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Entenda melhor o sistema de alimentação

Nos veículos equipados com injeção eletrônica, o sistema de alimentação de combustível é formado pela bomba de combustível, filtro e regulador de pressão.

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Este conjunto tem a função de disponibilizar a quantidade ideal de combustível em todas as possíveis condições de funcionamento do motor.

A bomba de acionamento elétrico aspira o combustível no tanque e fornece, através do filtro, combustível ao tubo distribuidor onde estão fixadas as válvulas de injeção.

Os bicos injetores (válvulas de injeção) pulverizam o combustível, formando uma mistura ar/combustível no coletor de admissão.

Dependendo do sistema de injeção eletrônica do veículo, a bomba de combustível pode estar montada dentro ou fora do tanque de combustível, também chamadas como bomba “in-tank” ou “in-line”.

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Em ambos os casos, o combustível aspirado do tanque passa primeiro por um pré-filtro antes de entrar na bomba de combustível.

Se a bomba estiver dentro do tanque, o pré-filtro estará localizado na extremidade da bomba de combustível.

O pré-filtro tem a função de filtrar o combustível antes de entrar na bomba e evitar que possíveis impurezas contidas no tanque comprometam seu perfeito funcionamento.

O pré-filtro da bomba de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento e a vida útil da bomba.

Sendo assim, a Bosch recomenda a verificação periódica a cada 30 mil quilômetros e a troca obrigatória sempre que a bomba de combustível for substituída.

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Também é recomendada uma inspeção interna no tanque de combustível para avaliar possíveis impurezas que possam comprometer o perfeito funcionamento do sistema.

O filtro de combustível, outro importante componente do circuito, está instalado após a bomba elétrica.

Sua função é manter livre de impurezas o combustível que será pulverizado pelas válvulas de injeção.

A não realização da troca do filtro no período recomendado e a qualidade do combustível podem ocasionar entupimento (obstrução) do filtro.

Isso irá comprometer o fluxo de combustível, obrigando a bomba a trabalhar sobrecarregada, interferindo diretamente em sua vida útil.

Para garantir que não ocorram eventuais problemas com a bomba e com o funcionamento do motor, a Bosch recomenda que a troca do filtro de combustível seja realizada conforme as orientações do fabricante do veículo contidas no manual do proprietário.

Atualmente a Bosch desenvolve e fabrica sistemas de injeção eletrônica completos para as principais montadoras do mundo.

Disponibiliza também, para o mercado de reposição, componentes que atendem às extremas condições impostas durante o funcionamento do motor. As bombas de combustível Bosch atendem rígidas exigências como:

– Baixo ruído e alto isolamento contra interferências

– alta durabilidade e garantia de fluxo constante

– perfeito funcionamento em caso de fornecimento a quente

As bombas de combustível Bosch estão disponíveis em três versões: bomba de combustível externa ao tanque, bomba de combustível interna ao tanque e conjunto bomba de combustível completo.

A Bosch também disponibiliza para o mercado um programa compacto de kits de bomba de combustível, cujo principal benefício é a ampla cobertura de mercado com um número reduzido de itens, além outras vantagens como:

– facilidade de instalação: os kits acompanham manual de instalação

– itens de alto giro, aplicados nos principais modelos de veículos.

– menor custo em relação ao conjunto completo

Em continuidade ao constante processo de inovação tecnológica no desenvolvimento e fabricação de sistemas e componentes de injeção eletrônica de combustível, a Bosch lançou o primeiro kit de bomba de combustível para veículos a álcool no mercado brasileiro de reposição.

Fabricado com componentes desenvolvidos e testados para o perfeito funcionamento com 100% álcool, o kit tem qualidade e tecnologia original.

As principais características que diferenciam o kit Bosch de bomba de combustível para veículos a álcool são:

– coletor especial de carvão

– nova escova de carvão específica para utilização em veículos a álcool

– conector elétrico selado (impede o contato das partes metálicas com o combustível)

– fios de alimentação embutidos na tampa (eliminação de conexão entre chicote e a bomba de combustível).

– Novos componentes metálicos.

Todas essas inovações foram desenvolvidas pela Bosch para impedir a corrosão dos terminais elétricos e componentes internos da bomba de combustível, um dos maiores desafios enfrentados pelas peças quando utilizadas dentro do tanque com álcool.

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