domingo, 12 maio , 2024
28 C
Recife

Engenheiro brasileiro é ótimo e ama o que faz

Foi o que disse Luc de Ferran durante palestra no 4º.Colloquium de Suspensões, que abordou os caminhos para o seu pleno desenvolvimento

- Publicidade -

O engenheiro brasileiro é ótimo, tem raciocínio claro e ama fortemente o que faz. Não apenas na indústria automobilística, mas nas mais diferentes atividades, como mineração, metalurgia e até no suporte agrícola.

Essas virtudes diferenciam o profissional brasileiro e contribuem para que o País se destaque no cenário internacional. Segundo Luc de Ferran, deve, porém, trabalhar em equipe e seguir os processos de criação de produtos.

Essa foi a síntese da mensagem do engenheiro na palestra de abertura do 4º. Colloquium Internacional de Suspensões e Implementos Rodoviários promovido pela SAE Brasil – Seção Caxias do Sul e que será foi realizado em Caxias do Sul (RS).

“Em uma indústria que produz mais de dois milhões de veículos, dos quais 70% são carros populares e veículos de transporte de preço competitivo, o nosso profissional se especializou em aliar qualidade, eficiência e baixo custo”, analisa o executivo.

- Publicidade -

Em mensagem motivacional, Luc de Ferran apresentou aos profissionais o perfil do engenheiro latino-americano, eclético e especializado no desenvolvimento de produtos e processos e de alta qualidade compatíveis com as condições sócio-econômicas de nossa região de abrangência.

Transmitindo também a sua experiência em como organizar as idéias, estabelecer o modelo de criação, detectar as oportunidades, entender e confirmar a certificação do processo e tornar o produto um sucesso de mercado.

Enfatizou a necessidade de todos se dedicarem à simulação, como uma ferramenta para melhorar ainda mais a eficácia de nossa indústria.

Atualmente conselheiro da Ford, Siemens, MWM-International e Arteb, Luc de Ferran é responsável por importantes episódios ocorridos em uma parte dos 50 anos da indústria automobilística brasileira.

Os projetos que contaram com a sua participação incluem o desenvolvimento de uma série de veículos da Ford (Corcel, Corcel II, Del Rey, Escort, Fiesta, as linhas de Caminhões Cargo e Série F entre outros), a construção do Campo de Provas da empresa, no município de Tatuí; projetos de motores, com destaque para o uso do álcool; a instalação da fábrica de caminhões e ônibus da Autolatina; a modernização da fábrica de automóveis da Ford em São Bernardo e a construção do conjunto industrial da Ford em Camaçari, na Bahia.

- Publicidade -

Como meta para um futuro bem próximo, defende a união dos acadêmicos e dos profissionais na formação de uma força intelectual capaz de competir com outras regiões produtoras e a concessão de recursos e incentivos oficiais para a pesquisa, desenvolvimento e aquisição dos meios necessários à criação de novos produtos e processos de produção.

Realizado pela SAE BRASIL – Seção Caxias do Sul a cada dois anos, o 4º Colloquium de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia conta com o patrocínio da ArvinMeritor, Ford Caminhões, Ingepal, Pirelli, Empresas Randon, Sistema Usiminas, V&M do Brasil e ZF Lemförder.

O evento aconteceu no Intercity Hotel e teve a presença de cerca de 300 participantes, além da apresentação de 18 trabalhos técnicos.

Publicidade l Livros de Engenharia

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais