sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Curiosidades sobre a Copa do Mundo

A escolha é resultado da competência da empresa no desenvolvimento de protótipos para a indústria automotiva. Ao todo, foram criadas seis imagens de 12 metros de altura e 20 toneladas, a serem expostas nos principais pontos turísticos de Berlim

- Publicidade -

A EDAG, empresa especializada em engenharia do desenvolvimento produto, protótipos e meios de manufatura para a indústria automotiva mundial, com sede na Alemanha e filiais em todo o mundo, inclusive no Brasil, foi escolhida pelo governo alemão para desenvolver um projeto inusitado: construir seis esculturas gigantes alusivas a inventos e descobertas realizadas por cidadãos alemães que se tornaram personagens ilustres da história do País e no mundo.

As esculturas têm até 12 metros de altura e pesam aproximadamente 20 toneladas cada e serão expostas em locais turísticos de Berlim, durante a Copa do Mundo.

Entre elas, estão um par de chuteiras, um comprimido, um automóvel, uma pilha de livros, diversas notas musicais e uma descrição da teoria da relatividade.

As esculturas fazem parte da campanha “Alemanha – Terra de Idéias”, patrocinada pelo governo federal, com o objetivo de apresentar a Alemanha como um país forte, moderno e inovador.

- Publicidade -

Segundo Martin Vollmer, Diretor-Presidente da EDAG do Brasil, o projeto é uma conseqüência da competência da empresa, conquistada na indústria automotiva.

“Fomos escolhidos pela forte participação da empresa na realização de protótipos no setor automotivo, inclusive no Brasil, e nos sentimos orgulhosos por poder participar de um projeto tão grandioso quanto este”, afirma Martin Vollmer.

As esculturas foram produzidas nas fábricas da EDAG de Eisenach, Fulda e Ingolstadt. Para realizar o trabalho, os especialistas em construção de protótipos da empresa construíram mais de 160 modelos em espuma sólida e aço laminado.

Para conseguir superfícies perfeitas, os componentes foram trabalhados manualmente e, por fim, esmaltados. Depois, os módulos foram montados sobre aço de construção e encaminhados para o local de exposição.

PAR DE CHUTEIRAS – THE MODERN FOOTBALL SHOE – Conta a história que para se tornar campeã mundial em 1954, o time de futebol da Alemanha precisou de talento, sorte e calçados adequados.

- Publicidade -

Assim Adi Dassler desenvolveu as chuteiras com travas parafusadas que permitem aderência mais adequada a pisos molhados.

Com a idéia, Dassler revolucionou o futebol e hoje, metade dos jogadores de futebol do mundo utilizam chuteiras com esta tecnologia. A escultura, denominada The Modern Football Shoe está exposta no Spreebogenpark, próximo da nova Estação Central de Berlim.

Localização: Spreebogen Park, 10557 Berlim
(entre a Chancelaria Federal e a Estação principal de Berlim – a Lehrter Bahnhof)

COMPRIMIDO – MILESTONES OF MEDICINE – A escultura chamada Milestones of Medicine é um comprimido gigante, que representa os avanços dos cientistas alemães como Felix Hoffmann, Robert Koch, Emil von Behring, Paul Ehrlich, Gerhard Domagk e muitos outros que fizeram a Alemanha ser conhecida como a “farmácia do mundo” e fez da saúde um dos produtos de exportação mais importante do país, que atuaram no desenvolvimento de novas tecnologias em medicamentos e equipamentos médicos, como as máquinas de raio-X, cateteres cardíacos e sistemas de diálises.

A escultura Milestones of Medicine está exposta no Friedrich-Ebert-Platz, em Berlim, próximo ao prédio do Reichstag (antigo parlamento alemão).

Localizaçao: Friedrich-Ebert-Platz, 10557 Berlim
(às margens do rio Spree, próximo ao prédio do Reichstag)

AUTOMÓVEL – THE AUTOMOBILE  – Uma imagem que não podia faltar na mostra é a do automóvel, uma idéia de August Horch, Carl Benz, Gottlieb Daimler e muitos outros. Apesar de o automóvel não ser uma idéia exclusiva da Alemanha, ela se tornou realidade no país.

Ainda nos dias atuais, os motores são chamados pelo nome de seus inventores alemães: Otto e Diesel.

No mundo, marcas alemãs são reconhecidas, como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Opel, Porsche e Volkswagen.

Além disso, algumas inovações tecnológicas foram aplicadas primeiramente na Alemanha, como os freios ABS, o controle de estabilidade ESP, o sistema permanente de tração 4 x 4 (quattro®), airbags, entre outros. A escultura The Automobile está exposta no Brandenburger Tor.
Localização: Brandenburger Tor

PILHA DE LIVROS – MODERN BOOK PRINTING  – Com uma pilha de livros, a escultura Modern Book Printing ilustra a idéia que Johannes Gutenberg teve por volta de 1450, em Mainz. Com esta invenção, o conhecimento passou a ser produzido em massa.

Desde a introdução da prensa, a tecnologia de impressão tem sido aperfeiçoada continuamente na Alemanha.

Os principais fabricantes mundiais são alemães e a litografia, assim como a impressão off-set, foi desenvolvida no país. A escultura está exposta no Bebelplatz.
Localização: Bebelplatz

NOTAS MUSICAIS – MASTERPIECES OF MUSIC – As gigantes notas musicais expostas no Gendarmenmarkt, em Berlim, representam a contribuição alemã para esta que é uma linguagem universal, e pode ser entendida em qualquer lugar.

Beethoven, Schumann e Wagner são alguns dos compositores alemães de destaque na história da música e, a eles, o governo dedicou a escultura Masterpieces of Music.
Localização: Gendarmenmarkt

THEORY OF RELATIVITY  – A parte final do quebra-cabeça será uma descrição da Teoria da Relatividade (E=MC²), escultura que será inaugurada no próximo dia 19.
Localização: Lus´garten

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança