domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

Prototipagem rápida é utilizada pelo ITA

Alguns dos trabalhos do CCM do ITA atendem projetos da Embraer, Petrobras, Ford, General Motors e Volkswagen

O Centro de Competência em Manufatura (CCM) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) utiliza dois equipamentos de prototipagem rápida da Stratasys, que é a líder mundial neste segmento e que no Brasil é representada pela Sisgraph.

- Publicidade -

“O CCM mantém parcerias em projetos com a Embraer, Petrobras, Ford, General Motors, Volkswagen e Bosch.

Essas máquinas fornecidas pela Sisgraph nos auxiliam em trabalhos de desenvolvimento de produtos e protótipos funcionais para a indústria nacional”, explica Jefferson de Oliveira Gomes, professor doutor em engenharia do ITA e coordenador do CCM.

Recentemente, o CCM tem trabalhado, por exemplo, no desenvolvimento de componentes internos de pequenas aeronaves da Embraer e de automóveis da General Motors, além de componentes para turbinas para projetos da Petrobras.

- Publicidade -

O professor conta que antes de adquirir as máquinas de prototipagem foi feita uma consulta com algumas empresas, como Embraer, General Motors e Volkswagen para saber o que elas precisavam em termos de prototipagem.

“Depois chamamos vários fornecedores de equipamentos de prototipagem até chegarmos à conclusão que as máquinas da Sisgraph seriam as mais adequadas para o nosso trabalho”.

Hoje, o CCM conta com a participação de 43 pessoas, sendo 16 pós-graduando (oito em doutorado e mais oito em mestrado).

- Publicidade -

O Centro de Competência em Manufatura (CCM) é um ambiente multidisciplinar que ocupa uma área de 650 m2 e é composto por três áreas técnicas complementares: Projeto e Análise de Produtos, Planejamento da Produção e Fabricação.

“O CCM provê aos alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e à comunidade em geral, a oportunidade de visualizar e compreender o processo de desenvolvimento integrado de produtos (DIP)”, conta o professor Gomes.

Para alcançar esse objetivo, além do ensino e pesquisa, as atividades do CCM incluem projetos desenvolvidos em parceria com empresas e indústrias, seminários e workshops.

As áreas técnicas do CCM são as seguintes: fresamento em cinco eixos simultâneos; Análise e Otimização dos Dados CN; Prototipagem Rápida; Benchmarking Tecnológico; Pesquisas de Usinagem; Automação Industrial e Monitoramento Remoto de Processos de Usinagem.

Inaugurado em agosto de 2004, o CCM possui ainda uma rede de 13 estações gráficas com aplicativos de software para as áreas de CAD, CAE e CAM em uma sala de aula multimídia.

Os aplicativos de software presentemente operacionais abrangem modelagem geométrica, análise por elementos finitos, análise cinemática e dinâmica de sistemas multicorpos e projeto de sistemas de controle.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão