quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Scania discute relação entre transportes e mudanças climáticas

Três anos depois de se reunir para o primeiro Fórum de Transporte Sustentável, a Scania realizou o terceiro evento do gênero que visa divulgar a importância da descarbonização do transporte de mercadorias no combate às mudanças climáticas.

- Publicidade -

“Hoje, depois da pandemia e de um ano turbulento para todos nós, estamos muito satisfeitos por retornar com um evento virtual recém-adaptado para refletir sobre o progresso que fizemos e olhar para os desafios e oportunidades da próxima década”, disse o professor Johan Rockström, diretor do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático e anfitrião do evento.

O setor de transportes é responsável por uma parte significativa das emissões globais de CO2. Com a urbanização e o desenvolvimento socioeconômico, aumenta a necessidade do transporte de pessoas e mercadorias.

- Publicidade -

Durante a pandemia, ficou claro que o transporte é a essência de uma sociedade que funciona ativamente e temos até 2030 para cumprir a agenda global de Desenvolvimento Sustentável. “A ciência do clima mostra claramente que temos que cortar as emissões globais pela metade até 2030. Só faltam nove anos”, concluiu Rockström.

Christian Levin, CEO e presidente da Scania se juntou para dar as boas-vindas a todos os espectadores e garantiu: “Na Scania estamos reduzindo as emissões de uma forma que é comprovada pela ciência”.

Em abril de 2020, as metas estabelecidas pela Scania para reduzir suas emissões foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets, sendo a primeira fabricante de veículos pesados ​​a obter a homologação.

- Publicidade -

Até 2025, a Scania se comprometeu a reduzir as emissões de suas operações globais diretas em 50% em relação a 2015 e também a reduzir as emissões geradas quando seus produtos estão em uso em 20%, o que representa mais de 90% de suas emissões totais. “Essas metas não são opcionais, estão no mesmo nível de volume e crescimento”, disse Levin.

A marca sueca acredita que o primeiro passo para um sistema de transporte sustentável são os combustíveis renováveis, como gás e biogás. E, claro, no futuro, uma rápida transição para a eletrificação.

Neste caminho de descarbonização, Christina Figueres, promotora do Acordo de Paris, comentou: “Não é uma transição fácil, não pode ser feita a partir de uma única empresa, tem que ser um ecossistema integrado baseado no pensamento da cadeia de abastecimento, valor e na ação conjunta”.

Durante o Fórum, Christian Levin anunciou a aliança da Scania com o Rocky Mountain Institute e a associação Mission Possible para trabalhar juntos para acelerar a descarbonização do transporte pesado e da indústria.

Para encerrar o evento, Sir Richard Branson, empresário de sucesso, filantropo e proprietário do Virgin Group, juntou-se ao streaming de casa e disse: “A cultura atual de responsabilidade nas empresas deve mudar para incluir não apenas números e desempenho, mas também para as pessoas e o planeta. Aprendi há alguns anos que um grupo de pessoas trabalhando juntas é mais poderoso do que trabalhar sozinhas. E em qualquer colaboração é muito importante dar-se bem mesmo ao colaborar com a competição, meu conselho é ser amigo à noite e guerreiro durante o dia.”

Na Argentina, a Scania dá passos firmes na descarbonização de seus produtos e processos produtivos. Em 2018, foi realizado o primeiro Fórum de Transporte Público Sustentável em Buenos Aires, com a participação de lideranças da América Latina.

Em 2020 apresentou sua plataforma de veículos movidos a combustíveis alternativos Green Efficiency; e nesse mesmo ano sua planta industrial localizada em Colombres, Tucumán, e sua rede de concessionárias passaram a operar 100% com energia limpa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança