sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Plástico de engenharia avança na aplicação automotiva

Aplicação mais recente é o desenvolvimento do roof rack do Fiat Idea Adventure, um dos veículos mais modernos já lançados no País.

- Publicidade -

A Rhodia desenvolveu uma aplicação especial na indústria automobilística para o plástico de engenharia de poliamida (náilon) TechnylStarT.

Trata-se do uso dessa poliamida na produção de roof racks de veículos que estão sendo lançados pelas indústrias do setor, como o Fiat Idea Adventure, para atender ao crescente mercado de veículos urbanos com características fora de estrada — uma forte tendência do setor.

Totalmente em plásticos de engenharia da Rhodia, o rack do Idea Adventure é composto de barras longitudinais no teto. Elas se destacam pelo design exclusivo, que foge às linhas convencionais. Em vez de duas barras paralelas, as barras do Fiat Idea Adventure formam um “V” estilizado que nasce na parte anterior e junta-se na parte posterior do teto.

Substituindo o alumínio, o TechnylStarT permite redução de custo e de peso, além de atender a todas as exigências técnicas dos fabricantes de auto-peças.

- Publicidade -

Suporta 50 quilos de bagagem em movimento, o que corresponde a cerca de 250 quilos. Material de alta fluidez, possibilita excelente acabamento e design diferenciado em peças de maior dimensão, além de reduzir pela metade o peso do rack, gerando ganhos em segurança e de desempenho.

O projeto, desenvolvido em parceria com Fiat e a empresa Mueller, responsável pela produção da peça, contou com apoio de equipes internas da Rhodia no Brasil, Itália e Coréia do Sul.

“O sucesso do projeto abre novas oportunidades de utilização dessa poliamida inovadora em outras partes dos veículos”, afirma Francisco Weffort, diretor geral da Rhodia Plásticos de Engenharia e Polímeros América Latina.

A Rhodia Plásticos de Engenharia e Polímeros, do grupo Rhodia, é líder em seu segmento de atuação, desenvolvendo produtos e tecnologias que atendem aos mercados automotivo, eletro-eletrônicos e CIG – Consumer Industrial Goods.

Com fábricas e laboratórios em quatro continentes, a empresa tem uma unidade de produção e laboratórios em São Bernardo do Campo (SP).

- Publicidade -

A Rhodia, grupo mundial de química de especialidades, ocupa posições de destaque em tecnologias essenciais nas áreas de Materiais de Alto Desempenho, Química Fina, Química Orgânica e Serviços.

A empresa fornece uma ampla linha de produtos inovadores para os mercados agroquímico, automotivo, eletrônico, fibras e fios têxteis, bem como para os segmentos de cuidados pessoais, pneus, pinturas e revestimentos, oferecendo aos seus clientes soluções sob medida, que resultam da combinação de suas tecnologias com sua experiência nos mercados.

O desenvolvimento sustentável constitui um dos vetores prioritários para o crescimento da empresa. A Rhodia obteve um faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2006 e emprega 16000 pessoas no mundo. Suas ações são cotadas nas bolsas de valores de Paris e de Nova York.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança