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Cavallino e novo motor Cursor 8 são apresentados pela Iveco

Projeto integral Iveco traz tecnologias com a melhor relação custo-benefício do mercado. Cursor 8 de 320 cv – motor classifica-se entre os mais modernos do mundo

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A Iveco lança no mercado brasileiro o EuroCargo 450E32T Cavallino, para 43 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) e ingressa na mais concorrida faixa de mercado do segmento dos cavalos-mecânicos pesados para tracionar semi-reboques de três eixos.

Esse segmento responde hoje por cerca de 8% do total das vendas de caminhões no Brasil, ou 25% das vendas de caminhões pesados.

Com o EuroCargo Cavallino, a Iveco introduz no País o motor Iveco Cursor 8, um dos mais modernos motores diesel do mundo.

Produzido em Sete Lagoas (MG), juntamente com o caminhão, este motor pertence à mesma família do Cursor 13, que equipa o pesado Iveco Stralis, que faz sucesso em seu segmento devido aos sucessivos recordes de economia de combustível alcançados.

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O projeto do EuroCargo 450E32T, desenvolvido especificamente para os mercados brasileiro e da América do Sul, foi batizado como Cavallino pelo fato de ser ele um cavalo mecânico para a faixa de entrada no segmento dos pesados.

Ele utiliza cabina e motor Iveco, sendo portanto um caminhão com o “DNA” da marca, o que justifica o slogan de toda a campanha publicitária da empresa a partir do lançamento: “um verdadeiro puro sangue”.

O novo caminhão da Iveco estará disponível na rede de concessionários da marca e ao mercado no próximo dia 26 de setembro, e chega com linha de financiamento Finame, nas versões cabine simples e leito.

As projeções da empresa indicam que o Cavallino será um dos mais competitivos produtos de seu segmento, com preços bem posicionados frente à concorrência.

EXPECTATIVA É VENDER 500 UNIDADES EM 2007 – A Iveco chega ao segmento de até 43 toneladas com grande expectativa em torno do Cavallino. A empresa espera comercializar 500 unidades do modelo em 2007.

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Além do preço competitivo, ele é um produto desenhado para atender as demandas de seu mercado.

Com a baixa tara da linha média EuroCargo, as qualidades do motor Cursor 8 e a mecânica robusta de um caminhão pesado, o Cavallino promete uma das melhores relações custo-benefício de seu segmento.

Para Marcelo Bracco, diretor comercial para América do Sul e Central, o lançamento do Cavallino consolida seu plano de investimentos previstos para o mercado brasileiro em 2006 e demonstra a busca constante pelo avanço da marca.

O executivo sinaliza importantes lançamentos para 2007, com ampliação na linha de veículos leves, médios e pesados.

“São passos que confirmam nosso objetivo de conquistar 10% de participação no mercado total de caminhões no Brasil”, conclui.

No País, a participação da Iveco no mercado total de caminhões passou de 3,7% em 2003 para 5,2% em 2005.

No segmento de pesados saiu de 3% para 7,3% no mesmo período. A partir do Cavallino, fica clara a capacidade tecnológica da Iveco em criar novas configurações de acordo com as necessidades do mercado, o que demonstra também o real potencial de crescimento da marca Iveco no Brasil.

O novo pesado da Iveco vem atender a uma ampla faixa de utilização, desde o transporte de cargas volumosas e de baixa densidade, característica de produtos industrializados como eletrodomésticos, móveis e veículos, até de cargas de médio peso específico como produtos frigorificados, líquidos a granel, alimentos e outros produtos.

Com suas especificações, o Cavallino é ideal para o transporte de curtas e médias distâncias.

O Cavallino deverá repetir o sucesso alcançado com o Stralis, que conquista a cada dia a posição de caminhão mais econômico de sua categoria, uma solução tecnológica de extrema importância para o transportador em um momento de crescimento da demanda mundial por petróleo e pelo aumento dos preços dos combustíveis.

A fórmula da Iveco está na família de motores Cursor, uma das mais avançadas tecnologias em motores diesel do mundo, com características construtivas que asseguram o baixo consumo de diesel e uma elevada durabilidade.

MOTOR CURSOR 8 – A FORÇA DO DNA IVECO – O Cavallino é o primeiro modelo da plataforma Iveco EuroCargo no mundo a receber o motor Cursor 8, um projeto desenvolvido no Mercosul para o mercado sul-americano mas que, por suas características, já vem despertando o interesse de outros mercados da Iveco no mundo, como a Austrália e África.

O motor Cursor 8, o coração deste produto, já nasceu com tecnologia Euro 3 e está totalmente preparado para atender a norma Euro 4, o que significa que é um motor que poderá ser utilizado no Brasil por um longo prazo na atual configuração.

Equipado com injeção eletrônica e turbo-intercooler, tem 7,8 litros, com 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e eixo-comando de válvulas no cabeçote, o que garante maior eficiência na combustão, rapidez nas respostas e melhores acelerações e retomadas.

O Cursor 8 desenvolve uma das mais altas potências do segmento: 320 cv a 2.400 rpm.

Quando acoplado a um semi-reboque de três eixos convencionais, o Cavallino dispõe de 7,7 cv para cada tonelada movimentada, uma relação cv/tonelada das mais altas do setor, o que se traduz em boa capacidade de arranque e facilidade de manter elevadas velocidades de cruzeiro.

A taxa de compressão do Cursor 8 (16:1) é a menor dentre os seus concorrentes, o que resulta em menores solicitações mecânicas e maior durabilidade para o caminhão.

O torque máximo é de 123 kgfm a 1.300 rpm, sendo que 80% desse valor está disponível numa faixa de utilização bastante ampla, que vai de 1000 a 2.400 rpm.

A caixa de câmbio é a ZF 16S 1650, com 16 marchas à frente, totalmente sincronizadas, com Over-Drive.

Normalmente utilizada em caminhões de potência superior ao do novo caminhão da Iveco, ela atende às demandas dinâmicas da faixa do Cavallino com folga e tranqüilidade, o que significa menor nível de solicitações e conseqüentemente maior durabilidade ao conjunto e economia de combustível.

Suas relações de marchas possibilitam que o motor funcione em sua faixa ideal de rotação, proporcionando maior economia de combustível em todas as condições de uso.

Além da qualidade técnica, a transmissão da ZF possui assistência técnica em todo o País.

FREIO MOTOR DE DESCOMPRESSÃO – Outro diferencial competitivo do EuroCargo 450E32T Cavallino derivado do motor Cursor 8 é o exclusivo Iveco Turbo Brake, um freio motor de descompressão com elevada potência de frenagem.

Para o motorista, esta tecnologia se traduz em maior segurança e para o transportador custos de manutenção mais baixos devido ao menor desgaste das lonas.

O Iveco Turbo Brake é acionado por ação no came das válvulas de escape, controlada pela Unidade Central Eletrônica (ECU).

Quando o motorista solicita o freio-motor, as válvulas de escape abrem ligeiramente no final da fase de compressão, liberando assim o ar acumulado no cilindro. Além disso, a injeção de combustível é cortada automaticamente.

Dessa forma, a explosão não ocorre e elimina-se o efeito-mola, que tenderia a acelerar novamente o pistão. A rotação do motor cai de forma acentuada e o trem de força segura o caminhão.

Como na gama Stralis, o comando do freio-motor de descompressão do Cavallino pode ser acionado de três formas distintas: retirando o pé do acelerador, pisando no pedal do freio de serviço ou pressionando um pedal situado no assoalho da cabine.

Mais um dos benefícios do Cursor 8 é o “cruise control”, ou piloto automático, que pode ser facilmente acionado a partir de 30 km/h por meio de uma alavanca localizada ao lado do volante.

O sistema permite ao usuário manter um ritmo constante de viagem com maior segurança, economia de combustível e eficiência, sem a necessidade de utilizar o pedal do acelerador.

O motorista ainda pode utilizar um limitador de velocidade, por meio de uma tecla instalada no painel.

O controle de rotação, incluído no sistema, otimiza a utilização dos equipamentos hidráulicos.

AMPLA CABINE FAVORECE ALTO RENDIMENTO – Conforto, funcionalidade e espaço.

Estas são as características da cabine do EuroCargo Cavallino, que já chega ao mercado nas versões cabina simples e leito (esta com cama e cortinas envolventes).

O desenho conserva as mesmas características positivas da linha EuroCargo, como o amplo espaço interno, grandes ângulos de visão horizontal e vertical e aerodinâmica excelente, além de facilidade de acesso e estilo moderno.

No interior, soluções ergométricas facilitam o trabalho dos condutores fazendo com que bancos se ajustem de acordo com a estatura e o peso do motorista. A coluna de direção é regulável na inclinação.

Em termos de conforto, o Cavallino chega com um diferencial: climatizador elétrico de série, que pode funcionar mesmo quando o motor está desligado, mantendo uma temperatura agradável no interior do veículo.

A cabine ainda tem basculamento hidráulico, com ângulo que supera os 60º, permitindo rápido acesso ao motor, agilizando e facilitando a manutenção.

Os limpadores de pára-brisas cobrem mais de 80% da área de visão do motorista e o sistema de ventilação possui desembaçadores de rápido efeito.

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