sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Picapes movidas a biodiesel já estão rodando

Equipadas com motores MWM INTERNATIONAL, picapes Ford Ranger rodam com mistura B5 de biodiesel em projeto inédito

- Publicidade -

Desde o mês de abril , que foi lançado oficialmente o projeto que testará o desempenho das primeiras picapes Ford Ranger movidas com mistura B5 de biodiesel fornecido pela Petrobras.

Equipadas com motor eletrônico MWM INTERNATIONAL NGD 3.0, os veículos irão rodar um percurso total de 100 mil quilômetros em estradas baianas.

Os testes serão feitos em conjunto com o governo da Bahia e a Universidade Federal de Salvador (Unifacs) e empresas como Ford, Siemens, VDO, TI Automotive, Mahle, Michelin e coordenado por instituições e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti).

O projeto conta com seis picapes Ford Ranger, duas rodando com mistura B5 de soja (5% de biodiesel e 95% de diesel comum), duas com B5 de mamona e outras duas chamadas de ‘sombra’, ou seja, veículos abastecidos com diesel puro, que percorrem o mesmo percurso que as demais. No final dos testes, haverá um comparativo com os resultados.

- Publicidade -

Todos os seis veículos são equipados com motor MWM INTERNATIONAL NGD 3.OE, propulsores que foram preparados para rodar com biodiesel.

“Fizemos a substituição de componentes do motor por peças controladas, para analisarmos o desempenho, desgaste, ente outros aspectos”, diz Guilherme Ebeling, gerente de desenvolvimento da MWM INTERNATIONAL Motores e um dos responsáveis pelo projeto.

Além dessa modificação, cabe à MWM INTERNATIONAL a análise final da performance dos motores, para apuração dos resultados.

“A iniciativa de testarmos biodiesel em picapes é muito importante para nossa empresa. Estamos muito animados com o projeto”, afirma Ebeling.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança