quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Programa de biodiversidade Jeep alcança marca de 112 mil mudas plantadas

No Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio, a Stellantis reforça seu compromisso com o meio ambiente, celebrando o marco de 112 mil mudas plantadas através do Programa de Biodiversidade Jeep.

- Publicidade -

O projeto tem como objetivo resgatar e promover a conservação da Mata Atlântica, bioma nativo da região em que está instalado o Polo Automotivo Jeep, em Goiana,Pernambuco.

Para marcar a data, a Stellantis produziu um vídeo para suas redes sociais que acompanha desde o trabalho de localização de sementes até a conscientização das novas gerações.

“Há seis anos, no início da operação da fábrica de veículos, o Polo se tornou também uma fábrica de mudas”, diz Danubia Lima, Analista de Meio Ambiente da Jeep e responsável pelo Programa de Biodiversidade.

O que teve início como uma ideia de fazer o paisagismo do Polo com mudas nativas, se tornou uma ação com o objetivo realizar o plantio de 208 mil mudas até 2024, para formar uma área verde de 304 hectares e garantir a preservação da Mata Atlântica na região.

- Publicidade -

Até a chegada do Polo, a região era dominada predominantemente pela economia canavieira.

Então, para iniciar o projeto, foi realizado um mapeamento inédito em parceria com as universidades federais de Pernambuco e Rural de Pernambuco que, ao longo de 2014, estiveram à frente de um amplo levantamento bibliográfico e intenso trabalho de campo nos municípios pernambucanos de Goiana, Igarassu, Abreu e Lima, Itamaracá e Paulista. No período, foram inventariadas 618 espécies de plantas.

Somente em Goiana, foram identificadas 189 espécies, incluindo o pau-de-jangada, o pau-ferro, o pau-brasil e o visgueiro, que estão em extinção.

“Hoje, essas espécies ameaçadas de extinção fazem parte do programa e podem ser encontradas no nosso viveiro”, diz Danubia. O viveiro ocupa uma área de um hectare e é considerado o maior do Nordeste dedicado à Mata Atlântica. Tem capacidade de produzir até 88 mil mudas por ano. Já foram plantadas 112 mil mudas de 295 espécies diferentes, incluindo 27 espécies em extinção.

Passo a Passo – O trabalho de obtenção das sementes é uma etapa fundamental na propagação de espécies florestais nativas e é realizada através da colheita direta de frutos e sementes no chão por mateiros da região.

- Publicidade -

“A figura do mateiro é muito importante para o nosso programa, uma vez que surgimos em uma área totalmente tomada pela cana de açúcar e as espécies trazidas por ele permitem que possamos resgatar a flora original da região”, explica. No vídeo, José Cícero, mais conhecido como Saberé, fala da importância do ofício para a manutenção da biodiversidade.

“Tem semente que leva até mais de seis meses para germinar. Acho que a solução é reflorestamento, é reflorestar mais”, defende.

A produção de mudas no viveiro ocorre através de dois métodos: propagação e semeadura.

A propagação das espécies nativas é feita pela reprodução sexuada, através das sementes nos canteiros e tubetes, ou pela reprodução assexuada, através da multiplicação da planta-mãe por estacas de ramos jovens ou divisão de touceiras.

Na semeadura,as sementes das espécies nativas são colocadas em canteiros ou tubetes, onde permanecem até sua germinação. O tempo de germinação varia de espécie para espécie e pode levar de três dias até seis meses.

Os locais para o plantio são escolhidos com cuidado, para a formação de corredores ecológicos capazes de conectar fragmentos de florestas e atrair a fauna local, permitindo seu deslocamento.

Com o retorno da flora, muitos animais selvagens, como a jaguatirica e tamanduá, já foram observados na área do Polo, voltando ao seu habitat.

Educação Ambiental – Além de conservar a Mata Atlântica,a Jeep contribui para a formação de uma nova geração que reconhece a importância da preservação da biodiversidade local.

Ao receber alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Goiana, o viveiro se transforma numa sala de aula a céu aberto.

O Programa de Educação da Jeep nasceu integrado ao Programa de Biodiversidade, com o propósito de colaborar para que a educação ambiental seja integrada à rotina escolar, estimulando os alunos a atuar como agentes de defesa e conservação do meio ambiente.

Mais de dois mil alunos já participaram do circuito. A ação tem parceria com a Prefeitura Municipal de Goiana que, por meio da Secretaria de Educação, mobiliza gestores, supervisores, professores e alunos.

Todos os educadores do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Goiana receberam a cartilha “Trabalhando com a Biodiversidade na Escola”, com sugestões de projetos e atividades para serem desenvolvidos em sala de aula.

Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de aplicar na escola os aprendizados da visita ao viveiro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança