segunda-feira, 15 julho , 2024
28 C
Recife

ABIMAQ conquista certificação ISO 9001

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) vence uma importante etapa em sua trajetória de prestação de serviços de representação e apoio à indústria de bens de capital mecânicos.

- Publicidade -

A entidade recebeu a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade – ISO 9001 conferida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) até 2009, após ser indicada ao órgão de normatização International Organization of Standardization (ISO).

Para o presidente da entidade, Newton de Mello, a certificação traduz o grau de credibilidade e confiabilidade alcançado pela Abimaq em seus quase 70 anos de trajetória.

Mais que isso, a seu ver, a associação sai na frente destacando-se entre as demais instituições de classe do País.

“Trata-se de um marco importante, já que agora temos um sistema de qualidade que controla todos os serviços prestados. Poucas são as associações que têm esse tipo de certificação – é o único exemplo que conheço de uma entidade com uma estrutura complexa e do porte da Abimaq, que possui 9 regionais, 19 diretorias estratégicas e 27 câmaras setoriais”, afirma.

- Publicidade -

O empresário destaca que a colaboração e engajamento de todos os funcionários e diretores foram fundamentais para que a certificação fosse alcançada.

“Vamos continuar trabalhando para manter viva a certificação, já que trimestralmente teremos novas auditorias para atestar o merecimento e a continuidade da certificação”, afirma o empresário.

Um longo e proveitoso processo – O processo da ISO na Abimaq foi iniciado em fevereiro de 2004, após uma concorrência vencida pela consultoria Quality, do professor Oceano Zacharias, que teve a proposta técnica e comercial ganhadora.

Após a largada inicial, em 2004, foram identificados e mapeados 38 processos. Já em 2005 ficou estabelecido que a certificação era uma meta da entidade e do Programa de Participação de Resultados (PPR).

A entidade passou por três auditorias internas, cada uma delas extremamente eficaz, contribuindo para que fossem galgados patamares de qualidade.

- Publicidade -

No segundo semestre de 2004, foi formalizada a política de qualidade e missão da Abimaq. Cada passo foi fundamental para se chegar à auditoria de certificação no final de novembro de 2005.

Um aspecto importante do processo, é a diversidade de serviços da Abimaq, diferente de uma empresa específica da área industrial ou de serviços, que tem apenas seis ou oito processos.

A entidade de caráter nacional tem uma gama enorme de serviços e uma variedade de tipos de clientes.

As auditorias internas foram valiosas para detectar pontos fortes e fracos, que foram reforçados por meio de treinamentos e reuniões, após os quais foram constatadas uma evolução bastante importante nos resultados. Os efeitos desse processo já são bastante visíveis.

O resultado é que os prazos de atendimento estão mais curtos e a satisfação do cliente com os serviços está crescendo.

Uma prova disso é que a Abimaq atingiu novo recorde com a marca de 95,8% de satisfação dos associados, de acordo com o resultado da Pesquisa Anual sobre o Padrão de Atendimento.

Para Newton de Mello, o excelente desempenho é um reflexo dos trabalhos da ISO 9001.

“O aumento do grau de satisfação do fabricante de máquinas comprova a eficiência do sistema de gestão de qualidade adotado”, conclui o presidente da Abimaq.

Publicidade l Livros de Engenharia
Publicidade: Livros de Engenharia

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança