domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Zaroot um intrigante SUV dotado de portas asas de gaivota e aparência esportiva

Outra atração que a Nissan reservou para os visitantes desta 24ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o carro-conceito Zaroot, já mostrado pela marca em salões no exterior.

- Publicidade -

Concebido pela equipe de engenharia avançada da Nissan Motor Co., o Zaroot é um intrigante SUV dotado de portas asas de gaivota e aparência esportiva.

Suas principais características são o porte compacto (tem apenas 4,5 metros de comprimento por 1,8 metro de largura e 1,6 metro de altura) e o interior extremamente simples e funcional.

Em toda a carroceria há detalhes que poderão vir a ser usados pela marca em seus futuros lançamentos.

O perfil é dominado pelas portas que se estendem da coluna dianteira até a parte posterior da área de passageiros, onde nos veículos tradicionais se localiza a coluna traseira. Não há coluna central no protótipo.

- Publicidade -

As portas com abertura do tipo asas de gaivota facilitam o acesso de grandes volumes. A seção inferior ligada à carroceria é basculante e se movimenta automaticamente para baixo quando a porta é aberta.

O maior problema desse tipo de solução – a abertura das portas em locais estreitos – foi resolvido pelos estilistas com a adoção de portas menores que, quando abertas, acrescentam apenas 3,5 centímetros à altura total do carro. As janelas laterais são fixas, mas incorporam uma pequena abertura.

O nome Zaroot é sugestivo: vem da fusão das palavras route e root, do inglês, respectivamente, caminho e raiz.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança