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Volvo Car desenvolve cinto de segurança que verifica grau alcoólico do motorista

A mais recente contribuição da montadora sueca para a segurança no trânsito é um carro experimental equipado com sistema múltiplo de travamento: uma combinação de analisador de hálito, verificador de cinto de segurança e uma chave especial que limita a velocidade do carro

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Para ligar o motor, o motorista deve primeiro soprar dentro do analisador (uma espécie de bafômetro acoplado à trava do cinto) e então travar o cinto de segurança.

O teste do analisador tem que dar negativo e o cinto deve estar apertado – caso contrário o motor não dará a partida. O terceiro estágio é a velocidade delimitada previamente, programada na chave especial.

“Nós sabemos que grande parte dos acidentes de carro, que resultam em ferimentos graves ou fatais, são causados por motoristas sob influência do álcool. De acordo com a Comissão da Comunidade Européia, cerca de dez mil pessoas por ano morrem nas estradas européias em acidentes relacionados ao álcool.

Também muitos desastres de carro provocam ferimentos sérios porque motoristas e passageiros que não estavam usando cinto de segurança.

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É por isso que estamos trabalhando no desenvolvimento de um analisador de hálito e trava.

Com nossa tecnologia de multitravamento o objetivo é tentar prevenir acidentes desse tipo”, explica Ingrid Skogsmo, diretora do centro de segurança da Volvo Car Corporation.

Estatísticas internacionais também mostram que os jovens são a maioria das vítimas. O risco de se envolver em acidentes de carro entre os 18 aos 25 anos é duas vezes maior do que entre os 26 e 50 anos, de acordo com estatísticas da União Européia.

Frequentemente os acidentes são resultado de uma combinação letal de alta velocidade com inexperiência.

“Usando nossa chave especial, podemos facilmente programar o carro para não passar dos 90km/h, por exemplo. Isso dá aos pais meios de aumentar a segurança quando emprestarem o carro para filhos com carteira de habilitação recém tirada. Esta também é uma tecnologia que pode ter diferentes aplicações comerciais. Um caminhão de entrega que nunca irá sair da área urbana, por exemplo, não precisa exceder 70km/h”, explicou Ingrid.

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A Volvo Car desenvolveu o sistema de múltiplo travamento para estimular o interesse pela segurança no trânsito entre o público em geral e autoridades.

Na versão da Volvo, a tecnologia é muito simples de usar, desde que o analisador de hálito esteja acoplado ao próprio cinto de segurança.

“Este carro experimental é importante para avaliarmos a possibilidade de oferecer a tecnologia de múltiplo travamento a todos os nossos clientes”, diz Ingrid.

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