quarta-feira, 24 julho , 2024
28 C
Recife

Futuro energético também tem espaço

Além da palestra do físico Rogério Cerqueira Leite, o Painel Empresa x Escola traz a história do carro esporte com o criador do Lobini H1 e apresenta três projetos juniores, da UFSC e Unicamp.

E se o petróleo acabar? Quais serão as mudanças tecnológicas e culturais provocadas pelo seu esgotamento? Para responder estas e outras questões e alertar futuros engenheiros sobre as conseqüências do aquecimento global, o físico e professor emérito da Unicamp, Rogério Cezar Cerqueira Leite, conversa com estudantes dia 22 deste mês, às 16h, durante o XIV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

- Publicidade -

Cerqueira Leite falará sobre Energia no Século 21 durante o Painel Empresa X Escola, realizado pelo Comitê Acadêmico, no auditório A.

Outro destaque do Painel será a palestra Carro Esporte: Conceito e sua aplicação no Lobini H1, com o criador do carro esportivo 100% nacional Lobini H1, José Orlando Arrochela Lobo.

O engenheiro fala sobre a trajetória do carro esportivo no País e a sua experiência durante quase sete anos de projeto.

- Publicidade -

Desenvolvido em parceria com o engenheiro Fábio Birolini, o Lobini é um esportivo conversível totalmente nacional, que utiliza motor VW Audi 1.8, alcança 240km/h de velocidade e é movido à gasolina.

As primeiras entregas do carro foram feitas em agosto deste ano e o projeto já possui contratos de exportação com os Estados Unidos.

No Painel, os estudantes irão conhecer, ainda, a receita de três empresas juniores que deram certo.

- Publicidade -

São projetos desenvolvidos por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Unicamp (SP).

“Nosso papel é elevar ao máximo o nível de formação dos estudantes e incentivar o desenvolvimento de idéias, que enriquecem o futuro da engenharia brasileira”, afirma o engenheiro Ariel Soares, diretor em Produtividade e Qualidade da AHM Consultoria e diretor do Comitê de Atividades Acadêmicas do Congresso. Confira os projetos:

Suporte de botijões de gás para motocicleta – Garantir segurança ao transporte de botijões feito por motoqueiros foi a idéia da Empresa Junior i9 Consultoria, da UFSC.

Os estudantes, que encontraram diversos problemas nos dispositivos vendidos para motocicletas de tele-entrega de botijões de gás (ausência de travas e riscos de acidentes), mostram durante o Congresso como criaram um suporte prático e eficiente para driblar o problema.

Novo Controle Remoto para Portões Eletrônicos – Os principais sistemas utilizados em portões eletrônicos são suscetíveis à violação, ainda mais quando o indivíduo usa mais de um portão eletrônico e precisa de diversos controles.

Os estudantes da Empresa Junior de Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas em Controle e Automação (Autojun), também da UFSC, desenvolveram um projeto para convergir até 15 controles em um, que está prestes a ser produzido em série.

Semana de Engenharia Mecânica – Para aproximar a comunidade acadêmica das tendências do mercado de trabalho, a Empresa Júnior Motiz, da Unicamp, realiza a VIII Semana de Engenharia Mecânica.

Durante o Congresso, os estudantes mostram qual a estratégia utilizada para integrar corpo discente e docente, e consolidar o evento na universidade.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão