sábado, 4 maio , 2024
28 C
Recife

Sucesso duplo para o BMW Group DesignworksUSA

Com seu bem sucedido desempenho na premiação red dot 2008, o BMW Group continua sua trajetória de excelência em design pioneiro.

- Publicidade -

Este ano, um total de seis membros do BMW Group conquistou o aclamado título internacional.

Dois deles, o BMW Série 3 Conversível e a motocicleta BMW G 450 X também foram premiados na categoria especial “red dot: melhor do melhor” por realizações notáveis de design no segmento automotivo, transporte e trailer.

Os troféus serão apresentados no dia 23 de junho de 2008 durante a cerimônia de premiação no Aalto Theatre em Essen/Alemanha.

Outros finalistas do prêmio red dot 2008 foram o BMW X5, o BMW Série 1 Coupé, o Rolls-Royce Phantom Drophead Coupé e a motocicleta BMW HP2 Sport. O BMW Group DesignworksUSA, subsidiária do BMW Group que opera globalmente, também impressionou os exigentes membros do júri.

- Publicidade -

O estúdio de design conquistou prêmios red dot pelo design de interiores do jato MSJ da Embraer e pelo design do iate de luxo Zeydon Z60.

Pela primeira vez na história dos prêmios red dot, o júri entregará “menções honrosas” durante a cerimônia deste ano. Com essas menções honrosas, o júri homenageará produtos que claramente de destacaram dos concorrentes graças às suas soluções de design particularmente bem sucedidas. De acordo com o júri, três atuais modelos do BMW Group merecem esse reconhecimento especial: o BMW M3 Coupé, o MINI Clubman e a motocicleta BMW F 800 GS.

Lançado em 1955, o prêmio red dot estabeleceu-se como um dos prêmios de design mais importantes do mundo.

Ele reconhece realizações em numerosas categorias como automotiva, arquitetura, utensílios domésticos, equipamentos eletrônicos, moda, ciência relacionada à vida e medicina.

Este ano, o júri analisou o design de 3.203 produtos de todo o mundo. Um total de 600 produtos recebeu a designação red dot.

- Publicidade -

Trinta prêmios red dot são concedidos a competidores na categoria automotiva, transporte e trailer, três dos quais também receberam o prêmio “melhor do melhor” por seu design particularmente pioneiro.

Dois desses três premiados são membros atuais da família do BMW Group: o BMW Série 3 Conversível, que reinterpreta a linha clássica de um BMW Série 3 aberto combinando-a com um teto retrátil, e a motocicleta BMW G 450 X, uma enduro esportiva que exibe claramente seu talento para competições.

O sucesso repetido do BMW Group com os prêmios red dot confirma mais uma vez que a excelente qualidade de design será recompensada com o reconhecimento internacional.

No ano passado, o BMW Group foi homenageado por seu design inovador e foi o destaque da cerimônia de gala ao receber o título de “Equipe de Design do Ano”. Em 2007, o BMW Group e o BMW Group DesignworksUSA conquistaram o total de oito prêmios red dot por design de produto.

O fato de que todos os modelos de todas as marcas contribuem regularmente para o sucesso do BMW Group durante as aclamadas competições de design, como o prêmio red dot, confirma a força do conceito inovador do BMW Group Design, que combina uma filosofia comum de design com estratégias de design específicas por marca. As estratégias de design específicas por marca são baseadas na filosofia do BMW Group.

A base dessa filosofia é a busca por uma essência de altíssima qualidade. Em todas as três marcas, essa busca vem acompanhada por uma garantia de qualidade estética.

Essa filosofia exige respeito por cada marca individual, por suas idiossincrasias, características específicas de design e, finalmente, porém não menos importante, por sua história.

Seguindo essa filosofia, o objetivo principal de qualquer equipe do BMW Group Design consiste em apreender o caráter individual de uma marca e seu modelo, buscando estabelecer um equilíbrio perfeito e adequado entre fatores que afetam o design geral, como dinamismo, tecnologia, experiência de condução, entusiasmo, conforto, auto-confiança, elegância e força inovadora, e encontrar a expressão correta em seu design.

As características comuns que são encorajadas e mantidas pelo BMW Group Design não são óbvias à primeira vista, já que cada uma das três marcas, isto é, BMW, MINI e Rolls-Royce, possui sua própria identidade marcante com valores bem definidos e uma imagem única.

Apenas um estudo aprofundado do design dos veículos BMW, MINI e Rolls-Royce e até mesmo das motocicletas BMW revela as concordâncias. O desenvolvimento de modelos para as três marcas sob o mesmo teto gera sinergias poderosas e positivas.

Esta constelação também proporciona um terreno fértil para o design da marca, que estimula o forte caráter de cada marca individual.

Com sua filosofia de design inter marcas, o BMW Group Design mantém estratégias que reforçam a personalidade unificadora das três marcas e ao mesmo tempo realça a personalidade única e poderosa dos modelos BMW, MINI e Rolls-Royce.

Em um terceiro nível, cada uma dessas três marcas expressa novas e criativas idéias dentro da filosofia inter marcas, o que representa uma vantagem da extraordinária força coletiva e inovadora do BMW Group.

O Dr. Klaus Draeger, diretor da Divisão de Desenvolvimento e Compras do BMW Group, à qual o BMW Group Design se reporta, explica:

“Quando introduzimos um novo conceito, que viria a unir todos os nossos diferentes estúdios de design de marca dentro da cultura do BMW Group Design, claramente tomamos a decisão certa. Expressar o fato de que todos os nossos produtos pertencem à família do BMW Group, garantir a cooperação eficiente com todos os parceiros de processo e ao mesmo tempo reforçar a personalidade única de cada marca só é possível quando todos os membros da equipe trabalham juntos.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais