terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

DVD-players portáteis, só um passou no teste para uso no carro em movimento

A PRO TESTE testou cinco DVD-players portáteis com tela, de maior presença no mercado brasileiro, e constatou que a principal diferença entre eles não está na imagem, mas no uso. Para quem deseja um aparelho para assistir no carro em movimento, o único adequado a esse objetivo é o Sony MV-700HR

- Publicidade -

Foram avaliadas as características, desempenho, imagem, som, ruídos, facilidade de instalação e de uso. Em geral, todos ficaram bem classificados, não havendo grandes diferenças entre eles no final.

O título de o melhor do teste ficou com o LG DP-9821N (R$ 979,00 a R$ 1.149,00). Considerando a relação custo/benefício, o modelo da LG também é a escolha certa. Ele é o melhor na leitura das diferentes mídias (DVDs, arquivos MP3 e de fotos).

A tela de todos os produtos testados é de cristal líquido (LCD), com 7 polegadas e formato widescreen.

Ela é presa no corpo do aparelho, sem que possa ser removida. DVDs portáteis com tela não são para qualquer ocasião.

- Publicidade -

Um é próprio para instalação em carros, outro tem entrada para assistir imagens gravadas por câmera, e há o que não serve para viagens terrestres porque tem pouca resistência a choques e vibrações.

Já na qualidade de imagem, a diferença é pouca e a avaliação nem chega a ser excelente.

Preço do aparelho varia até 87% – Os preços dos aparelhos variam muito, tanto de um para outro quanto de um mesmo produto em estabelecimentos diferentes, por isso a pequisa é fundamental na hora da compra.

O modelo da Philips foi o que apresentou no mercado a maior discrepância entre o preço mínimo e máximo:87%. Já o LG foi o que menos teve variação de preço.

Já a duração da bateria e o tempo que leva para carregar também são um ponto para crítica.

- Publicidade -

Há aparelhos que demoram muito mais para recarregar do que duram ligados. A bateria de alguns DVD-players não resistem o suficiente nem para assistir a um filme mais longo – como um dos títulos da trilogia “O Senhor dos Anéis”, por exemplo.

O LG e o Philipis têm as baterias com maior duração (3,6 horas). O tempo de recarga da bateria do Sony e do Gradiente é superior ao tempo que duram ligados (5,1 e 4,7 horas, respectivamente).

Segurança em risco – Alguns aparelhos, embora indiquem o uso também em automóveis, não explicam onde ou como devem ser instalados com segurança no veículo.

Outros, dão orientações que colocam em risco a segurança do usuário: aconselham pendurar o DVD-player ao banco por uma bolsa próximo ao rosto da pessoa que assiste (podendo cair ou havendo o risco de a pessoa se machucar, em caso de uma freada brusca).

As leis brasileiras não permitem o uso de DVD-players na parte dianteira do veículo, para evitar que o motorista se distraia ao olhar a tela.

Se for instalar o DVD-player portátil com tela, no carro , o motorista deve lembrar que isso só é permitido na parte traseira do veículo. Caso contrário, além de pagar multa e perder pontos na carteira, poderá ter o veículo apreendido.

O problema é que muitos dos aparelhos, embora venham indicando o uso também em automóveis, não explicam onde ou como devem ser instalados com segurança no veículo.

Alguns, apesar de orientar, são impróprios para o uso da forma como indicam.

Todos os aparelhos acompanham cabo para conexão no acendedor de cigarros do carro, mas o de um deles (Gradiente) é tão curto que

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança