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Uma nova era entre os esportivos: Jaguar XK

A mais recente geração da série de veículos esportivos XK é produzida totalmente em alumínio e une leveza, velocidade e segurança

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Desde 1948, quando Sir. William Lyons apresentou o primeiro esportivo da Jaguar, o XK120, capaz de atingir 196 km/h, velocidade espantosa para a época, a marca ganhou fama de fabricar o que há de melhor em cupês esportivos.

Neste ano, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Jaguar ratifica esta imagem com a chegada ao mercado brasileiro do novo XK, o veículo mais moderno e avançado já produzido em todos os 85 anos da empresa.

Para produzir um cupê de dois lugares que pudesse suceder à altura os famosos XK8 e XKR, lançados em 1996, os engenheiros da Jaguar trabalharam no desenvolvimento de um veículo que une potência, agilidade, estabilidade e conforto.

Tudo isso acompanhado por um design limpo com linhas futuristas que proporciona uma perfeita aerodinâmica. A receita deu certo e o carro, em menos de um ano, já acumulou cinco prêmios internacionais.

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O novo XK prima pelo desempenho e pela segurança impecáveis. A carroceria inteira produzida em alumínio, além de proporcionar uma estrutura 31% mais rígida do que seus antecessores dá ao veiculo o peso de 1.595 kg (180 quilos mais leve do que seus principais concorrentes).

“Nossa equipe de engenheiros se empenhou em produzir um veículo esportivo que fosse veloz, ágil e apaixonante. Ele possui ágil aceleração, rápida frenagem, conforto, estabilidade e incrível dirigibilidade. Esta é a síntese de um grande e sofisticado carro esporte”, afirma Mike Gross, engenheiro-chefe da Jaguar.

Desempenho – Com motor V8 aspirado de quatro válvulas por cilindro, o novo XK desenvolve 300 cavalos de potência a 6.000 rpm e 41,9 m.kgf de torque a 4.100 rpm, sendo 85% desta força disponível de 2.000 a 6.000 rpm.

Sua carroceria leve de alumínio proporciona uma relação peso / potência admirável.

O veículo chega a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge a velocidade final (eletronicamente limitada) de 250 km/h.

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O modelo apresenta câmbio seqüencial de seis marchas e opção para a troca por meio de botões no volante, item inédito em carros da marca, o que torna o veículo ainda mais ágil e com respostas imediatas ao comando do motorista.

Segurança – O novo XK possui um sistema de freios de alta performance completamente novo, testado exaustivamente no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

O resultado de tantos testes foi o desenvolvimento de freios mais ágeis aos comandos do motorista.

Seus largos discos proporcionam uma menor distância até a parada completa do veículo, aliados a uma maior durabilidade mesmo em condições extremas.

O novo sistema de freios é composto por quatro canais ABS, distribuição eletrônica de frenagem e freio hidráulico auxiliar, que proporcionam maior pressão nos discos em caso de parada brusca, além de freio de mão eletrônico.

Diferente dos sistemas ABS digitais existentes em outros veículos, os freios do novo XK podem variar a pressão de frenagem de acordo com o pneu. Isso proporciona maior controle em caso de frenagens bruscas.

O modelo também é dotado de outros itens de segurança, como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus controle automático de tração, além do sistema exclusivo de impacto com pedestres que, em caso de atropelamento, protege tanto os ocupantes do veículo quanto a pessoa atropelada.

Este sistema é baseado em sensores que identificam um impacto iminente e elevam em alguns centímetros a base do capô do veículo, o que cria uma zona de absorção de impacto para as vítimas.

O acessório foi premiado em abril deste ano durante o Simpósio Mundial de Segurança no Tráfego, em Nova Iorque.

Design – O uso de belas e arrojadas linhas aerodinâmicas, vinculadas a um estilo clean tanto por dentro quanto por fora, deixa o novo XK com aparência altamente agressiva e moderna.

O modelo mescla acessórios que mantêm a identidade da marca com grande elegância, como a grade oval que remete ao clássico E-Type, com detalhes futuristas, como o formato dos faróis dianteiros.

Seu espaço interior mais amplo e bancos de excelente ergonomia proporcionam ao motorista a sensação de estar dentro do cockpit de um carro de competição.

Para o diretor de design da Jaguar, Ian Calum, “os valores fundamentais no design de qualquer veículo da marca Jaguar não mudaram desde que Sir. William Lyons apresentou o primeiro Jaguar muitos anos atrás”.

Callum foi premiado com o Jim Clark Memorial Awards, no último mês de maio, como uma das personalidades do ano de 2005 dentro da indústria automobilística.

Vários acessórios presentes no veículo podem ser controlados através de botões espalhados pelo painel, que oferece display em alta resolução e mostra informações vitais ao motorista, como pressão dos pneus, marcha selecionada, navegação por satélite, controle interno de temperatura e serviço de telefone celular.

Desenvolvido por meio de uma das mais avançadas tecnologias, o “Sistema de chave inteligente” permite ao motorista abrir seu veículo e dar a partida à distância, ao pressionar apenas um botão presente em um cartão que pode ser carregado no bolso.

Ficha Técnica

Chassis – Carroceria em alumínio
Motor – Dianteiro, 8 cilindros em V, com 4 válvulas por cilindro, gasolina
Cilindrara – 4.196 cm³
Potência máxima – 300cv a 4000 rpm;
Torque – 411 N/m a 4.100 rpm;

Desempenho
0 a 100 km/h em 6.2 segundos (6.3 conversível)
Velocidade final de 250 km/h (limitada eletronicamente)
Transmissão – Automática de seis velocidades e opção para mudanças no volante
Dimensões (milímetros)
Comprimento: 4.791;
Altura: 1.322 (1329 conversível)
Distância entre eixos: 2.752
Peso: 1.595 kg. (1635 conversível)

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