sexta-feira, 19 julho , 2024
28 C
Recife

Turbocompressor com geometria variável conquista prêmio

Um inovador turbocompressor de geometria variável (VTG™) para motores a gasolina propiciou, à BorgWarner, o Prêmio PACE 2007 em recente cerimônia realizada em Detroit.

Este prêmio – sigla em inglês de “Contribuição dos Grandes Fornecedores Automobilísticos para a Excelência” – da revista Automotive News é reconhecido mundialmente como símbolo de inovação, avanço tecnológico e desempenho empresarial da indústria.

- Publicidade -

Além do prêmio, a BorgWarner ainda recebeu duas menções honrosas especiais PACE por sua colaboração no Porsche 911 Turbo.

As duas inovações – o vitorioso turbocompressor com turbina de geometria variável e o sistema de tração integral ITM3e™ – ficaram entre os seis finalistas na categoria Produto Europeu.

Tim Manganello, presidente e CEO da BorgWarner afirmou que, “juntas, a Porsche e a BorgWarner conquistaram duas primazias mundiais da indústria automobilística. Estamos orgulhosos pela oportunidade de colaborar com a Porsche, combinando nossa visão criativa e experiência em engenharia, para ajudar a construir um veículo que proporciona excepcional dirigibilidade” – concluiu.

- Publicidade -

A BorgWarner Turbo & Emission Systems desenvolveu e lançou, para o Porsche 911 Turbo, a primeira turbina de geometria variável do mundo num carro a gasolina de série.

Mesmo que os motores diesel turbo sejam sucesso há décadas, vários desafios tiveram de ser superados durante o desenvolvimento de um turbocompressor para gasolina.

Assim, palhetas-guia ajustáveis eletronicamente, materiais resistentes ao calor (como os usados na indústria aeroespacial) e tecnologia estado-da-arte de turboalimentação da BorgWarner somaram-se para chegar a um sistema turbo VTG™ de elevado desempenho e baixos custos de operação e de consumo de combustível.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão