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Sedã Prisma é a principal atração da Chevrolet

Modelo Chevrolet 100% desenvolvido no País chega equipado com o inovador motor 1.4 Econo.Flex.

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O Prisma, mais novo automóvel da linha Chevrolet no Brasil, é uma das grandes atrações da marca Chevrolet no estande da GM do Brasil neste Salão Internacional do Automóvel 2006, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O sedã de porte pequeno, 100% desenvolvido pelos design e engenharia da General Motors do Brasil, oferece um design atraente e moderno e incorpora o que existe de mais avançado em tecnologia automotiva.

O modelo está equipado com um inovador motor 1.4 litro, batizado de Econo.Flex, que incorpora a tecnologia ‘flex fuel’ e oferece a melhor potência do mercado brasileiro nessa faixa de cilindrada, aliada à otimização de economia de combustível.

Quando abastecido com álcool, sua potência chega a impressionantes 97 cv, e, com gasolina, atinge 89 cv.

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Com isso, além de ser a maior potência da categoria até 1.4 litro, ela também proporciona ao Prisma um desempenho bastante competitivo em comparação a modelos de faixa superior.

“O Prisma participará do segmento dos veículos sedãs não populares, ou seja, com motorização acima de 1.0 litro. Esta categoria de veículos registrou um crescimento expressivo nas vendas, de 107% nos últimos três anos no País”, destaca Ray Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

Segundo Ray Young, o Prisma chega para consolidar ainda mais a tradição e a liderança da marca Chevrolet no segmento dos sedãs no mercado brasileiro, juntando-se à já extensa gama destes modelos constituída pelos Classic, Corsa, Astra e Vectra – todos nacionais e produzidos pela GM do Brasil – e ainda o importado Omega, também um sedã. “São todos modelos de grande aceitação por parte dos consumidores”, acrescenta ele.

“O Prisma, com certeza, dará continuidade à bem sucedida estratégia de lançamentos da GM do Brasil, que tem como prioridade oferecer ao mercado a mais completa e moderna gama de veículos do País. O Prisma, definitivamente trará um novo conceito de veículo sedã ‘não popular’ para o mercado, que além de um design inovador oferece o novo e mais potente motor 1.4 litro frente à concorrência”, acrescenta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.

O Chevrolet Prisma 2007 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia.

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Utilizando álcool a velocidade máxima é de 184 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s6, superando até concorrentes de maior cilindrada.

Já quando utilizamos a gasolina a velocidade máxima fica em 178 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 11s0.

Se o desempenho é ligeiramente inferior com o uso da gasolina, nos números de consumo as posições se invertem.

Utilizando apenas gasolina, o Prisma Econo.Flex percorre 13,1 km/l na cidade e 18,5 km/l na estrada, com uma média de 15,5 km/l.

Quando se abastece com álcool o Prisma percorre 9,3 km/l na cidade, 13,1 km/l na estrada, fazendo uma média de 11,0 km/l.

Design do sedã Prisma traz linhas harmoniosas e bem definidas – Todo seu desenvolvimento estilístico foi feito na moderna Sala de Design Virtual em 3 D da General Motors do Brasil

O design é um dos destaques do Prisma, que incorpora em seu visual linhas harmoniosas e proporções bem definidas e uma robustez que se acentua assim que se vê o automóvel pela primeira vez.

A fluidez do desenho também confere ao Prisma o diferencial da esportividade, o que o torna um carro único em seu segmento.

“Após dois anos de muito trabalho chegamos a um resultado que consideramos excelente e o Prisma, com certeza, agradará plenamente os consumidores. O brasileiro adora sedãs e ninguém tem tanta tradição nesse segmento no Brasil como a Chevrolet”, destaca Carlos Barba, diretor de Design da GM para a Divisão LAAM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio, que está no Brasil desde 2002.

Ele comanda a equipe responsável pela criação do design do Prisma e orgulha-se pelo fato de este trabalho ter sido feito totalmente no País.

“E muito nos orgulha o fato de ter sido um bonito trabalho de equipe, com uma integração e muita sinergia entre o Design, Engenharia e Manufatura”, acrescenta ele.

“Nosso desafio foi criar um carro com atributos que transmitam esportividade e muito prestígio aos seus proprietários. As linhas horizontais no modelo lhe conferem superem superfícies limpas, bem definidas e marcantes”, revela Carlos Barba.

Segundo ele, o desafio de desenvolver um carro como o Prisma ampliou-se principalmente pelo fato de o modelo estar inserido em um segmento bastante apreciado pelos consumidores brasileiros e que conta com uma infinidade de modelos: “com certeza é atualmente o segmento mais disputado do Brasil”, diz Barba.

A exemplo das marcantes linhas de outros modelos da linha Chevrolet, o Prisma tem como característica acentuada um vinco na sua parte traseira, mais precisamente na divisória central da tampa do porta-malas.

“Em nossa visão este vinco é a alma que define a linha visual dos carros Chevrolet, o ‘DNA’ da marca”, acrescenta Carlos Barba.

O Prisma, segundo Barba, também tem como missão consolidar a nova identidade dos produtos Chevrolet, já bastante presente no novo Vectra.

O Prisma, a exemplo do Vectra, foi totalmente desenvolvido com a utilização da sala de realidade virtual do Departamento de Design da GMB, a já conhecida sala de ‘3D’.

Esta ferramenta foi muito importante na otimização do tempo de desenvolvimento do projeto.

A fase de desenvolvimento ou melhor, de criação do Design se compôs de duas etapas: a primeira, chamada de geração de idéias, na qual o trabalho consiste basicamente na criação dos sketches (esboços) em 2D, ou seja, duas dimensões.

Dos sketches apresentados surgiu, então, uma seleção de temas de Design a serem desenvolvidos em 3D, ou seja, os modelos tridimensionais.

Graças à sala de realidade virtual, foi possível antecipar a visualização em três dimensões e em tamanho natural das propostas de design, antes mesmo da construção dos modelos físicos, fossem eles em escala ou em tamanho natural.

Esta informação preliminar também pode ser usada pelas Engenharias de Manufatura e Produto, que puderam começar o seu desenvolvimento e trabalhar junto com o Estúdio de Design numa fase mais avançada.

Como resultado deste trabalho em equipe, quando o modelo tridimensional e físico final de Design foi apresentado e aprovado pelo Comitê Executivo da GMB, ele já representava um modelo tecnicamente viável para a fase de produção.

Depois disso, a partir da realidade virtual do modelo pode-se concluir os desenvolvimentos seguintes, ou seja, as diferentes formas de protótipos, em argila e fibra de vidro, para a definição das etapas necessárias para a transformação do carro virtual em realidade, ou seja, o desenvolvimento em série.

No design da GM do Brasil existem dois estúdios específicos para desenho e, num terceiro, são feitas as atividades de “Color & Trim” (cores, texturas e desenvolvimento de materiais).

Segundo Carlos Barba, a eficiência do Design da subsidiária brasileira da GM, a coloca em posição de destaque como um dos cinco centros globais de desenvolvimento.

“Trabalhamos de forma integrada com os outros centros e isso aumentou nosso papel na Corporação e também nossa responsabilidade”, acrescenta ele.

Outra atividade em que o design da GM do Brasil tem se destacado nos últimos anos é a criação de carros conceitos, destacando-se o Sabiá, em 2001 e o Journey, em 2002.

O design da GM do Brasil conta atualmente com 84 funcionários e seu efetivo será ampliado em 50% até o final deste ano de 2006.

Linhas do design – Cientes da admiração dos consumidores brasileiros por estes modelos e a demanda por este tipo de veículo, a missão dos designers foi a de passar uma aparência de robustez e requinte ao novo modelo, que estivesse presente nos sedãs maiores da linha Chevrolet, casos do Astra Sedã e, mais precisamente, do novo Vectra.

Na parte dianteira do Prisma predomina o elemento gráfico trapezoidal que desce sobre o capô e incorpora as aberturas das grades superior e inferior.

O marcante vinco central vertical onde é aplicado o novo logo Chevrolet com a gravata dourada, também faz parte da nova identidade da marca.

A lateral do Prisma conta com elementos de design horizontais acentuados nos pára-lamas dianteiros e traseiros.

Para passar a sensação de robustez, após vários estudos de diferentes temas, a equipe de design decidiu adotar o conceito de duas janelas laterais em vez de inserir mais uma janela na coluna traseira.

Esta medida, além de conferir mais modernidade ao projeto, solução também adotada no novo Vectra, proporciona uma aparência mais robusta à coluna traseira.

Para completar a lateral, também se optou por um tema de design que mostrou o melhor equilíbrio entre as partes dianteira e traseira do veículo.

Além da robustez, os contornos do farol dianteiro e lanterna traseira conferem dinamismo ao sedã Prisma.

Outro elemento marcante é o moderno design das novas calotas integrais de 14 polegadas, que são oferecidas como item de série na versão Maxx.

Na parte traseira predominam as linhas horizontais com superfícies limpas e marcantes.

Assim com na parte dianteira, a traseira também é seccionada por um vinco vertical, o novo DNA da marca, onde é aplicado o novo logo Chevrolet.

Apesar da simplicidade de superfícies, o requinte da traseira está no conceito adotado para as lanternas traseiras.

A intenção foi de adotar o conceito que chamamos de “efeito jóia”, o que valoriza as texturas adotadas na metalização das parábolas e o tratamento óptico das lentes.

FORMA E FUNÇÃO – O Prisma tem como um dos principais atributos de um sedã o seu porta-malas.

Durante o desenvolvimento do modelo deu-se uma atenção especial para a funcionalidade e a sua capacidade volumétrica.

O porta-malas do Prisma conta com 439 litros de capacidade, superando até sedãs de categoria superior.

DESIGN INTERIOR – O interior do Prisma foi concebido de tal forma em que houvesse uma sinergia com a linguagem de Design adotada também para a parte externa do veículo.

Como resultado, conseguiu-se uma modernidade e simplicidade das formas de painel de instrumentos e dos painéis de acabamento das portas.

O requinte está presente no tratamento aplicado à texturização das peças plásticas, na qualidade e aparência dos tecidos adotados e nas novas cores das peças internas que também fazem parte de uma estratégia de fortalecimento e identificação da marca Chevrolet.

Além disto, o Prisma conta com console central integrado ao painel de instrumentos e com uma extensão posterior incrementando o número de porta-objetos disponíveis em seu interior.

O painel de instrumentos conta com quatro mostradores oferecendo o conta-giros como um item de série, independentemente da versão de acabamento.

Tecidos também foram aplicados aos painéis de acabamento das portas que podem contar com molduras adicionais.

Estas acompanham os detalhes do painel de instrumentos e maçanetas das portas, que nem sempre são encontrados em sedãs de segmentos superiores.

Evolução resulta no inovador 1.4 Econo.Flex – O motor 1.4 Econo.Flex que equipa o Prisma é a consolidação de uma fantástica evolução dos motores da ‘Família I’, desenvolvidos pela GM Powertrain, em São José dos Campos.

Para se ter uma idéia, esta mesma família de motor começou equipando, a partir de junho de 1994, o modelo Corsa GL 1.4 litro com sistema de alimentação ‘single point’ – um único bico injetor para os quatro cilindros -, que tinha uma potência de 60 cavalos para o funcionamento com gasolina.

Depois houve uma melhoria tecnológica com o sistema de injeção de combustível ‘multipoint’ – um bico injetor para cada um dos quatro cilindros -, proporcionando uma potência de 85 cavalos.

E, agora, para o lançamento do novo Chevrolet Prisma, teve mais uma grande evolução e, além da tecnologia ‘VHC’, o novo motor 1.4 Econo.Flex recebeu outros diferenciais técnicos como o sistema ‘flex fuel’, comando de válvulas com rolamentos de baixo atrito e componentes de menor inércia (Low Friction Valve Train – LFVT), justamente um dos responsáveis em propiciar um melhor desempenho e otimização na economia de combustível.

O conversor catalítico acoplado ao coletor de escapamento tubular diminui o tempo de aquecimento do catalisador (light-off), tornando o motor mais eficiente e menos poluente.

Com o coletor tubular há uma peça mais leve e com menor rugosidade, melhorando o fluxo dos gases de escapamento e resultando em melhor desempenho do motor.

GM Powertrain, 16 milhões de motores/transmissões – As operações com a primeira fábrica de motores em São José dos Campos, que foi inaugurada em 1958, acabam de alcançar um recorde histórico, com a produção de 16 milhões de unidades ‘powertrain’, ou sejam, os motores e as transmissões.

Destes números, cerca de 12 milhões foram de motores e 4 milhões de transmissões, todos produzidos na unidade de São José dos Campos.

“Este resultado foi excepcional “, destaca Adhemar Nicolini, ao confirmar que o motor histórico número 16 milhões é integrante da ‘Família I’, que engloba os motores 1.0, 1.4, 1.6 e 1.8 litro, atualmente utilizados na linha de modelos Chevrolet.

Além dos motores da ‘Família I’, a GM Powertrain também produz os propulsores da ‘Família II’, ou sejam, com 2.0 e 2.4 litros de capacidade volumétrica e que equipam os modelos Astra, Vectra, picape S10, utilitário-esportivo Blazer e monovolume Zafira.

A GM Powertrain produz, ainda, motores completos destinados à exportação para países de várias regiões do mundo e componentes de motores para Coréia, Austrália, China e Argentina. Os motores lá produzidos também são fornecidos também para outras montadoras.

O ritmo de produção da GM Powertrain é forte, com cerca de 145 transmissões e 170 motores, em média, por hora. No total são cerca de 5.000 unidades powertrain por dia ou 110 mil por mês.

Por ano, a produção supera os 1,2 milhão de unidades powertrain. São dois turnos de trabalho mas algumas áreas atuam em três turnos, como os motores ‘Família I’ e ‘transmissões’.

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