sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Car apresenta o veículo protótipo Multi-Fuel

A Volvo Car Corporation apresentou o veículo protótipo Multi-Fuel juntamente com a nova geração do sistema de Aviso de Colisão durante o Michelin Challenge Bibendum 2006, que aconteceu em Paris, entre os dias 12 e 18 de junho.

- Publicidade -

Também foram mostrados motores a diesel mais limpos e motores movidos a combustíveis renováveis.

Uma nova geração de sistemas de segurança ativa – A Volvo Car Corporation está concentrando os estudos em sistemas de segurança ativa para ajudar os motoristas a prever situações críticas no trânsito.

A primeira geração do Aviso de Colisão (Collision Warning) com Assistência dos Freios foi lançada recentemente no novo Volvo S80.

Agora a Volvo está desenvolvendo numa nova geração desse sistema, projetado para se ativar com maior antecedência.

- Publicidade -

“Se o motorista não pisar no freio a tempo, o sistema freia automaticamente para retardar o veículo”, diz Ingrid Skogsmo, diretora de segurança da Volvo Car Corporation. Isto ajuda a impedir uma colisão ou a reduzir seus efeitos.

Protótipo para cinco combustíveis diferentes – Outro projeto em desenvolvimento que Volvo Car Corporation apresentará no Michelin Challange Bibendum é o Volvo Multi-Fuel, um novo carro protótipo que funciona com cinco combustíveis: bioetanol E85 (85% de etanol e 15% de gasolina), metano na forma de gás natural ou de biometano, gasolina e o chamado hythane – uma mistura de 10% de hidrogênio e 90% de metano.

“Este é o um motor potente, que acelera rápido e tem alta performance com todos os cinco combustíveis”, diz Hans Folkesson, ex-vice presidente de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Car Corporation, que agora dirige a área de tecnologia ambiental da operação européia da Ford.

O Multi-Fuel atende virtualmente todos os padrões conhecidos de emissões do mundo, incluindo o Euro 5, que ainda é só uma proposta.

Funcionando com combustíveis renováveis puros como o hidrogênio, biometano e bioetanol a emissão de dióxido de carbono é insignificante para o efeito estufa. O motor com turbocompressor tem 200 cv de potência e aceleração rápida e macia.

- Publicidade -

O veículo protótipo Multi-Fuel foi inscrito na corrida de carros ecológicos que acontece durante o evento, juntamente com os modelos movidos a diesel e combustíveis renováveis.

Motores a diesel mais limpos – O sedan S40 1.6D é o modelo Volvo mais econômico de todos os tempos.

Com um motor de quatro cilindros de 1,6 litros a diesel (109 cv) e um consumo de combustível de 4,9 litros por 100 quilômetros (20,4km/l).

Equipado com um filtro de partículas, as emissões de dióxido de carbono são reduzidas de 15 a 20%, se comparadas com a gasolina.

Motores para combustíveis renováveis – O Volvo V50 FlexiFuel tem motor de 1.8 litros e quatro cilindros (125 cv).

Funciona com bioetanol E85. O etanol reduz as emissões fosseis de dióxido de carbono em 80% comparando com a gasolina.

O Volvo S60 Bi-Fuel tem motor de cinco cilindros e 2.4 litros (140 cv). Funciona com biometano e gás natural, com gasolina como combustível de reserva e de ignição.

As emissões de dióxido de carbono da queima do gás natural são aproximadamente 25% menores que da gasolina.

Funcionando com biometano, o motor contribui de maneira insignificante com emissões de dióxido de carbono fóssil para o efeito da estufa.

Com foco no meio ambiente – A Volvo Car Corporation acredita que não existe apenas um caminho para a mobilidade sustentável.

As condições locais variam muito e um combustível renovável ainda não pode substituir o fóssil.

No presente, 50% dos modelos da Volvo já podem ser equipados com um motor movido a combustíveis renováveis.

“Nós nos dedicamos ao desenvolvimento continuo dos motores de alta tecnologia para diferentes combustíveis, com os melhores interesses ambientais em mente hoje e para o futuro”, diz Hans Folkesson.

Publicidade l Livros de Engenharia

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança