domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

SAE BRASIL terá simpósio de tendências e inovação automotiva em setembro

Encontro será dia 3 de setembro, em SP, com executivos de montadoras e sistemistas

- Publicidade -

Preparando-se para enfrentar a concorrência global. Este é o tema do Simpósio Tendência e Inovação no Setor Automotivo, que a SAE BRASIL realizará dia 3 de setembro, no Hotel Gran Meliá WTC (Avenida Nações Unidas, 12.559), em São Paulo.

O encontro vai analisar os novos cenários na indústria automobilística e mostrar como os profissionais e as empresas devem se preparar para enfrentar a concorrência externa que ameaça o setor.

Participam do encontro presidentes e diretores de montadoras, sistemistas e empresas de consultoria, que vão avaliar o nível atual de competitividade das operações, debater soluções inovadoras e analisar a revolução que a convergência de sistemas e funções promete.

Na abertura do simpósio Marcos de Oliveira, presidente da Ford, apresentará o ponto de vista da montadora sobre as tendências para o setor.

- Publicidade -

Em seguida, Letícia Costa, presidente da Booz Allen Hamilton, analisará a eficiência e a rentabilidade das operações automotivas brasileiras.

O simpósio terá como palestrante internacional Larry Burns, vice-presidente de Desenvolvimento e Pesquisa e Planejamento Estratégico da General Motors Corp., que abordará um tema bastante atual no projeto de novos veículos: a sinergia da eletrônica, propulsão, materiais e telemática.

O painel de debates Soluções Inovadoras para Veículos será coordenado pelo jornalista Fernando Calmon, com a presença de Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Bosch, Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Mercosul, e Gábor Deák, presidente da Delphi.

Caberá a Christian Pouillaud, vice-presidente comercial da Renault apresentar as inovações tecnológicas introduzidas no Logan brasileiro.

O desenvolvimento de novos projetos para o mercado global será debatido por Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto da Fiat Automóveis; Hau Thai-Tang, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil; Kai Hohmann, gerente executivo de Desenvolvimento de Veículos da Volkswagen; e Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM/LAAM. O coordenador do painel será Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco e da SAE BRASIL.

- Publicidade -

As novas relações na cadeia de suprimento e as operações globais serão tema de painel mediado pelo presidente da Visteon e conselheiro da SAE BRASIL, José Helio Contador Filho, que terá como convidados Alfredo Ramos, gerente geral de Compras Brasil da PSA Peugeot Citroën; Johnny Saldanha, vice-presidente da GM LAAM Global Purchasing and Supply Chain; e Vilmar Fistarol, diretor de Compras da Fiat Automóveis.

Vilmar Fistarol, que também é presidente da SAE BRASIL, destaca a importância dos simpósios da instituição como atividade essencial para melhorar a gestão das empresas da área da mobilidade.

“Este é um dos grandes desafios que temos pela frente e os simpósios da SAE BRASIL colocam em debate os assuntos que estão em evidência nas mesas de reuniões dos executivos do setor da mobilidade”, afirma.

8h45 – palestra Os Novos Cenários na Indústria Automobilística – A visão da Ford sobre as tendências no setor, com Marcos de Oliveira, presidente da Ford.

9h35 – painel Estratégias na Cadeia de Suprimento – As mudanças e as relações na cadeia de suprimento. Operações globais, com Alfredo Ramos, gerente geral de Compras Brasil da PSA Peugeot Citroën; Johnny Saldanha, vice-presidente da GM LAAM Global Purchasing and Supply Chain; e Vilmar Fistarol, diretor de Compras da Fiat. Coordenação José Helio Contador Filho, presidente da Visteon e conselheiro da SAE BRASIL.

11h – palestra As Operações em Busca da Competitividade – A Competitividade das operações automotivas brasileiras, com Letícia Costa, presidente da Booz Allen Hamilton.

11h40 – painel Soluções Inovadoras para Veículos – Tecnologias inovadoras aplicáveis ao mercado brasileiro, com Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Bosch; Gábor Deák, presidente da Delphi, e Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Mercosul. Coordenação de Fernando Calmon.

14h20 – painel Projetos Competitivos para o Mercado Global – Os novos desafios da engenharia no desenvolvimento de produto e na exportação de serviços. Projetos e arquiteturas globais, com Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto da Fiat Automóveis; Hau Thai-Tang, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil; Kai Hohmann, gerente executivo de Desenvolvimento de Veículos da Volkswagen; e Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia, GM/LAAM. Coordenação Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco e diretor da SAE BRASIL.

15h40 – palestra As Estratégias da Renault com o Logan – As soluções tecnológicas e as armas de marketing do Logan brasileiro, com Christian Pouillaud, vice-presidente comercial da Renault.

16h40 – palestra em inglês com tradução simultânea Convergência, uma Revolução na Indústria Automobilística – A sinergia da eletrônica, propulsão, materiais e telemática, com Larry Burns, vice-presidente de P&D e Planejamento Estratégico da General Motors Corp.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança