domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Novo Volvo XC90 – Design refinado, interior com mais opções de acabamento

Design exterior refinado e interior aprimorado, conforto de um carro de passeio

- Publicidade -

O Volvo XC90 surgiu entre os SUVs com uma série de inovações que elevaram o seguimento a uma nova dimensão.

Agora, apenas três anos depois do seu lançamento, a Volvo Automóveis está apresentando um XC90 renovado, com o objetivo de oferecer um produto ainda mais refinado e diferenciado.

“Nós estamos mudando para crescer no seguimento premium. Para tornar o já bem sucedido XC90 mais atraente ainda, nós aumentamos a sensação de luxo e conforto de um carro de passeio num SUV,” diz Fredrik Arp, presidente e CEO da Volvo Automóveis.

O novo XC90 deverá fortalecer a posição da Volvo no segmento de utilitários esportivos, no qual a primeira geração foi muito bem recebida.

- Publicidade -

“Nós temos ouvido muito nossos clientes e melhorando ainda mais os carros, para impulsionar nossa competitividade, principalmente na Europa e Estados Unidos.  Nós já tínhamos um conceito vencedor, então o objetivo maior foi melhorar nos detalhes, e não fazer grandes mudanças”, diz Fredrik Arp.

“Isso significou mais linhas limpas e materiais sofisticados, juntamente com um melhor controle nas mãos do motorista, sem comprometer nossas exigências de segurança e preocupação com o meio ambiente,” conclui Arp.

Produção crescente – O Volvo XC90 é um enorme sucesso de vendas para a Volvo Automóveis.

O volume de produção inicial de 50.000 unidades foi aumentado sucessivamente e em 2005 a produção na fábrica de Torslanda – Suécia, chegou a 90.000 unidades.

Este novo Volvo XC90 começou a ser produzido no segundo semestre de 2006, durante a primavera européia.

- Publicidade -

Os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado do modelo, respondendo por 50% do volume total, seguidos pelos Reino Unido, Alemanha, Canadá e Espanha.

Motores – Para o Brasil um compacto e econômico V8 de 4.4 litros aspirado (315 cv e 45 Kgf/m) e um 2.5T de cinco cilindros em linha e turbo de baixa pressão (210 cv e 32,6 Kgf/m).

Toda a linha de motores tem transmissão automática Geartronic (permite trocas manuais) e tração integral eletrônica AWD (All Wheel Drive) com o Instant Traction (Tração Instantânea, evita giro em falso das rodas na partida sobre piso molhado ou areia).

No motor V8 o câmbio é de seis marchas e no 2.5T de cinco marchas.

Design exterior: linhas mais finas e exclusivas – Um dos objetivos das mudanças do design no novo XC90 era criar uma aparência mais moderna e elegante.

Isto foi atingido com algumas modificações, incluindo novo conjunto ótico, uma nova grade com um contorno cromado e pára-choques dianteiro com novo esquema de cores e uma entrada de ar maior, também com contorno cromado.

A placa protetora inferior também está maior e se estende acima da linha dos faróis de neblina.

Na traseira as lanternas foram redesenhadas, assim como o pára-choque, agora dividido em duas camadas contrastantes, com a parte superior na cor da carroceria.

Todas as versões do XC90 agora têm frisos laterais e maçanetas nas cores do carro. Novas caixas de roda, com molduras de duas cores (a de cima na cor da carroceria) são opcionais.

Os retrovisores são em parte na cor do veículo e agora também têm luzes indicadoras de direção.

Ao mesmo tempo, uma nova função das setas foi introduzida: uma rápida pressão no cabo faz com que pisquem três vezes.

Estão disponíveis agora rodas de 18 polegadas e duas novas cores exclusivas (Electric Silver e Shadow Blue) para o XC90.

O bagageiro no teto também foi reestilizado e agora, além do preto, há uma opção de alumínio escovado.

Interior mais elegante e com mais opcionais – Algumas mudanças foram feitas para dar ao interior do carro uma sensação de exclusividade e agora é possível combinar diferentes cores.

Para dar a sensação de alta qualidade, novos acabamentos de couro foram criados. O mais exclusivo é o chamado Sovereign Hide, no qual os pontos são aparentes e o couro é perfurado.

O console central tem um novo display emoldurado por alumínio, assim como vários outros equipamentos, dando ao cliente mais opções de escolha e um toque maior de elegância.

Entre as novas opções há os instrumentos inspirados num relógio e o espelho retrovisor interno com bússola integrada.

Um dos melhores sistemas de áudio do mundo – O novo XC90 pode ser equipado com o Premium Sound, que inclui um amplificador digital classe D da Alpine com tecnologia ICE Power da Bang & Olufsen Powerhouse, sistema Dolby Pro Logic II Surround e auto-falantes da Dynaudio, uma das melhores fabricantes do mundo.

Os sistemas High Performance e Premium Sound agora tocam CDs com música em formato de MP3 e WMA (Windows Media Audio).

Todos os sistemas de áudio estão equipados com uma entrada extra (AUX) para conexão de equipamento externos.

Um SUV que oferece nível de segurança único – “Quando o Volvo XC90 foi projetado, nossa intenção era oferecer um excepcional nível de segurança para todos os ocupantes do carro,” diz Hans Wikman, vice-presidente da linha de modelos grandes da Volvo Automóveis.

“Os resultados de todos os testes indicam que nós conseguimos”.

O Volvo XC90 é um moderno SUV construído como um carro de passeio com uma carroceria monocoque, com eficientes zonas de deformação, um baixo centro de gravidade e modernos sistemas que minimizam o risco de ferimentos, independente do tipo de acidente e situação.

Além disso, o XC90 é equipado com diversos sistemas eletrônicos de segurança ativa para prevenir acidentes.

“Com o lançamento do novo Volvo XC90, a segurança ativa foi melhorada e nós demos prioridade ao controle nas mãos do motorista,” diz Hans Wikman.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança