segunda-feira, 27 maio , 2024
28 C
Recife

Concurso de design divulga vencedores da edição 2008

A Volkswagen divulgou os vencedores da décima edição do Talento Volkswagen de Design que premia universitários com um ano de estágio no Centro de Design & Package da montadora, em São Bernardo do Campo (SP). Concurso escolhe quatro universitários para um ano de estágio na montadora

- Publicidade -

Dentre os 15 finalistas, quatro universitários foram selecionados para estagiarem na fábrica no ano de 2009. Na área de Shape (design externo de veículos), a primeira colocação ficou com Kauré Ferreira Martins, da Unesp, que desenvolveu o Projeto Vestige.

A segunda posição foi para Guilherme Motta, da Unesp, com o Projeto Volkswagen Dot e o terceiro colocado, Rogério Okabe, da Mackenzie, com o Projeto Ondria. Na categoria de Color&Trim (design interno e acabamento de veículos), Wadson Gomes Amorim, da UEMG, foi o vencedor com o Projeto Me Toy.

Este ano, o programa teve como tema o conceito “Arte em movimento”. Os estudantes tiveram que criar carros com o DNA da marca alemã e as tendências de movimentos artísticos.

1ª – Wadson Gomes Amorim – UEMG – Projeto Me Toy – Nas suas nove edições anteriores, o estágio já formou cerca de 35 designers que trabalham atualmente na fábrica em São Bernardo do Campo e até mesmo na matriz da marca na Alemanha.

- Publicidade -

“A Volkswagen abre as portas para jovens talentos que precisam apenas de uma grande oportunidade para desenvolverem e aperfeiçoarem suas habilidades”, diz Gerson Barone, gerente de Design & Package da Volkswagen.

2ª – Guilherme Motta – Unesp – Projeto VW Dot

3ª – Kauré Ferreira Martins – Unesp – Projeto Vestige 4ª – Rogério Okabe – Mackenzie – Projeto Ondria
Processo seletivo – Os futuros estagiários concorreram com cerca de 350 universitários que enviaram seus projetos e foram avaliados por um júri de designers, engenheiros e jornalistas especializados.

Após a avaliação dos trabalhos, 25 estudantes selecionados passaram por um teste prático na fábrica: produzir um sketch (desenho de um novo automóvel) a partir de um briefing apresentado no momento do teste. Nesta etapa, eles também tiveram a oportunidade de conhecer o estúdio de design da marca e todas as etapas e tecnologias presentes no desenvolvimento de um novo Volkswagen.

Na última etapa, 15 finalistas de universidades de São Paulo, Bauru, Campinas e Belo Horizonte realizaram uma apresentação final para o júri, na qual mostraram sketches, ilustrações e modelos virtuais de seus projetos.

- Publicidade -

Os critérios de avaliação para a escolha dos quatros vencedores foram: evolução do projeto, apresentação gráfica, criatividade, conceituação, identidade com a marca e embasamento técnico.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais