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Mercedes-Benz lança novos chassis de ônibus articulados para transporte urbano de grande volume de pessoas

A marca Mercedes-Benz está ampliando sua linha O 500 de chassis de ônibus urbanos.

Chegam ao mercado dois novos modelos de chassis articulados: o O 500 MA com piso normal, para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas e para pontos de embarque ao nível da calçada, e o O 500 UA com piso baixo tipo “low entry”, para pontos de embarque ao nível da calçada.

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Ambas as versões são indicadas para transporte de elevado número de passageiros em corredores de sistemas de transporte coletivo urbano, como, por exemplo, os existentes nas capitais de São Paulo, Curitiba, Goiânia e Manaus.

De acordo com Philipp Schiemer, vice-presidente de Vendas da DaimlerChrysler do Brasil, com esses dois novos modelos, a Mercedes-Benz amplia a mais completa linha de ônibus do mercado, passando a oferecer soluções para todas as demandas de clientes que atuam nos sistemas de transporte urbano de passageiros.

Ao mesmo tempo, atende às recomendações e exigências dos órgãos gestores.

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“São produtos totalmente novos, concebidos para proporcionar maior conforto para os inúmeros passageiros que utilizam esse tipo de transporte urbano, além de garantir o melhor resultado operacional para os transportadores”, afirma Schiemer.

Elevada capacidade de transporte – Ônibus articulados são veículos formados por duas composições de passageiros unidas por um sistema de articulação que facilita as manobras nas vias de trânsito e nas garagens.

Dependendo da configuração interna do veículo e da disposição dos bancos e do salão de passageiros, os ônibus articulados podem levar até 180 pessoas, graças à capacidade técnica dos eixos dos veículos.

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Os modelos O 500 UA e MA permitem a montagem de carroçarias de todos os fornecedores do mercado.

Um grande diferencial destes produtos Mercedes-Benz é que eles saem de fábrica já preparados para o encarroçamento, não necessitando de alongamento para aumento do entreeixos ou do comprimento do veículo.

Isso aumenta significativamente a qualidade integral do chassi, sua segurança estrutural e sua durabilidade.

Tanto que os novos O 500 UA e O 500 MA têm garantia nacional de um ano para o chassi e de dois anos para o trem-de-força e o sistema de articulação dos ônibus, sem limite de quilometragem.

A melhor suspensão do mercado – O sistema de suspensão dos chassis O 500 UA e MA é o mesmo já consagrado na série O 500 e na conhecida plataforma articulada O 400 UPA.

Isso permite intercambiabilidade de componentes, com as conseqüentes vantagens em termos de manutenção e de redução de estoque de peças.

O sistema de suspensão dos chassis Mercedes-Benz é reconhecido como o melhor do mercado.

Graças à suspensão pneumática integral, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de conforto e estabilidade.

Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.

Os chassis O 500 UA e MA podem ser equipados, opcionalmente, com o sistema eletro-pneumático ECAS de controle da suspensão.

Entre as funções do sistema destaca-se a elevação do veículo, para vencer obstáculos e desníveis acentuados.

O sistema ECAS permite abaixar o veículo para facilitar a entrada e saída dos passageiros.

Articulação mecânica, com sensor de segurança – Os novos chassis Mercedes-Benz O 500 UA e O 500 MA são equipados com o mais novo sistema de articulação mecânica da marca Hübner, mesmo componente, aliás, utilizado há três anos, com eficiência e confiabilidade, em ônibus da marca produzidos na Alemanha.

Este sistema de articulação, que mantém o veículo estável em curvas e retas, não utiliza eletrônica embarcada e conta com um sistema de proteção angular que evita o efeito “L”, aumentando ainda mais a segurança dos passageiros.

A articulação mecânica caracteriza-se ainda por outros atributos: menor quantidade de componentes, maior durabilidade e facilidade de manutenção dos componentes.

Concepção modular do chassi – Um importante diferencial dos chassis de ônibus 0 500 Mercedes-Benz é sua concepção modular com longarinas.

Entre as vantagens deste conceito destaca-se a maior intercambiabilidade de peças e componentes entre modelos similares, o que facilita a manutenção e reduz o volume de peças de reposição nos frotistas que possuem veículos da mesma série.

O conceito modular proporciona também maior facilidade e menor custo no momento do encarroçamento.

Conforto e tranqüilidade para os motoristas – Assim como todos os modelos da série O 500 Mercedes-Benz, os chassis para ônibus articulados vêm equipados com pedal do acelerador eletrônico.

Neste caso, o pedal transforma movimento em impulsos elétricos. Este sistema, que já mostrou alta confiabilidade nos demais modelos de chassis O 500, propicia um acionamento mais suave, facilitando o trabalho dos motoristas.

O condutor conta também com muita comodidade nas manobras, graças ao sistema de direção hidráulica de última geração que reduz esforços ao volante.

Além disso, os chassis O 500 UA e MA têm o menor círculo de viragem do mercado (22 metros), o que também facilita sensivelmente a dirigibilidade.

Estes fatores são muito importantes num veículo longo como o articulado, principalmente nas manobras dentro da garagem.

Opcionalmente, está disponível uma coluna de direção regulável, que permite ajuste de altura e de inclinação do volante.

Isso possibilita adequação da posição do volante à estatura do motorista, conferindo melhor condução, com menos stress e maior segurança.

Motor eletrônico de 12 litros – Os dois novos chassis O 500 para ônibus articulados são equipados com a mesma motorização, o motor eletrônico OM 457 LA de 360 cavalos de potência a 2.000 rpm e torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm.

Este motor de 12 litros é ideal para ônibus articulados, principalmente por sua característica de transporte de grande número de pessoas.

O elevado torque de 1.600 Nm, que se mantém praticamente constante entre 950 a 1.500 rotações, garante força ao veículo a partir de baixas rotações.

Isso agiliza as arrancadas e retomadas, resultando num aproveitamento ideal da caixa automática e proporcionando maior vida útil deste componente.

O motor OM 457 LA, que atende à norma de emissões Proconve P5, ganhou ampla aceitação do mercado devido ao seu baixo consumo de combustível e reduzido custo de manutenção.

Além disso, tem se destacado por sua robustez e durabilidade. Ele também equipa outros veículos comerciais da marca Mercedes-Benz, como os ônibus rodoviários, tendo, em alguns casos, ultrapassado a marca de 1,7 milhão de quilômetros rodados.

Com oito anos de experiência no mercado brasileiro, o motor eletrônico Mercedes-Benz tem comprovado sistematicamente sua eficiência, qualidade, durabilidade e confiabilidade.

O gerenciamento eletrônico do motor se caracteriza por excelentes acelerações e retomadas, combustão mais eficiente, menor consumo, menor número de paradas para manutenção e intervenções mais rápidas.

A motorização eletrônica Mercedes-Benz conta ainda com programa de proteção. Em caso de emergência, como superaquecimento ou baixa pressão do óleo, a potência é automaticamente reduzida para preservar o conjunto motriz.

Dispõe também de auto diagnose, indicando suas eventuais falhas por meio do sistema de manutenção Star Diagnose.

Motor na traseira garante maior estabilidade e segurança – Os novos chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus articulados contam com motor na traseira.

Este conceito traz grandes vantagens para a segurança do veículo, para os passageiros e o motorista e também para as equipes de oficina.

O motor traseiro “empurra” o veículo, o que garante melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade, oferecendo mais conforto para o motorista, maior segurança e menor desgaste de pneus.

O motor na traseira também proporciona maior conforto para os passageiros, uma vez que produz menor nível de ruído e menor irradiação térmica no interior do ônibus.

As vantagens operacionais ganham destaque na oficina, porque o motor traseiro permite fácil acesso para operações de manutenção e de inspeção diária.

Ou seja, não há necessidade de se construir valas específicas no piso da oficina para manutenção e reparos.

Outra vantagem adicional muito importante proporcionada pelos chassis O 500 UA e MA é que o motor está instalado numa posição elevada, o que oferece maior proteção ao componente, especialmente em eventuais situações de inundação.

Câmbio automático com retardador – Tanto o O 500 UA quanto o O 500 MA são equipados com câmbio automático de última geração, que conta com um dispositivo de neutralização do câmbio durante as paradas, o que reduz o consumo de combustível e evita que se force o motor desnecessariamente.

O cliente tem duas alternativas de câmbio automático à escolha: marcas Voith e ZF. Ambos são equipados com retardador de velocidades, item de segurança que proporciona também redução nos custos operacionais graças ao menor desgaste do sistema de freios e dos pneus.

Freios a disco e a tambor e ABS opcional – O chassi O 500 UA vem equipado, de série, com freios a disco e o modelo O 500 MA recebe freios a tambor.

O sistema pneumático tem capacidade para 10 bar de pressão de trabalho.

O compressor bi-cilíndrico assegura o volume de ar necessário à operação do veículo, mantendo ao mesmo tempo a segurança do sistema de freio.

Opcionalmente, esses novos chassis podem ser equipados com o sistema eletrônico de freio ABS, que evita o travamento das rodas e garante maior segurança aos passageiros em situação de emergência.

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