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Depois do bicombustível, Delphi aposta no sistema de partida a frio

A indústria automobilística brasileira está prestes a alcançar a marca recorde de cinco milhões de carros bicombustíveis vendidos, o que comprova a consolidação da tecnologia no país.

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A Delphi Automotive Systems do Brasil, pioneira no lançamento do sistema bicombustível com o Corsa 1.8 da General Motors em 2003, aposta em uma nova tendência para o mercado automotivo nos próximos anos: o sistema de partida a frio.

Desenvolvido pela Delphi em seu Centro de Tecnologia em Piracicaba (SP), o sistema Multi Fuel® de partida a frio da Delphi concentra-se no aquecimento do álcool combustível durante a partida do veículo, evitando a injeção de gasolina durante as primeiras voltas do motor.

Desta forma, a combustão ocorre de maneira mais completa resultando num funcionamento mais suave e eficiente, além de também reduzir as emissões de gases.

“No inverno, os motoristas se esquecem de adicionar gasolina no tanque auxiliar de partida e isso se transforma num problema”, disse Dr. Roberto Stein, Diretor de Engenharia da Delphi na América do Sul. “A tecnologia Delphi pode ser usada em carros ou motos e possibilita a partida somente com álcool mesmo em temperaturas até cinco graus negativos”, complementa.

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Hoje a Delphi já responde por mais de 25% do mercado de bicombustíveis do país. Com o crescimento no ritmo de vendas e a estimativa de serem produzidos sete milhões de veículos bicombustíveis até o fim do ano, a empresa pretende aumentar ainda mais sua parcela.

“O sistema de partida a frio veio trazer ainda mais conforto para o motorista que possui um carro bicombustível. Além de poder escolher o tipo de combustível, agora ele não precisará mais se preocupar com o inconveniente de sempre checar o sub-tanque de gasolina”, afirma Luiz Corrallo, Diretor Executivo das divisões Powertrain, Thermal e Chassis da Delphi para América do Sul.

“Atingimos em outubro de 2007 a marca de um milhão de sistemas bicombustíveis desenvolvidos e comercializados no mercado nacional. Em 2008 pretendemos crescer ainda mais no segmento”, afirma Corrallo.

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