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Como deixar meu popular mais ágil e com melhor desempenho?

Uma preparação leve, barata e rápida, bastante indicada para carros populares, é a troca do chip que comanda a ignição e a injeção eletrônica.

A substituição desse circuito eletrônico (programa) ou a sua reprogramação pode resultar num ganho de até 10% no torque (força), segundo oficinas especializadas.

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Essa alteração, no entanto, só deve ser feita em veículos já bem rodados, para não haver o risco de perda da garantia de fábrica.

Acompanhe passo-a-passo a execução desse serviço.

Como é feita a preparação:

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1) Existem duas opções nesse caso: a troca do chip ou a reprogramação do chip original, o que não é aconselhável. A primeira, além de mais segura, é facilmente reversível e permite voltar à configuração original da injeção em minutos.

2) A troca do chip é bastante simples: o técnico abre a central eletrônica, retira o chip original do carro (que fica encaixado na placa) e conecta um chip já previamente reprogramado na central de comando eletrônico (ou centralina).

3) Esse chip já reprogramado é praticamente uma cópia do chip original, só que ele teve seus parâmetros modificados através de um software de computador.

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4) A diferença é que durante a fase de “preparação” desse chip foi alterada a curva de avanço da ignição e dado um maior tempo de abertura dos bicos injetores, de modo a aumentar a pulverização de combustível para dentro das câmaras.

5) Para compensar a maior quantidade de gasolina, alguns preparadores mudam em alguns graus a posição da polia do comando de válvulas, para que a abertura e fechamento das válvulas se adapte à nova calibragem da injeção, e aumentam a captação do filtro de ar, para manter o equilíbrio da mistura ar/combustível.

6) Apesar de alterar a curva de avanço, a potência não sofre alterações perceptíveis. O que se sente é aumento da força nas arrancadas, nas subidas e também nas ultrapassagens, além de uma ligeira elevação do consumo.

Vantagens:

1) Não exige a abertura do motor nem a troca de seus componentes móveis internos.

2) A troca do chip pode ser revertida a qualquer momento, devolvendo ao veículo as suas características originais.

3) Custo baixo, se comparado com outras formas de preparação.

4) O carro fica mais ágil, apresentando melhor rendimento e dirigibilidade.

5) Só a substituição do chip não demora mais que 30 minutos.

Desvantagens:

1) Potência e velocidade final ficam praticamente inalteradas.

2) Ligeiro aumento no consumo de combustível.

3) A reprogramação incorreta do chip pode comprometer a durabilidade do motor.

4) Se a mistura de combustível for muito rica pode haver danos ao catalisador.

Recomendações:

1) Faça o serviço somente em oficinas conceituadas, com técnicos ou engenheiros especializados em reprogramação de chip.

2) O ideal é comprar um chip já pronto, específico para o modelo e adequado à cilindrada de seu carro.

3) Verifique o tipo de configuração que está programada no chip e em quanto ela altera as curvas de potência, de torque e o consumo de seu carro.

4) Guarde o chip original para quando quiser reverter a preparação.

5) Em carros novos, a alteração pode levar à perda da garantia de fábrica.

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