terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Uma viagem pela história do automóvel no Museu da Tecnologia da Ulbra

Imagine um lugar onde você pode realizar uma viagem no tempo e conhecer os avanços tecnológicos da humanidade nos últimos 200 anos.

- Publicidade -

Esse local existe e chama-se Museu da Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil.

Funcionando no campus sede da ULBRA, em Canoas (RS), o Museu da Tecnologia está inserido entre os maiores do mundo, e, é, também, o maior da América Latina, no que diz respeito a sua quantidade e diversidade de acervo, especialmente na área destinada ao acervo automobilístico.

- Publicidade -

Com a chegada dos feriados nos próximos meses, um programa inesquecível para quem é apaixonado por carros é visitar o Museu da Tecnologia da Ulbra.

Localizado na cidade gaúcha de Canoas, o acervo reúne alguns dos principais modelos que fizeram a história do automóvel.

Cronologicamente, a coleção começa com um Oldsmobile 1904, completamente restaurado nas oficinas do Museu.

- Publicidade -

Da primeira década do Século XX, ainda podem ser encontradas outras raridades, como o Chase 1908 e um EMF 1909.

Os carros que revolucionaram a indústria automobilística também fazem parte do acervo.

Entre alguns exemplos, estão o Ford T (primeiro produzido em linha de montagem), Citroën 11 (que popularizou a tração dianteira e a carroceria monobloco), Tatra 87 (modelo tcheco que serviu de base para a criação do Fusca) e o Mini Cooper, clássico compacto com motor transversal.

Para os fãs do design e performance dos esportivos, o Museu da Tecnologia conta com alguns dos mais desejados carros do mundo.

Alfa Romeo Spider, Austin Healey, Chevrolet Corvette, Ferrari Dino, Ford Thunderbird, Jaguar XK 120, Mercedes-Benz SL, Mercury Cougar, MG TD, Pontiac Formula 400, Porsche 911 e Triumph Spitfire são alguns dos modelos em exposição.

Se a opção recair sobre o luxo e a sofisticação, a coleção do Museu da Ulbra não deixará a desejar.

Integram o acervo raros modelos Rolls-Royce, Bentley, Auburn, Cadillac e Lincoln, além de dezenas de versões clássicas de marcas como BMW, Buick, Chrysler, Jaguar, Oldsmobile, Packard e Mercedes-Benz.

Os veículos utilitários também não foram esquecidos. No primeiro andar, os visitantes podem conferir as mais famosas picapes norte-americanas, jipes e caminhões.

A área externa é dedicada aos militares, representados por veículos de transporte e pelos tanques de guerra M4, M8 e M41.

Os clássicos da indústria nacional são outra grande atração do Museu da Tecnologia.

Os principais pioneiros estão em exposição, como o DKW Belcar, Candango, Vemaguet, Aero-Willys, Simca Chambord, Fusca, Karmann-Ghia, Chrysler Explanada, Galaxie, Corcel, Opala, Alfa Romeo 2300 e Fiat 147.

Dentro da coleção dos nacionais, o quarto andar do Museu ainda abriga os grandes esportivos Maverick e Dodge Charger R/T, além de modelos fora-de-série produzidos pela Puma, Miura, Lafer, Lorena e Amato.

Inaugurado em 20 de agosto de 2002, o Museu da Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil é o maior do gênero na América Latina.

Localizado no campus da Ulbra na cidade gaúcha de Canoas, está instalado em um prédio de quatro andares com cerca de 9.000 metros quadrados.

O acervo permanente é formado por cerca de 300 veículos, de motos a caminhões, representando as principais marcas comercializadas na história do automóvel.

A coleção é complementada por 400 veículos em reserva técnica ou processo de restauração. O Museu conta com veículos desde 1904 até 1999.

Entre alguns dos destaques do Museu da Tecnologia da Ulbra, estão os Penske de Fórmula Indy com os quais Emerson Fittipaldi ganhou as duas edições das 500 Milhas de Indianápolis (em 1989 e 1993) e todo o acervo histórico (tanto de veículos quanto de materiais) da General Motors do Brasil.

Além dos carros, o Museu ainda conta com exposições históricas de Relógios, Meios de Comunicação, Correios, Informática e Locomotivas.

Serviço
Museu da Tecnologia da Ulbra – Av. Farroupilha, 8001 – Canoas/RS
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada: adultos – R$ 10,00, idosos – R$ 7,00, grátis para crianças até 12 anos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança