Representantes da indústria, governo e universidades abordarão novas tecnologias em desenvolvimento para aumentar a segurança, eficiência de tempo e conforto dos usuários do transporte aéreo
Novas Tecnologias Aplicadas aos Sistemas de Controle de Tráfego Aéreo e Aeronaves. É com este tema que o XVI Congresso Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL vai discutir, por meio do Comitê Aeroespacial, as soluções para a crise aérea que afeta o Brasil há nove meses.
O fórum acontecerá no dia 29 de novembro, às 13h, com a presença de representantes do governo, indústrias e universidades.
Na pauta, assuntos como estrutura de aeroportos, tecnologias embarcadas nas aeronaves e sistemas de controle de tráfego aéreo, e as ações que estão planejadas para melhorar a segurança, minimizar o tempo gasto e prover alternativas de rota e flexibilidade de horário para pessoas que viajam de avião.
Segundo Paulo Lourenção, diretor do Comitê Aeroespacial do Congresso SAE BRASIL 2007, o fórum vai apresentar um conjunto de novas tecnologias que permitirão melhorar a coordenação e eficiência do sistema de controle de tráfego aéreo em âmbito mundial, e ajudar a resolver alguns dos problemas causados pelo aumento do tráfego aéreo no Brasil em particular.
“Nosso objetivo é mostrar que a melhoria de desempenho do sistema de controle de tráfego aéreo envolve a ação coordenada de vários atores: órgãos reguladores, academia e empresas”, afirma Lourenção.
Atividades – Com objetivo de buscar soluções aos desafios da criação dos meios que servirão à mobilidade humana hoje e no futuro, o Congresso SAE BRASIL 2007 tem à frente uma equipe de mais de 150 voluntários na organização de uma série de atividades centradas no tema ‘Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial.
Todos os trabalhos são presididos por José Henrique Senna, gerente executivo de Assuntos Institucionais do Produto da Scania Latin América.
Assim, de 28 a 30 de novembro, o Congresso SAE BRASIL 2007 terá a apresentação de 18 fóruns de debates, organizados pelos comitês Aeroespacial, Atividades Acadêmicas, Caminhões e Ônibus, Eventos Especiais, Ferroviário, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio.
Haverá, ainda, apresentação de aproximadamente 170 artigos técnicos e a Mostra de Engenharia, com mais de 100 estandes, distribuídos em 8 mil m² de área, onde as indústrias brasileira e internacional exibem a tecnologia da mobilidade em seu ‘estado da arte’.
Maior evento de tecnologia da mobilidade do Hemisfério Sul, o Congresso SAE BRASIL reúne as engenharias das diversas áreas da mobilidade, composta por montadoras de automóveis, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e de construção, aeronaves e trens, assim como a indústria de autopeças, para debater, apresentar e mostrar as tendências tecnológicas do setor, que poderão equipar os veículos no futuro.
Um dos exemplos mais recentes é a tecnologia dos motores flexfuel, apresentada pela primeira vez na década de 1990 e que hoje está presente na maioria dos modelos vendidos no Brasil.
Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o Congresso SAE BRASIL como o principal fórum brasileiro de debates sobre novas tecnologias e tendências do setor da mobilidade.
“Reunimos neste espaço os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias em seu estado da arte, exibidas a um seleto público da mobilidade em primeira mão”, afirma Fistarol.