Axor 4144, com 4 eixos e tração 8×4, chega com capacidade de 50.000 quilos de peso bruto total
A Mercedes-Benz amplia sua oferta de caminhões extrapesados para operações fora-de-estrada com a apresentação do modelo Axor 4144 8×4, versão basculante.
Este novo modelo com dois eixos na dianteira é indicado para o transporte de minérios e diversos tipos de carga na construção civil pesada, como terra, areia e brita.
O produto foi concebido para operações em terrenos acidentados de difícil acesso, íngremes e de baixa aderência, que necessitam de força de tração, robustez e resistência dos componentes do veículo.
Esse é o primeiro caminhão extrapesado fora-de-estrada da marca Mercedes-Benz com tração 8×4 que oferece ampla capacidade de carga.
Graças ao segundo eixo na parte dianteira, seu peso bruto total – PBT chega a 50.000 quilos, com carga líquida de até 35.000 quilos, dependendo do peso da báscula, e com 123.000 quilos de capacidade máxima de tração – CMT. Com isso, garante mais produtividade e maior rentabilidade operacional.
Com esse lançamento, a linha Axor de caminhões Mercedes-Benz chega a 16 modelos, consolidando-se como a mais completa do mercado, reforçando a presença da marca no segmento de extrapesados e no de veículos fora-de-estrada.
“Com reduzido consumo de combustível, agregados de longa durabilidade e fácil manutenção, o Axor 4144 8×4 oferece o melhor custo operacional do mercado, garantindo assim melhor custo-benefício para os frotistas”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas para o Mercado Interno da DaimlerChrysler do Brasil.
Desenvolvimento da versão 8×4 é fruto de parceria – A versão 8×4 do Axor 4144 foi desenvolvida em conjunto pela DaimlerChrysler e a Multieixos, empresa que é referência nacional na produção de implementos para transporte e tradicional parceira da Mercedes-Benz na criação de soluções a partir de veículos de linha.
O Axor 4144 sai de fábrica com um kit de peças para a transformação do modelo original 6×4 numa versão 8×4.
Com isso, o caminhão passa a contar com dois eixos dianteiros direcionais, além dos dois eixos traseiros de tração, o que resulta em maior capacidade e melhor distribuição de cargas sobre os eixos.
Além do segundo eixo dianteiro, o kit inclui os seus componentes de freio e suspensão. Todos os itens do kit contam com garantia de peças genuínas oferecida pela Mercedes-Benz.
O Axor 4144 8×4 permite a reversibilidade do caminhão para a versão 6×4. Dessa forma, o veículo pode ser utilizado em outras aplicações, preservando ao mesmo tempo o seu valor original e facilitando uma eventual revenda.
Potência e torque excepcionais – O motor eletrônico OM 457 LA do Axor 4144 8×4 oferece potência de 428cv a 1.900 rpm e torque de 214 mkgf a 1.100 rpm.
Com isso, atende com folga às demandas dos setores de mineração e construção civil pesada, que necessitam principalmente de velocidades operacionais mais elevadas e maior capacidade de subida.
Além do ótimo desempenho, o motor eletrônico Mercedes-Benz é reconhecido no mercado por seu reduzido consumo de combustível, atendendo amplamente à legislação de emissões Proconve P5.
Trem-de-força Mercedes-Benz – O trem-de-força do Axor 4144 8×4 é totalmente produzido pela própria Mercedes-Benz, o que garante maior qualidade, segurança e confiabilidade. Os eixos traseiros de tração HD-7 e HL-7 formam um excepcional conjunto propulsor, robusto e de longa vida útil.
Com capacidade técnica para 32 toneladas, eles operam com reserva, oferecendo três relações de redução para necessidades diferentes de desempenho.
Isso resulta em maior velocidade e maior capacidade de subida, o que é fundamental nas operações em minas, geralmente caracterizadas por rampas acentuadas.
O conjunto de eixos conta com redução nos cubos, bloqueio transversal e longitudinal do diferencial, suspensão tandem com molas, amortecedores e barra estabilizadora, o que assegura maior estabilidade e garante a robustez e a resistência necessárias, mantendo a durabilidade característica dos agregados Mercedes-Benz.
A aplicação dos bloqueios, transversal e longitudinal, fazem com que o veículo sempre tenha tração uniforme em todas as rodas traseiras independentes das condições do solo, evitando que a roda de um lado patine independentemente da roda do outro lado.
Simples de serem acionados, por meio de teclas no painel, estes bloqueios devem ser aplicados exclusivamente em terrenos críticos, onde a marcha do veículo é prejudicada pela patinação das rodas. Há com isso uma acentuada melhora de tração em condições severas, como nos atoleiros, por exemplo.
Câmbio com tomada-de-força e retarder – O câmbio G 240 de 16 marchas já vem equipado com tomada-de-força para acionamento de báscula.
Além disso, o Axor 4144 8×4 pode ser equipado com retarder, sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças que proporciona significativo aumento na potência de frenagem, ampliando os níveis de segurança e garantindo maior eficiência e menor desgaste dos componentes do sistema de freio de serviço.
Cabinas espaçosas e confortáveis – O Axor 4144 8×4 vem equipado com cabina estendida em 180 mm, uma exclusividade da marca dentro do segmento. Espaçosa e ergonômica, proporciona conforto, tranqüilidade e segurança.
Diversos compartimentos permitem a acomodação de objetos e pertences. Para maior bem-estar a bordo, a cabina vem equipada com coluna de direção regulável em ângulo e altura e pára-sol externo e pode receber ar-condicionado.
Painel de instrumentos e computador de bordo – O painel de instrumentos do Axor 4144 8×4 é moderno e envolvente, propiciando melhor acesso aos comandos, maior praticidade e melhor funcionalidade.
As funções vitais do caminhão estão concentradas num só local, facilitando a leitura. O display digital agrupa informações como temperatura e relógio e o computador de bordo.
Registrando constantemente todos os dados de funcionamento do caminhão, o computador de bordo faz a adequação dos intervalos de trocas de óleos lubrificantes e de paradas para manutenção de acordo com a aplicação do veículo.
Isso permite maior flexibilidade da manutenção, ampliando os intervalos de parada do caminhão.
Principais Dados Técnicos – Modelo Axor 4144 8×4
Motor OM 457 LA – eletrônico, turbocooler
Potência 428 cv a 1900 rpm
Torque 2.100 Nm (214 mkgf) a 1.100 rpm
Câmbio MB G 240 de 16 marchas
Retarder Voith R115 HV
2 Eixos dianteiros direcionais MB VL 5 – 9t
2 Eixos traseiros de tração MB HD 7 e MB HL 7 – 16t
Reduções nos eixos traseiros 6,000:1 / 5,333:1 / 4,833:1
Capacidade nos eixos dianteiros, kg 18.000
Capacidade nos eixos traseiros, kg 32.000
Carga líquida, kg 35.000 – Dependendo do peso do imple-mento
Peso bruto total (PBT), kg 50.000
Capacidade máxima de tração(CMT), kg 123.000
O novo Axor 8X4 foi aprovado no transporte severo de minérios em Minas Gerais
A empresa Skava-Minas utiliza há quatro meses o novo veículo em mineradora. Elevada capacidade de carga e economia de combustível são destaques do veículo.
O novo extrapesado Axor 4144 8×4 da Mercedes-Benz foi totalmente aprovado pela Skava-Minas, empresa especializada em transporte no ramo da mineração.
Depois de acompanhar o desempenho de uma unidade durante quatro meses, o cliente destacou sua capacidade de carga e economia no consumo de combustível.
Criada há 8 anos em Nova Lima, Minas Gerais, a Skava-Minas é fruto da larga experiência de seus sócios, Edwarde José Duarte e Marcos José de Paula, no ramo da mineração, onde atuam há mais de 20 anos.
Com base nessa vivência, eles puderam avaliar com critério e conhecimento o desempenho do Axor 4144 8×4 em sua frota.
Economia significativa de combustível – “A sensação é que está sobrando caminhão. Com capacidade de carga líquida de cerca de 35.000 quilos, o Axor 4144 8×4 atende com tranqüilidade às nossas necessidades.
O trem-de-força resistente e confiável é perfeito para nossa atividade de transporte e o retarder é espetacular, além de ser essencial para a segurança da operação, porque os caminhões trabalham em declives longos e acentuados”, destaca Marcos.
A Skava-Minas também registrou excelentes índices de consumo com o Axor 4144 8×4. “Melhor do que o esperado.
Ele é 1 litro por hora mais econômico que o esperado. Como nossos caminhões rodam uma média de 550 horas por mês, essa economia é muito significativa”, diz Edwarde.
Maiores intervalos de paradas para manutenção – O cliente também destaca a atuação do computador de bordo no gerenciamento da manutenção.
Graças ao monitoramento dos itens vitais do veículo, o computador tem permitido maior aproveitamento de lubrificantes e filtros e tem ampliado também os intervalos de manutenção.
Com menos paradas, o caminhão fica mais tempo disponível para o trabalho, aspecto fundamental em transporte na mineração, onde os veículos trabalham praticamente durante 24 horas.
O trem-de-força do Axor 4144 8×4 comprovou sua força e robustez nas operações de transporte da Skava-Minas, que são de grande impacto.
O conjunto manteve sua resistência e performance mesmo nos primeiros meses do ano, época de muita chuva, o que dificulta ainda mais as condições de operação do caminhão.
Outro aspecto essencial na escolha do Axor 4144 8×4 para renovação de frota na Skava-Minas é o suporte oferecido pela fábrica e por sua rede de concessionários.
“Tem excelente atendimento e pós-venda, com prestação de assistência técnica na própria mina, o que nos dá tranqüilidade quanto a segurança e qualidade”, diz Marcos.
1,2 milhão de toneladas de minérios por mês – A Skava-Minas atua em diversas partes do processo de mineração, escavação, carga, transporte, manutençao de pistas, bem como empilhamento de estéril.
A empresa movimenta cerca de 1,2 milhão de toneladas de minérios por mês. Além disso, atua também na locação de máquinas e equipamentos.
Entre seus clientes figuram empresas como MBR, CVRD, Vallourec & Mannesmann, São Bento Mineração e Companhia Níquel Tocantins, empresa do Grupo Votorantim.