terça-feira, 7 maio , 2024
28 C
Recife

Novo Mégane Sedan: prioridade total para a segurança com air bag e freios ABS de série

Credenciado pela conquista da classificação máxima de cinco estrelas da EuroNCAP (entidade européia de segurança veicular), o Novo Mégane Sedan chegará ao mercado brasileiro equipado com air bag duplo (motorista e passageiro) adaptativo e freios ABS com EBV – “Variação de Frenagem Eletrônica” – de série desde a versão mais básica.

- Publicidade -

O item segurança sempre foi primordial para a Renault. A marca foi pioneira no mercado brasileiro ao oferecer air bag duplo de série no monovolume Scénic.

Com o lançamento do Novo Mégane Sedan, a marca quer reafirmar a sua posição de vanguardismo no que se refere a segurança.

Em termos de segurança ativa, que visa reduzir o risco de envolvimento do veículo em acidentes, o Novo Mégane Sedan conta com faróis de duplo refletor óptico – que ampliam o raio de cobertura do feixe luminoso -, brake-light, faróis e lanternas de neblina e um moderno sistema de freios ABS com EBV – do francês, “Variação de Frenagem Eletrônica”, dispositivo que atua nas rodas traseiras como uma válvula compensadora de carga -, que será oferecido como item de série desde a versão de entrada, equipada com motor 1.6 16V Hi-Flex.

Já na versão topo de linha do Novo Mégane Sedan, o quesito segurança ativa é reforçado com a presença do regulador / limitador de velocidade.

- Publicidade -

Quando todos os recursos de segurança ativa do Novo Mégane Sedan são esgotados e um acidente torna-se inevitável, os dispositivos e recursos de segurança passiva entram em ação, visando a proteção dos seus ocupantes.

As estruturas dianteira e traseira do monobloco possuem zonas de deformação programada, que amortecem o impacto, auxiliando na dispersão das forças geradas pela colisão, preservando intacto o habitáculo.

Em caso de choque lateral, o Novo Mégane Sedan apresenta uma coluna central rígida, com articulação programada.

Esta coluna protege o passageiro durante um choque, colocando-o em contato com um padding integrado no painel da porta, o que limita a intrusão no habitáculo.

A segurança passiva do Novo Megane Sedan conta ainda com o Sistema de Proteção Renault (SRP). Trata-se de um sistema único composto de 3 partes :

- Publicidade -

– Pré-Tensionador – dispositivo pirotécnico que é ligado aos enroladores dos cintos dianteiros e limita o deslocamento do corpo para a frente em caso de choque, contraindo o cinto junto ao tórax.

– Limitador de Esforço Integrado (LEI) – barra de torção localizada no centro dos enroladores dos cintos, com a função de absorver energia no momento do choque, reduzindo sensivelmente a pressão exercida pelo cinto sobre o tórax, evitando assim ferimentos graves em caso de choque violento.

– Air bag duplo (motorista e passageiro) adaptativo e de alívio programado – Em colisões menos graves, o sistema aciona apenas o primeiro estágio da bolsa, de menor volume.

Em casos de intensa desaceleração, a bolsa se abre por completo para proteger cabeça e tórax dos passageiros da frente.

O mecanismo de alívio programado ajusta o esvaziamento da bolsa conforme a força do impacto.

O Novo Mégane Sedan conta também com bancos envolventes de efeito antimergulho e encostos de cabeça traseiros do tipo “virgula”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais