sexta-feira, 19 julho , 2024
28 C
Recife

Detran de Pernambuco inova com sistema de lacre numerado

Nova ferramenta dificulta clonagem de placa

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PE) está instalando um novo sistema de controle de placas e lacres no Estado.

- Publicidade -

Os veículos que forem emplacados a partir de 1º de março já receberão o novo modelo, que agora vem com numeração registrada no sistema informatizado do Detran.

O número, em alto relevo, traz informação sobre ano de fabricação do lacre, código de credenciamento da loja e mais um número seqüencial de controle.

O sistema foi concebido e desenvolvido pelo Detran/PE, que agora controla desde a fabricação do lacre até a sua colocação na placa.

- Publicidade -

A nova ferramenta deverá evitar a clonagem de placa, porque a numeração é controlada e única para cada veículo. Os lacres utilizados hoje não possuem numeração, são simples e sujeitos à falsificação.

Os novos lacres serão utilizados inicialmente para os veículos novos, nos casos de troca de jurisdição, município e categoria, e ainda nos casos de lacre rompido, extraviado, roubado ou em mau estado de conservação.

Os proprietários que voluntariamente quiserem trocar o lacre antigo pelo novo, pagarão ao instalador pelo serviço.

- Publicidade -

O sistema tem por objetivo estruturar, organizar e ordenar, adequadamente, os agentes lacradores responsáveis pelo fornecimento e/ou instalação de lacres, placas e tarjetas, tornando o procedimento mais rápido, prático e seguro.

O sistema permitirá o cadastro de lojas credenciadas para venda e instalação de placas e lacres, bem como o cadastro das concessionárias/revendas on-line.

A partir de agora também será possível fazer o controle dos lacres fornecidos, associando o lacre ao veículo, mantendo um registro histórico das instalações realizadas.

O estoque de lacres por fornecedor será controlado e o sistema disponibilizará relatórios e consultas de acompanhamento e estatísticas que facilitarão a administração do processo e fornecerão informações gerenciais.

Só poderão realizar a venda e instalação de placas e lacres as lojas que estiverem devidamente cadastradas no Detran.

Depois de aceitas as lojas atuarão como Agente Lacradoras de Placas. As lojas credenciadas poderão fabricar o lacre que deve conter uma numeração com os seguintes dados:

a) Dígito com o ano de fabricação do lacre;

b) Três dígitos com o código do credenciamento da loja de placa fornecedora da placa/tarjeta;

c) Seis dígitos com seqüencial de numeração;

d) Um dígito verificador do seqüencial de numeração.

O sistema de controle de placas e lacres poderá ser acessado no site do Detran (www.detran.pe.gov.br).

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão