sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

35% dos veículos têm problemas mecânicos

Levantamento feito pelo site WebMotors aponta falhas decorrentes da falta de manutenção preventiva.

- Publicidade -

Um estudo feito pelo site automotivo WebMotors mostra que mais de um terço de toda a frota circulante na grande São Paulo apresenta algum tipo de problema mecânico, falhas que poderão comprometer a segurança nas estradas no próximo feriado de 1º de maio.

A avaliação foi feita com cerca de mil veículos entre dezembro de 2006 e abril de 2007 durante o programa de Inspeção Veicular Gratuita, realizado em parceria com a CET e a Prefeitura de São Paulo.

Por isso a recomendação dos técnicos que realizam a Inspeção é fazer uma checagem dos principais itens de segurança do carro, em um mecânico de confiança.

As falhas mais comuns – Cerca de 35% dos veículos apresentam falhas graves de manutenção como vazamento de óleo, problemas no sistema de arrefecimento, embreagem e correia dentada.

- Publicidade -

Os itens são fundamentais para o funcionamento do motor, sobretudo em viagens longas pelas estradas.

De acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), numa conferência realizada esta semana, o Brasil gasta cerca de US$ 22 bilhões por ano com acidentes de trânsito. Só nas estradas federais são mais de 65 mil feridos e 7 mil motos todos os anos.

Confira os problemas mais comuns verificados durante a 5ª Inspeção Veicular Gratuita:
32% apresentam vazamento de óleo;
38% têm deficiência no sistema de arrefecimento, o que pode causar superaquecimento;
20% têm falhas na embreagem, que pode danificar toda a transmissão do veículo;
28% têm funcionamento irregular na correia dentada.

O programa de Inspeção Veicular Gratuita continua até o mês de dezembro. Todos os meses, durante uma semana, um local de grande circulação de veículos é escolhido para abrigar o posto de inspeção.

A iniciativa do programa é da WebMotors e do jornal Oficina Brasil, em parceria com a CET e a Prefeitura de São Paulo.

- Publicidade -

O projeto da Inspeção Veicular
A idéia da Inspeção Veicular surgiu em 2002 com o programa Agenda do Carro no site WebMotors, em parceria com o jornal Oficina Brasil.

Na internet, o motorista se cadastra no www.webmotors.com.br e insere informações como quilometragem e dados do veículo que possui, condições de uso diário, últimas manutenções realizadas etc.

Posteriormente, o motorista receberá, por e-mail, um informativo periódico com itens que deve checar em seu mecânico de confiança.

Além disso, o programa Agenda do Carro dispõe de um banco de dados com milhares de Oficinas cadastradas no programa mais próximas da residência do motorista.

O projeto da Inspeção Veicular Gratuita ganhou apoio de inúmeros patrocinadores como Banco ABN Amro/Aymoré Financiamentos, Tokio Marine, Dayco, Baterias Heliar, Filtros Fram, MTE Thompson, Osram, Sabó e Valeo e em dezembro de 2006 foi lançado num evento que contou com a participação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Devido a importância da inspeção veicular, a idéia se transformou em um projeto de Lei que visa dar maior segurança ao trânsito por meio da manutenção preventiva dos veículos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança