quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Do L312 ao conectado Novo Actros, Mercedes-Benz em 65 anos de evolução nas estradas

Há 65 anos, a marca, que há mais tempo produz veículo comerciais no país, se tornou a principal parceira de trabalho dos caminhoneiros e transportadores se destacando pelo seu propósito em conhecer profundamente a realidade do setor.

- Publicidade -

Assim, ao longo de sua história, a marca sempre trouxe ao mercado grandes novidades e inovadoras tecnologias de dirigibilidade, conforto e segurança, como o primeiro caminhão que freia sozinho e o primeiro modelo autônomo a entrar em uma operação regular.

O caminhão Mercedes-Benz, aliás, sempre esteve na linha de frente na evolução do setor.

- Publicidade -

Foi o primeiro a ser fabricado no País (o pioneiro L 312, o “Torpedo”, de 1956), o primeiro movido a diesel (conceito trazido ao Brasil pela própria marca) e o primeiro a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico (em 1998), introduzindo tecnologias que pudessem trazer a melhor relação custo e benefício para o transportador.

E, na grande transformação tecnológica, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante de veículos comerciais a trazer para sua estratégia o conceito 4.0 de produção, veículos e serviços, representado pelo inovador Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do Brasil.

Força, robustez, durabilidade e compatibilidade ambiental – Historicamente, os caminhões Mercedes-Benz sempre foram reconhecidos no mercado pela força, robustez e durabilidade, refletidas nas constantes inovações trazidas para o País, como os motores Blue Tec 5 e o Mercedes PowerShift, câmbio automatizado sem pedal de embreagem.

- Publicidade -

Como pioneira na introdução do motor a diesel no Brasil, a Mercedes-Benz também é referência na evolução da sua compatibilidade ambiental.

O L 1111 de 1964, por exemplo, um caminhão para 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 kg de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 km.

Com o Novo Actros para 74 toneladas de PBTC esse índice é de 3 kg de CO2 por tonelada transportada, ou seja, a emissão foi reduzida em cinco vezes ao longo dessas décadas e segue em constante evolução.

“Investir em projetos de redução de CO2 faz parte estratégia global de sustentabilidade da Mercedes-Benz do Brasil. Para nós, apresentar caminhos de inovação e extrair o melhor que podemos de cada alternativa é o que nos move. Acreditamos no alto potencial de redução de emissões com motores diesel muito mais modernos e eficientes e em multisoluções”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O Novo Actros também coloca em evidência os ganhos de economia para os transportadores.

Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos tecnológicos é possível alcançar a redução de 12% no consumo de combustível em relação ao Actros anterior.

Protagonismo na história do transporte de cargas – “Desde que a Mercedes-Benz chegou ao País, nossos caminhões sempre foram protagonistas na história do transporte de cargas. Eles são referência há quase 65 anos para o mercado”, ressalta o executivo.

“E seguem evoluindo em tecnologia, desempenho, eficiência, consumo, segurança, sustentabilidade e conectividade, como demonstra o Novo Actros, que traz novas tendências para o segmento. Ou seja, transportadores e autônomos sempre puderam e podem continuar contando com os nossos caminhões para trabalhar com a produtividade desejada, com ótimo custo operacional e rentabilidade para os seus negócios”.

Com o propósito de entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos mais diversos clientes, a marca é referência no desenvolvimento de soluções específicas para as atividades de seus clientes.

“Essa imagem está cada vez mais forte a partir do compromisso ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’”, afirma Leoncini.

Dessa forma, a Mercedes-Benz oferece o portfólio mais completo do País, formado pelas famílias Accelo (dos segmentos de leves e médios), Atego (médios e semipesados), Axor e Novo Actros (extrapesados).

A esta linha, somam-se ainda, para transporte de cargas, os furgões Sprinter e o Sprinter Truck, da categoria de Large Vans do segmento de veículos comerciais leves.

Conforto de dirigibilidade e bem-estar a bordo – Os caminhões Mercedes-Benz contam a história de muitos motoristas.

Por isso, a evolução tecnológica também melhorou a vida a bordo. Hoje, os painéis dos veículos trazem diversas informações que ajudam a obter o melhor desempenho e eficiência.

Piloto automático, computador de bordo e elementos como a faixa verde de rotação no painel contribuem para maior economia.

O Novo Actros elevou o patamar de tecnologia desses comandos e inovou com painéis digitais por touch, conectividade, espelhamento de celular e carregamento de celular por indução, otimizando a comunicação do motorista com a empresa de transporte, a operação logística e o cliente final, além de facilitar seus contatos pessoais e familiares.

Modernos sistemas de ar condicionado ou de climatização, bancos mais confortáveis, com a opção de banco pneumático, também estão presentes nos extrapesados e em outros modelos do portfólio.

Crescente evolução em segurança – O elevado padrão de segurança constitui um dos principais atributos historicamente associados aos veículos Mercedes-Benz em todo o mundo.

No Brasil, a marca foi a primeira a introduzir freios ABS (em 1981), o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e freios a disco (1998), além de diversos outros sistemas.

Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de retarder opcional para o Axor e o Novo Actros.

O Novo Actros foi além e trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade, ESP.

A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos, fazendo do Novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil.

“O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini.

“Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, trouxemos para o Brasil sistemas que até já estão presentes no caminhão autônomo do futuro”.

O Novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.

O primeiro caminhão com direção autônoma – Em mais uma iniciativa inovadora da marca, o extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil.

Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.

Dessa parceria surgiu também o Atego 2730 com direção autônoma, ampliando a oferta de produtos para os clientes.

Fatos marcantes na vanguarda tecnológica

Ano

Modelo

Destaque

1956 L 312 1º caminhão fabricado no Brasil, o “Torpedo”
1958 L 321 1º “cara chata” da marca
1960 LA 321 1º com tração total 4×4
1964 L 1111 “Bicudo”, clássica cabina arredondada
1967 LP 1520 Novo modelo com cabina avançada
1970 L 1113 Com o L 1111, os caminhões mais vendidos do Brasil em todos os tempos: 240.000 unidades
1972 L 608 D “Mercedinho”, o 1º caminhão leve a diesel do Brasil
1989 Linha HPN Novos médios e semipesados “bicudos” quadrados
1991 Linha FPN Novos médios e semipesados “cara chata”
1993 Top Brake Exclusivo freio-motor adicional
1996 710 e 1620 Entre os caminhões mais vendidos no Brasil
1998 Tecnologia Pioneirismo: freio a disco para caminhões e motor com gerenciamento eletrônico
2000 L 1620 6×2 O caminhão preferido do caminhoneiro autônomo
2003 Accelo Nova geração de caminhões leves da marca
2004 Atego Nova geração de médios e semipesados
2005 Axor Nova geração de extrapesados on e off-road
2007 Actros 8×4 Lançamento do modelo 4144 8×4 off-road
2009 História 1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil
2010 Actros Lançamento dos modelos rodoviários 2646 e 2546
2011 Atron Nova geração de caminhões “bicudos”
2015 Accelo 6×2 Accelo 1316 6×2 para o segmento de médios
2018 Axor 3131 Autônomo 1° Caminhão autônomo em operação regular no Brasil
2019 Novo Actros O caminhão mais inteligente do Brasil

 

Série de textos sobre os 65 anos da Empresa – Neste ano de celebração de mais um marco histórico da Empresa, os 65 anos da Mercedes-Benz do Brasil serão contados em seis capítulos, um por mês, culminando no dia 28 de setembro, data oficial de inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo.

O primeiro texto, sobre as fábricas, foi divulgado em 28 de abril, seguido agora por caminhões.

Os próximos textos irão abordar os temas de ônibus, serviços, colaboradores, a Empresa hoje e o foco no futuro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança