sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Simpósio SAE BRASIL analisa como o Brasil entra na disputa global pelo carro de baixo custo

Encontro será no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo, dia 23 de abril, e reunirá profissionais de montadoras, sistemistas e empresas relacionadas à cadeia de produção.

- Publicidade -

The early bird catches the worm – ou o passarinho que chega primeiro come a minhoca.

Este é o curioso título de recente estudo da consultoria norte-americana Roland Berger, que será apresentado pelo diretor-sócio Wim van Acker durante o Simpósio SAE BRASIL de Novas Tecnologias Automotivas, promovido pela SAE BRASIL, dia 23 de abril, em São Paulo.

O trabalho analisa a corrida aos carros de baixo custo no mercado global, que custam até US$ 10 mil nos Estados Unidos e 10 mil euros na Europa.

Segundo a Roland Berger, a Ásia, Europa Central e o Leste deverão comandar o avanço global no segmento, que terá China e Índia à frente em crescimento.

- Publicidade -

E o Brasil, como fica? “As vendas de carros compactos aqui poderão atingir, em 2012, cerca de 1,5 milhão de unidades, pouco mais da metade do volume comercializado na China”, diz van Acker.

Outro destaque no simpósio será a participação de Cledorvino Belini, presidente da Fiat do Brasil, que será entrevistado pela jornalista Cleide Silva, do Estadão, e pelos participantes do encontro para explicar suas idéias sobre a autonomia da engenharia automotiva local, a consolidação do pólo brasileiro, a integração do Mercosul, os efeitos da globalização e os caminhos para tornar o País competitivo no mercado automotivo.

Além de Belini, Márcio Alfonso, diretor de engenharia da Ford e que atua nos Estados Unidos, apresentará a palestra A Engenharia Brasileira no Mercado Global.

A seguir Carlos Briganti, presidente da Eaton Transmissões; Moisés Bucci, presidente da TRW e Paulo Nunes, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Dana, analisarão como o fornecedor participa no desenvolvimento dos projetos das montadoras.

A programação traz ainda um painel para avaliar diferentes pontos de vista sobre a adequação dos novos projetos aos combustíveis disponíveis no País e à legislação de emissões para veículos leves e comerciais.

- Publicidade -

Participarão João Alvarez Filho, gerente executivo de Desenvolvimento de Veículos e Powertrain da Volkswagen do Brasil, Marcelo Geoffroy, diretor de Engenharia do Produto da MWM International e Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores, da DaimlerChrysler, sob a coordenação de Luso Ventura.

O painel A Nova Geração de Projetos Automotivos terá a participação de Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto da Fiat Automóveis, Cássio Pagliarini, diretor de Marketing da Renault do Brasil, José Fernando Penteado, diretor de Administração de Engenharia de Produtos da General Motors, e Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi Motor.

O foco dos debates estará na viabilização de novos projetos, no papel local engenharia e na integração global, no desafio dos custos e na inovação.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância dos simpósios SAE BRASIL como atividade essencial para melhorar a gestão das empresas da área da mobilidade.

“Este é um dos grandes desafios que temos pela frente e os simpósios da SAE BRASIL colocam em debate os assuntos que estão em evidência nas mesas de reuniões dos executivos do setor da mobilidade”, afirma Fistarol.

Simpósio SAE BRASIL de Tecnologias Automotivas,
Dia 23 de abril, a partir das 8h30.
Centro de Convenções Milenium – rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana, São Paulo.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança