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Tecnologia no primeiro veículo flex off road do mundo

A divisão Powertrain da Magneti Marelli fecha contrato com a Mitsubishi para o fornecimento do sistema SFS®, Software Flexfuel Sensor, reafirmando sua liderança do segmento flex no País

A Magneti Marelli, pioneira no lançamento do sistema flex no Brasil, segue consolidando seu espaço no mercado de multi-combustíveis da indústria automotiva nacional.

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A empresa acaba de fechar contrato com a Mitsubishi para o fornecimento do seu sistema SFS® – Software Flexfuel Sensor – para o modelo Pajero TR4 2.0 16 válvulas, nas versões com transmissão mecânica e automática.

Com esta conquista, a Magneti Marelli passa a ser a primeira sistemista a equipar um automóvel bi-combustível off road com tração 4×4, com ambas as opções de transmissão, mecânica ou automática.

“Estamos sempre preparados para atender nossos clientes com nossa expertise, aceitando novos desafios no fornecimento de nossas tecnologias de vanguarda”, comenta Silverio Bonfiglioli, presidente da divisão Powertrain e representante da Magneti Marelli no Mercosul.

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Para fornecer o SFS® à montora japonesa, a Magneti Marelli fez adequações no sistema e trabalhou durante 18 meses, em seu Centro Tecnológico de Hortolândia, para atender aos padrões de fabricação da matriz da Mitsubishi, no Japão.

Mundialmente, este é o primeiro produto Magneti Marelli de série para uma montadora japonesa, uma evidência de sua capacitação em desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Com este contrato de fornecimento para a Mitsubishi, a Magneti Marelli Powertrain aumenta sua participação de liderança no mercado com 48% de carros vendidos com tecnologia SFS.

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“Mais uma vez está confirmada a liderança da Magneti Marelli no segmento de multi-combustíveis no Brasil”, enfatiza Bonfiglioli.

A empresa foi pioneira no lançamento do sistema flex no Brasil, foi a primeira a equipar, também com seus sistema SFS®, os veículos com motores de baixa cilindrada – 1.0 litros – e agora, com a conquista de mais um cliente, a Mitsubishi, aumenta sua participação no mercado.

“Fornecemos nosso sistema flex para as principais montadoras do Brasil: Fiat, Ford e Volkswagen. E agora temos também o primeiro produto de série para a Mitsubishi, uma montadora japonesa”, comemora.

O lançamento do TR4 flex aconteceu em julho deste ano. O motor 2.0 de 16 válvulas e 133 cv poderá ser abastecido com gasolina, álcool ou a mistura dos dois combustíveis.

Tecnologia SFS® e Meio Ambiente: Parceria de Futuro – O SFS® – Software Flexfuel Sensor – é um programa de computador inserido no módulo de comando da injeção eletrônica, também conhecido como centralina.

Esta tecnologia faz com que o veículo possa rodar com álcool, gasolina, ou qualquer mistura dos dois combustíveis, sem perda de potência

Além de sua principal vantagem, a liberdade de escolha para o usuário, o SFS® é também uma das principais opções para a preservação do meio ambiente, no Brasil e no mundo.

Cada carro que circula com sistema flex fuel reduz em até 12% o índice de emissões de gases CO2 na atmosfera. O CO2, dióxido de carbono, é um dos principais causadores do efeito estufa.

Atualmente, dos 15 milhões de automóveis e comerciais leves que circulam pelo País, 3,3 milhões estão equipados com a tecnologia flex fuel e 2,1 milhões circulam com o motor à álcool. Em 2011, a frota brasileira chegará a 30 milhões, dos quais 50% terão tecnologia bicombustível.

Segundo Silverio Bonfiglioli, a redução da porcentagem de gases poluentes na atmosfera pelo Brasil poderá representar grande vantagem ao país.

“Essa redução é bastante favorável ao meio ambiente. Mas também temos a questão do crédito de carbono. Com a expansão da frota de veículos leves flex fuel, o Brasil acumulará grande índice de redução de emissões de CO2 e poderá comercializar o seu crédito de carbono com outros países, conforme prevê o Protocolo de Kyoto”, antecipa Bonfiglioli.

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