimizados para processos de aprendizagem profunda, aprimorando ainda mais sua capacidade de fornecer recursos de segurança avançados.

A placa oferece uma fusão de 360° orientada por GPU – Graphics Processing Unit, ou unidade de processamento gráfico, mais conhecido como placas de vídeo, de todos os dados de sensor disponíveis, incluindo os de medição ambiental de radares, LiDARs, câmeras e padrões de áudio. Além disso, também economiza espaço de instalação necessário.

Mesmo considerando as opções de resfriamento disponíveis – passivo, a ar e a líquido, dependendo do desempenho desejado, a maioria dos modelos ZF ProAI virá no mesmo invólucro padrão 24x14x5cm.

Como um produto automotivo, seu interior de alta tecnologia é resistente e confiável sob condições adversas e também oferece as mais recentes proteções contra ameaças cibernéticas.

A configuração modular do supercomputador significa que ele pode ser equipado com variantes System-on-Chip (SoC) de diferentes fabricantes para obter a solução preferida de cada cliente.

Da mesma forma, ele pode operar o software da própria ZF ou de outros desenvolvedores ou fornecedores terceirizados.

Conectores padronizados e a opção de conectar mais unidades ZF ProAI o tornam flexível para uso e instalação em qualquer tipo de veículo.

A placa de alto desempenho da ZF oferece flexibilidade para atingir capacidade de computação de 20 a 1.000 teraOPS.

Isso equivale a um quatrilhão de operações de computação por segundo.

Adicionando a variedade de opções de resfriamento disponíveis, as montadoras agora podem encontrar uma solução personalizada para todas as suas plataformas de veículos, aplicativos de software e arquiteturas elétricas / eletrônicas, por meio de um único tipo de unidade de controle. Isso aumenta a eficiência e reduz custos.

A ZF também fornece uma interface de dados de medição (em inglês MDI) para que o ProAI encaminhe os dados coletados do sensor inalterados para um sistema de armazenamento central, para fins de desenvolvimento e teste.

Isso torna muito mais fácil para os desenvolvedores treinarem a inteligência artificial para uma condução autônoma.

Solução para estacionamento automatizado (Valet) tem excelente custo-benefício
A ZF está atualmente desenvolvendo globalmente o primeiro sistema de estacionamento com manobrista, que permite o estacionamento sem motorista, dependendo apenas do conjunto de sensores do veículo, independente de uma infraestrutura de garagem pré-mapeada.

Na Auto Shanghai 2021, a ZF demonstrou a tecnologia Visual Simultaneous Localization and Mapping (vSLAM) para o público, que permite localização precisa em centímetros e geração de mapas em tempo real.

O conjunto de sensores é baseado principalmente em uma câmera frontal, um radar frontal, quatro câmeras circundantes e doze ultrassônicos, mas escalável com sensores mais avançados, bem como conectividade.

“Todo o sistema foi desenvolvido na China e terá sua estreia em uma montadora chinesa no final de 2022”, disse Renee Wang, presidente da ZF China e vice-presidente sênior de operações para a região da Ásia-Pacífico.

“Acreditamos que este sistema de estacionamento com manobrista automatizado independente de infraestrutura da ZF será uma solução econômica para muitas montadoras globais.”

Principais sistemas de assistência para veículos comerciais  – Como líder em tecnologias para veículos comerciais, a ZF demonstrará sua ampla gama de soluções de direção inteligentes, eficientes e automatizadas.

O sistema de frenagem de emergência mais avançado da ZF para veículos comerciais, OnGuardMAX, tem seu lançamento global na Auto Shanghai e sua estreia nas estradas chinesas.

A tecnologia pode identificar e, se necessário, reagir com precisão a uma ampla gama de objetos em movimento ou não, incluindo veículos e pedestres.

O OnGuardMAX pode apoiar o motorista de forma confiável em uma variedade de situações de condução perigosas, ajudando a reduzir efetivamente o risco de acidentes.

Atendendo à crescente demanda por maior eficiência do veículo e redução da emissão de CO2 para apoiar a sustentabilidade global, a ZF apresenta o OptiPace, um sistema Predictive Economical Cruise Control (PECC) ou Controle de Cruzeiro Econômico Preditivo, que pode antecipar e adaptar a velocidade mais econômica do veículo com base na topografia da estrada à frente para ajudar a minimizar o consumo de combustível, desgaste das pastilhas de freio e emissões.

A Autonomous Driving Open Platform Technology (ADOPT) oferece um modelo de indústria eficiente e flexível para o desenvolvimento de aplicações de condução autônoma para veículos comerciais.

Ele traduz as instruções da inteligência artificial de condução autônoma em comandos reais de movimento do veículo, permitindo o controle de todos os sistemas de acionamento do veículo relevantes.

Vídeo (em inglês) sobre supercomputador ZF ProAI – https://youtu.be/hTUuw6GUPRk

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