domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Sistema alerta para vazamento de GNV em veículos

Especialista em monitoramento e detecção de vazamento de gases, a Mairi Eletro Eletrônico lança produto especial para veículos.

- Publicidade -

O Brasil tem, atualmente, a segunda maior frota de automóveis movidos a gás natural veicular (GNV) no mundo, com aproximadamente 1,3 milhão veículos.

O País fica atrás apenas da Argentina, cuja frota é superior a 1,6 milhão de veículos.

Com o crescimento no número de usuários desse combustível, é esperado que cresça também o interesse por formas de seguranças relacionados ao uso do gás.

Nesse contexto, a Mairi Eletro Eletrônico, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), desenvolveu um equipamento de monitoramento e detecção de vazamento de gás específico para veículos, denominado Blockgas.

- Publicidade -

O sistema de segurança requer a instalação de “narizes eletrônicos” em diversos pontos do veículo que, ao detectar a presença do gás no ambiente, emite sinais luminosos e sonoros alertando sobre a existência de vazamento dentro do automóvel.

O usuário também tem a opção de acrescentar ao sistema de segurança uma válvula de bloqueio que concede ao motorista sete segundos para que ele converta o automóvel para outro tipo de combustível, antes que o fornecimento de gás ao motor seja totalmente bloqueado.

Legislação – Em viagens para a França e Alemanha, o BlockGas foi muito bem aceito devido a seriedade que esses países tratam a questão da segurança de motoristas e passageiros.

“O Brasil ainda não tem uma cultura de segurança, assim como normas e legislação específica, quando se fala em vazamento de gás. Por conta disso vemos tantos acidentes com botijão de cozinha, por exemplo”, afirma o presidente da Mairi, Carlos Alberto de Souza.

A linha de produtos de monitoramento e prevenção de vazamento de gás em veículos atende não apenas ao consumidor final, mas também às oficinas mecânicas que realizam a conversão do automóvel.

- Publicidade -

Postos de gasolina podem optar também pela instalação de sistemas que verifiquem vazamento nos ambientes que estão instalados os tanques de GNV.

Em seu catálogo de produtos, a Mairi Eletro Eletrônico apresenta também um detector de gases portátil, perfeito para ser usado pelas empresas que lidam com o gás veicular e estejam interessadas em agregar aos seus serviços um conceito de segurança ao cliente.

Aquisição – Em São Paulo é possível encontrar o novo produto nas oficinas convertedoras, enquanto em outros estados ainda está sendo estruturada a rede de atendimento.

Quem quiser adquirir o produto também pode entrar em contato diretamente com a Mairi Eletro (11) 6631-5082.

O sistema custa cerca de R$ 300 mas o usuário tem a opção de adquirir uma válvula importada que corta o funcionamento do gás imediatamente após a detecção do vazamento, que custa cerca de R$600.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança