sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Norma ISO começa 2009 com nova formatação

No final de dezembro entrou em vigor no Brasil a nova versão da norma mundial ISO 9001, que visa mais competitividade em um mercado globalizado

- Publicidade -

Com a validação no país da norma ISO 9001:2008, no dia 28 de dezembro, muitas empresas se perguntam: porque seguir as normas ISO?

Para ter essa resposta é necessário entender no que consiste essa certificação e os benefícios que ela proporciona.

Ao contrário do que muitos pensam a ISO não é uma sigla, é o termo originado da palavra grega isos que significa igualdade e representa a Organização Internacional de Normalização, que surgiu depois da Segunda Guerra e representa a maior rede não-governamental de normalização em âmbito global.

O seu objetivo inicial, e que ainda está em vigência nos dias de hoje, era o de criar normas que se tornassem padrão para todos os países que possuem representantes na entidade.

- Publicidade -

O Brasil está ligado a ISO desde a sua criação, em 1947, e é representado na entidade pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A família 9000 de normas procura assegurar qualidade para o cliente por meio da implementação nas organizações dos Sistemas de Gestão da Qualidade que consiste no gerenciamento de todos os processos da organização.

O modelo de gestão ainda apresenta requisitos para a direção da empresa e o desenvolvimento de mecanismos que assegurem que os resultados que serão obtidos pelos produtos ou serviços da empresa atendam as expectativas dos clientes.

“As normas de sistemas de gestão desenvolvidas pela ISO procuram contribuir para que as pessoas de uma organização façam o que se espera que façam” afirma Rogério Campos Meira, Diretor Executivo da ATSG – Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, empresa especializada no desenvolvimento de pessoas e organizações.

Rogério comenta ainda que “é necessário que os gestores tenham uma ampla visão dos benefícios da norma, para que seja incentivada a busca pela melhoria contínua dos processos existentes dentro da organização”.

- Publicidade -

A nova reformulação da norma 9001 traz principalmente mudanças para que o entendimento do texto seja mais claro e objetivo.

A nova edição da norma foi publicada pela ISO no dia 15 de novembro e foi determinado pelo IAF (International Accreditation Forum) que após um ano da publicação da norma ISO 9001:2008 todos os certificados emitidos devem estar de acordo com a última versão e, que, depois de dois anos, nenhum certificado ISO 9001:2000 permanecerá válido.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança