sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Tecnologia nas velas é fundamental para o bom funcionamento do motor

Mesmo com sua aparência simples, a vela de ignição é uma peça de fundamental importância para o bom funcionamento do motor.

- Publicidade -

A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, ressalta que o seu bom desempenho só é possível se for instalada a peça adequada, de acordo com a tabela de aplicação NGK ou manual do proprietário.

“Há uma sofisticada tecnologia envolvendo o desenvolvimento e a fabricação das velas de ignição, pois seu perfeito desempenho está diretamente ligado ao rendimento do motor, níveis de consumo de combustível e à emissão de poluentes expelidos nos gases de escape”, afirma Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

A função da vela de ignição é dar início à combustão da mistura ar/combustível. Cada motor possui especificações distintas, tais como: dimensionais, taxa de compressão, vida útil dos componentes e etc, resultando em velas específicas para cada veículo.

Por este motivo, as velas são desenvolvidas sob encomenda da montadora, seguindo as especificações de cada tipo de motor.

- Publicidade -

A utilização de velas inadequadas pode comprometer o funcionamento do sistema de ignição, bem como causar danos ao motor.

O seu desempenho adequado também está ligado à instalação, que deve ser feita por um mecânico de confiança.

“Recomendamos a instalação por um profissional automotivo qualificado, pois a má colocação, assim como o torque inadequado, podem comprometer a vela e o seu funcionamento”, ressalta Namie.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança