quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Autodesk anuncia o Laboratório Nacional de Luz Síncroton como “Inventor do Ano de 2007”

Instituição líder em pesquisas utiliza a Prototipagem Digital para desenvolver complexos equipamentos customizados

- Publicidade -

A Autodesk, Inc. (NASDAQ: ADSK) anunciou hoje que o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), instituto de pesquisa dirigido pelo Ministério da Ciência & Tecnologia do Brasil, foi selecionado como o “Inventor do Ano” da Autodesk em 2007.

Indicado a participar do concurso em maio, quando foi nomeado “Inventor do Mês”, o LNLS foi selecionado por membros da Comunidade de Manufatura da Autodesk (http://mfgcommunity.autodesk.com), que foram convidados a entrar no site do grupo e eleger entre os projetos nomeados “Inventor do Mês”, o “Inventor do Ano de 2007”.

- Publicidade -

O programa “Inventor do Mês” da Autodesk reconhece os mais inovadores avanços em design e engenharia obtidos pela ampla comunidade de usuários do software Autodesk Inventor, a base para a Prototipagem Digital.

Como um dos 50 laboratórios de luz síncroton do mundo, o LNLS permite que cientistas de diversas áreas utilizem a potência do Raio X e da Luz Ultravioleta para estudar e obter novas perspectivas sobre a estrutura atômica e molecular de diversos materiais.

“Estamos orgulhosos por termos sido nomeados como ‘Inventor do Ano de 2007’ da Autodesk”, afirma Milton César Rocha, Engenheiro Mecânico do LNLS.

- Publicidade -

“O software Inventor nos ajudou a visualizar e simular nossos projetos sem depender de protótipos físicos onerosos. Há muitos outros excelentes exemplos de usuários do Inventor que obtiveram o mesmo sucesso, portanto, é realmente uma honra ser reconhecido por nossos colegas por meio da Comunidade de Manufatura da Autodesk”.

Com o software Autodesk Inventor, o LNLS pôde projetar o Ondulador de Polarização Elíptica (EPU), que contém aproximadamente 15.800 peças divididas em 5.560 elementos mecânicos padronizados, com 453 peças distintas dentro da montagem.

Com a capacidade de visualização 3D, o LNLS conseguiu explorar virtualmente o produto final antes mesmo dele se tornar real e ainda se certificar de que a montagem do equipamento estaria livre de erros de interferência antes mesmo de iniciar o processo de fabricação.

Como resultado, mais tempo e recursos puderam ser dedicados ao desenvolvimento de funcionalidades inovadoras que dão suporte à pesquisa e às descobertas científicas.

“A Prototipagem Digital permitiu que o LNLS aceitasse projetos desafiadores e criasse equipamentos especializados para suas instalações, contribuindo para seu status de centro de pesquisa de alto nível”, destaca Robert “Buzz” Kross, vice-presidente sênior de Soluções de Manufatura da Autodesk.

“Todos os projetos selecionados como ‘Inventor do Mês’ durante 2007 são grandes exemplos dos benefícios da Prototipagem Digital, e é com grande prazer que nomeamos o LNLS como nosso ‘Inventor do Ano de 2007’”, completa.

Sobre o Programa “Inventor do Mês” da Autodesk – A cada mês, a Autodesk seleciona um “Inventor do Mês” entre os mais de 600 mil usuários do software Autodesk Inventor, a base das soluções para a Prototipagem Digital da Autodesk.

Os vencedores são escolhidos pela sua excelência em engenharia e inovação. Para mais informações sobre o “Inventor do Mês da Autodesk”, entre em contato pelo email: IOM@autodesk.com.

Confira todos os projetos indicados em 2007:

Janeiro 2007: Marine Advanced Research – Desenvolve novas tecnologias para uso em alto-mar e que redefinem as formas dos barcos navegarem.

A Marine Advanced Research utilizou o software Autodesk Inventor para desenvolver o WAM-V: Wave Adaptive Modular Vessel, uma nova classe de embarcações para alto-mar com módulos de adaptação às ondas.

Fevereiro 2007: Rapiscan Systems – Líder no fornecimento de soluções para inspeções de segurança que utilizam raio X, imagens de raios gama e imagens de identificação avançada de ameaças.

A Rapiscan utiliza o Inventor para criar de modo rápido e fácil protótipos digitais em 3D de seus produtos, que contêm de 300 a mais de mil peças.

Março 2007: BigToys, Inc. – Fabrica equipamentos para playground ecologicamente corretos.

Focado no cuidado com o ambiente e com as crianças, a BigToys utiliza o Inventor para manter seu papel de líder no setor de equipamentos para playgrounds, promovendo conscientização ambiental e uso responsável dos recursos naturais.

Abril 2007: Famed Zywiec – Maior produtor de equipamentos médicos da Polônia, é fabricante de centenas de produtos e móveis para hospitais e consultórios.

O Inventor desempenha um papel-chave para ajudar a Famed Zywiec a projetar e fabricar seus produtos com o mínimo de desperdício.

Maio 2007: Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) – Instituição brasileira de pesquisa, dirigida pelo Ministério da Ciência & Tecnologia.

O LNLS permite que cientistas de áreas distintas utilizem raios X e luz ultravioleta potentes para obter novas perspectivas sobre a estrutura atômica e molecular de diversos materiais. A instituição utiliza o Inventor para projetar os equipamentos necessários para tais aplicações científicas.

Junho 2007: Michael Piersa – Equipe de estudantes universitários que projetaram a “Cadeira de rodas do Século XXI”.

O Inventor permitiu que Piersa e sua equipe criassem facilmente um protótipo digital preciso de sua cadeira de rodas e confirmassem que os escores das partes móveis estavam funcionando em sincronia antes de construí-la.

Julho 2007: Jayco – Líder em design e fabricação de Interfaces Homem-Máquina, utilizou o Inventor para criar um novo tipo de cabine de comando eletrônica para um de seus clientes do setor de aviação.

Estes dispositivos são soluções portáteis de computação que permitem que os tripulantes de vôo acessem dados críticos de navegação do vôo e documentos digitalizados de gerenciamento das cabines de comando e de passageiros do vôo.

Agosto 2007: Magic Wheels – Desenvolve sistemas de rodas de marchas múltiplas para cadeiras de rodas manuais.

Com o Inventor, a empresa criou um sistema de rodas de duas marchas que torna mais fácil aos usuários subir e descer morros ou trafegar por superfícies irregulares e acidentadas.

Setembro 2007: SkidTek – Líder em design e fabricação de sistemas de purificação e processamento modular para a indústria farmacêutica.

O software Inventor desempenha um papel-chave, ajudando a SkidTek a desenvolver os mais sofisticados sistemas de processamento modular de alta pureza do mercado.

Outubro 2007: HTC Sweden – Líder de mercado em máquinas para desgastar e polir pisos de pedra.

O Inventor desempenha um papel fundamental, ajudando a HTC a desenvolver máquinas que utilizam um sistema de polimento baseado em diamante, que pode ser utilizado para qualquer tipo de pedra – inclusive granito, pedra natural, pisos de mármore e concreto.

Novembro 2007: Franke – Fabricante multinacional da indústria de serviços alimentícios, com sistemas para cozinhas, banheiros e sistemas profissionais de café.

O Inventor ajuda a Franke a acelerar o ciclo de desenvolvimento de novos produtos, reduzindo a necessidade de protótipos físicos.

Dezembro 2007: Craftsmen Industries – Líder no fornecimento de veículos customizados para a indústria de promoções e eventos.

A Craftsmen utiliza o Inventor para criar sofisticados displays móveis, trailers expansíveis para exibições e veículos exclusivos que transformam transportes comuns em atraentes propagandas sobre rodas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança