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Concessionárias apostam nos carros usados

Veículos seminovos certificados pela fábrica, com garantia de um ano, e serviços como assistência 24h são algumas vantagens dos programas oferecidos pelas autorizadas para incrementar as vendas do segmento.

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A importância do mercado de carros usados é notória. Dar atenção a esse segmento, pode significar o aumento nas vendas de produtos da empresa e, em conseqüência, da lucratividade.

O momento é bom. O mercado formal de usados registrou 2,4 milhões de unidades comercializadas no país em 2003.

Desse número, 15% corresponde a vendas efetuadas pelas concessionárias, cuja participação na década de 90 era de apenas 5% no setor.

Uma pesquisa feita pela LAAM Market Research revela dados que também deixam os concessionários animados.

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Ela constatou que os compradores de veículos seminovos têm uma imagem positiva quanto aos produtos oferecidos pelas autorizadas.

Eles confiam na procedência dos veículos, na qualidade do serviço e acreditam que as concessionárias têm maior variedade de modelos e as melhores opções de financiamento.

A pesquisa ainda revela que a pessoa interessada em comprar um carro usado troca de veículo com mais freqüência, tende a adquirir um automóvel zero quilômetro no futuro e prefere seminovos com o aval da montadora.

Pode-se dizer que as autorizadas de veículos possuem potencial para melhorar ainda mais as vendas de seus carros usados.

Pensando justamente isso, montadoras como a General Motors, Peugeot, Citröen, Audi e Mercedes-Benz/Daimler Chrysler instituíram programas nacionais que procuram estruturar melhor o setor de veículos seminovos em suas concessionárias.

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Edson Maia, diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF), afirma que esses programas acabam influenciando não só nas vendas dos carros, como também nos serviços de assistência mecânica, de peças, entre outros.

“Algumas marcas encontraram uma forma eficaz de melhorar a rentabilidade e sair na frente da concorrência”, acredita Maia.

A Peugeot trabalha há dois anos com o “Semprenovos”. Entre as vantagens que o programa oferece na compra de um veículo seminovo está a garantia de um ano de motor, câmbio, parte elétrica, ar-condicionado, caixa de direção e embreagem.

Outra novidade implementada é o acordo que a concessionária da marca faz com o cliente.

Em um período de sete dias, se o comprador não estiver satisfeito, ele poderá trocar de carro sem nenhum ônus.

Ivan Marinho, gerente de Seminovos da Champion, uma das autorizadas da Peugeot no Distrito Federal, diz que o objetivo é oferecer os melhores atrativos para o cliente, para que ele possa, no futuro, se interessar em adquirir um carro zero quilômetro. “O importante é o comprador sentir-se seguro e confiar na marca”, diz Marinho.

A Citröen mantém o “Confiance”. A montadora também oferece garantia de um ano, mas para os carros da marca com até quatro anos de uso.

Dentro desse programa, existe ainda o “Citröen Assistence”, que disponibiliza serviço gratuito por um prazo de um ano.

No casos de panes elétrica e mecânica, além de acidente, a concessionária presta assistência ao motorista no local. Caso o carro não funcione, ela o transporta para a loja mais próxima.

A GM instituiu o SIGA, que oferece garantia de carro zero quilômetro a seminovos. Mas para isso, os automóveis precisam se enquadrar em uma série de especificações.

Eles precisam ter 80 mil quilômetros rodados e o ano de fabricação deve ser de 2001.

Além disso, 110 itens são inspecionados no veículo. Uma vez certificado, o comprador adquiri diversas vantagens.

Entre elas estão o Road Service e o Seguro de Proteção Mecânica. O primeiro garante assistência 24h da concessionária para resolver problemas como pneu furado, pane seca, entre outros.

No segundo, o motorista conta com uma garantia no motor também pelo período de um ano.

Para Sulamita Chavier Raulino, coordenadora do SIGA na concessionária Jorlan, esse programa dá ao consumidor uma segurança maior.

“Certificamos toda a procedência do veículo. A documentação sempre está regularizada e o cliente ainda conta com serviços específicos direcionados ao veículo comprado. Sem dúvida, é o melhor argumento de venda que nós temos”, diz.

Com natureza semelhante ao programa da GM, a Mercedes-Benz disponibiliza os “Seminovos Certificados”.

Entretanto, a garantia de um ano só é oferecida para veículos da marca e o automóvel tem que passar por um check list de 120 itens.

Já a Audi trabalha com o “Audi Qualified”, que também criou variados incentivos para a compra de carros

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