Para tirar a carteira de motorista, você precisa de carteira de identidade original e em bom estado.
O Detran não aceita xerox autenticada, cédulas extraviadas, abertas ou em mal estado de conservação.
É importante ressaltar que a exigência de documentos pode variar de acordo com as regras do Detran de cada estado. Agora, preste atenção na seguintes dicas:
1) Ao se inscrever, você deve optar entre as seguintes categorias:
A/1 – Permite pilotar motos de até 180 cilindradas.
A/2 – Permite pilotar motos com mais de 180 cilindradas.
B – Permite dirigir veículos com até oito passageiros e até 3.500 kg.
C – Permite dirigir veículos com até oito passageiros e acima de 3500 kg.
D – Permite dirigir veículos com mais de oito passageiros e acima de 3500 Kg.
E – Permite dirigir veículos acoplados e articulados.
2) Os primeiros exames são de sanidade física (médico) e mental (psicotécnico). O exame médico é avalia a condição física do candidato, a acuidade visual (o quanto o candidato enxerga) e as eventuais deficiências físicas.
Deficientes físicos poderão dirigir, desde que se submeta ao exame específico, realizado pelo serviço médico do Detran. O exame psicotécnico afere a condição mental do candidato, se tem problemas mentais, se é agressivo, depressivo ou até mesmo alcoólatra ou se usa drogas.
3) O terceiro exame é o teórico, onde são avaliados conhecimentos sobre legislação e sinalização de trânsito.
As placas são parte da sinalização de trânsito. O exame teórico é constituído de 20 questões, sendo 12 sobre placas e 8 sobre legislação, todas em forma de teste de múltipla escolha. Se o candidato errar seis do total, ainda é aprovado.
4) O candidato aprovado no exame teórico receberá a matrícula de aprendizagem, documento que autoriza a prática de direção nas vias públicas.
Para participar das aulas, o candidato deve estar calçado adequadamente, não podendo usar chinelos ou sandálias.
5) O último passo é o exame prático, que consiste na prova de direção em via pública, com exigência de manobras específicas como baliza e percurso com prova de aclive (sair com o veículo na ladeira). O candidato é avaliado por uma banca examinadora do Detran.
O candidato só será reprovado se atingir um limite de pontos negativos em função das faltas cometidas. O candidato que for aprovado no exame prático receberá a C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação).
6) O exame prático não permite que candidatos usem shorts, bermudas, chinelos, sandálias, camisas sem mangas ou regatas.