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Bridgestone e Lightyear lançam o primeiro carro elétrico solar de longo alcance do mundo

Com base em 90 anos de experiência, a Bridgestone anunciou uma parceria exclusiva com a Lightyear, companhia inovadora em mobilidade baseada na Holanda, com o desenvolvimento de pneus exclusivos para o Lightyear One, o primeiro veículo elétrico solar de longo alcance do mundo, com comercialização prevista para o final de 2021.

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Uma pesquisa recente¹, realizada pela Bridgestone, apresentou que 50% dos motoristas europeus consideram adquirir um veículo totalmente elétrico, porém 37% ainda estão céticos quanto a fazê-lo devido a preocupações em torno da eficiência e alcance limitado.

O Lightyear One chega ao mercado para desconstruir esse conceito, com seu alcance sem precedentes de 725 km e até três vezes mais eficiência em termos de energia do que os veículos elétricos alternativos atualmente no mercado.

O veículo é carregado diretamente pelo sol por meio de um grande teto solar, minimizando as emissões de CO2 e a necessidade de carregamento, maximizando sua eficiência e autonomia.

Para alcançar esse desempenho, a Lightyear ultrapassou os limites da tecnologia atual, projetando um veículo que se diferencia pelo coeficiente aerodinâmico, por meio de ganhos substanciais em diversas áreas do seu design.

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Para suportar este desempenho único e melhorar ainda mais a sua eficiência, a Lightyear procurou um pneu que oferecesse resistência ao rolamento muito baixa e peso reduzido, a fim de preservar a vida útil da bateria, maximizar o alcance do veículo e reduzir o impacto ambiental.

A Bridgestone desenvolveu os pneus Turanza Eco com engenharia personalizada exclusivamente para o Lightyear One, combinando pela primeira vez as revolucionárias tecnologias ENLITEN e ologic.

Juntas, as tecnologias reduzem o peso do pneu com o uso de menos matéria-prima ao longo do processo de fabricação, enquanto reduzem a resistência ao rolamento por meio de uma banda de rodagem inovadora e mais estreita, diâmetros maiores, altas pressões de inflação, somadas a um design refinado.

A baixa resistência ao rolamento dos pneus também significa que o Lightyear One pode se beneficiar de uma bateria mais leve.

Como resultado, os pneus Turanza Eco são projetados para aumentar o alcance quando comparados aos pneus Bridgestone EV alternativos, o que equivale a uma redução de peso de mais de 90 kg².

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Além de ajudar o Lightyear One a viajar mais entre as recargas, a dispersão de sílica do pneu foi melhorada pela aplicação de uma nova tecnologia de mistura, em que há uma redução geral de 3,6 kg (cerca de 10%) no peso do pneu por veículo³, sem qualquer impacto ou comprometimento na quilometragem4 e aderência.

Pela primeira vez, os pneus Turanza Eco levarão a nova marcação EV da Bridgestone nas paredes laterais, reforçando o processo rigoroso de aprovação dos fabricantes de automóveis.

Esses pneus suportam as características exclusivas dos veículos elétricos e atendem aos requisitos dos fabricantes quanto à autonomia da bateria, controle do veículo e vida útil do pneu.

A Bridgestone também utilizou sua tecnologia Virtual Tire Development, que permite a modelagem precisa do desempenho de um pneu sem ter que produzi-lo e testá-lo fisicamente, economizando até 40 mil quilômetros em testes externos e de frota na vida real.

Além disso, a tecnologia pode reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos e testes de pneus de frota e ao ar livre em até 50%5.

A base para o Lightyear One foi lançada durante o Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de 3 mil quilômetros no Outback australiano, que ultrapassa os limites da inovação tecnológica e da mobilidade movida a energia solar.

A Bridgestone colabora há oito anos com a Eindhoven Technical University e os profissionais por trás da Lightyear – a Solar Team Eindhoven, o berço do Lightyear, venceu a Bridgestone World Solar Challenge Cruiser Cup quatro vezes consecutivas, de 2016-2019.

Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA, explica: “A Lightyear tem impressionado com sua abordagem à mobilidade sustentável desde que vimos a equipe enfrentar o Bridgestone World Solar Challenge e, por isso, estamos felizes em participar do projeto do Lightyear One.

A Bridgestone está comprometida com uma redução de 50% nas emissões de CO2 até 2030 e materiais 100% sustentáveis ​​até 2050 e parcerias estratégicas como esta são fundamentais para atingir esses objetivos.”

Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear, acrescenta: “Estamos particularmente felizes em ver esta colaboração entre a Bridgestone e a Lightyear, como duas empresas que compartilham uma visão para a mobilidade sustentável. O mundo já está passando por mudanças e desafios sem precedentes e, por meio da inovação e de tecnologias de ponta, podemos trabalhar juntos para aproveitar as oportunidades e criar um mundo mais sustentável.”

NOTAS

[1] Estudo realizado com 3 mil consumidores nos mercados europeus. Realizado pela Bridgestone por meio do Profacts Brand Tracker, em janeiro de 2021.

[2] Comparação do consumo de energia entre o pneu Lightyear One e o pneu de produção regular existente da Bridgestone 175/60 ​​R19.

[3] Peso do pneu LY One versus pneu de produção regular BS existente no mesmo tamanho (175/60 ​​R19).

[4] O teste de desgaste foi realizado entre o pneu LY One e o pneu de produção regular BS existente no mesmo tamanho (175/60 ​​R19).

[5] O desenvolvimento virtual pode minimizar ou evitar completamente o teste externo (40 mil km), uma combinação de teste de frota do mundo real e teste externo baseado em um desenvolvimento de 4 loops. 40 mil km é uma média do atual procedimento de teste de desenvolvimento PSR realizado pelo TCE (outdoor e frota).

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