quarta-feira, 22 maio , 2024
28 C
Recife

Campanha publicitária da Pirelli destaca a liderança da companhia no mercado brasileiro

Ação marca o início das comemorações, no Brasil, dos 80 anos de atuação industrial e um século de história

- Publicidade -

A nova campanha publicitária institucional da Pirelli destaca a liderança da marca no Brasil. Um filme institucional de 30 segundos será veiculado nas principais redes de televisão aberta no Sul, Sudeste e Nordeste e, nacionalmente, pela televisão a cabo.

O plano de marketing também inclui cinco diferentes peças publicitárias em revistas especializadas e semanais, inserções em rádio e banners na internet. Toda a campanha foi criada pela agência Leo Burnett.

Para a realização desta primeira ação, batizada de Campanha nº.1, a Pirelli investiu R$ 5 milhões.

“Esta campanha antecede uma série de ações que serão desenvolvidas para comemorar os 80 anos de atuação industrial da Pirelli no Brasil e para aumentar ainda mais a lembrança da marca pelos consumidores, além de incentivar as vendas na Rede Oficial de Revendedores Pirelli”, informa Marco Provera, diretor de Marketing da Pirelli para a América Latina.

- Publicidade -

“A idéia é transmitir aos consumidores a mensagem de que a Pirelli é a marca de pneus número um do Brasil. Em 2008, consolidamos a condição de líder no fornecimento de Equipamento Original para os segmentos Car, SUV, Moto e Truck, além de aumentar em quatro vezes a diferença para o segundo colocado na última pesquisa do Top of Mind”, explica Provera.

Atualmente, mais de 50% dos automóveis no Brasil saem das montadoras com pneus da marca. Entre as motos, a vantagem sobre os concorrentes é ainda maior: cerca de 97% delas saem das fábricas equipadas com pneus da companhia.

A ação de marketing irá destacar também a liderança da empresa em outras áreas, como em Pesquisa e Desenvolvimento, no mercado de reposição e na lembrança dos consumidores.

O lançamento da nova campanha ocorre no ano que a Pirelli celebra, além dos 80 anos de atuação industrial, um século de história no Brasil.

Esta ação marca a retomada, após mais de 20 anos, de uma campanha institucional totalmente elaborada no Brasil. Na década de 80, uma pantera negra foi utilizada para marcar o lançamento do pneu P400.

- Publicidade -

A partir desse período, a companhia utilizou formatos institucionais globais como, por exemplo, as campanhas ‘Carl Lewis’, ‘Ronaldo’ e a série dos Pirelli Film.

Liderança em várias frentes – A Pirelli é a fabricante de pneus líder no fornecimento de Equipamento Original para as montadoras instaladas no Brasil, graças à agilidade e qualidade no desenvolvimento de soluções para atender às demandas específicas de cada montadora.

Ao longo de oito décadas de produção industrial, entre outros marcos históricos que caracterizam a liderança, destaque para a construção, em 1988, do Campo Provas Pneus Pirelli, em Sumaré (estado de São Paulo).

Esta inauguração rendeu à empresa o título de primeira fabricante de pneus a ter uma pista de testes na América Latina.

Graças ao foco em Pesquisa e Desenvolvimento, a companhia oferecia, já em 1983, um pneu – o modelo P8 – para contribuir na redução do consumo de combustível, em um mercado que ainda não tinha o foco voltado ao tema.

Em 1999, a Pirelli reforçou seu pioneirismo ao oferecer uma linha completa de pneus com menor resistência ao rolamento – o que é, atualmente, uma tendência de mercado – com o lançamento do P3000.

A empresa também é a fabricante de pneus que tem mais fábricas instaladas no País. As cinco unidades fabris estão distribuídas entre os Estados de São Paulo, com três fábricas; Bahia e Rio Grande do Sul.

Não por acaso, a Pirelli oferece o portfólio de produtos mais completo e segmentado para automóveis, camionetas, caminhões, ônibus, motocicletas, quadriciclos, scooters, bicicletas, tratores e máquinas para uso fora de estrada.

No mercado de reposição, a empresa também é líder e tem forte presença em todo o território nacional com a Rede Oficial de Revendedores Pirelli. Os 600 pontos de venda exclusivos estão presentes em mais de 80% das cidades brasileiras.

Pirelli: a marca mais lembrada – A liderança no mercado brasileiro é acompanhada em diversas pesquisas de lembrança da marca realizadas em diferentes regiões do Brasil.

A companhia aparece na liderança do prêmio Top Of Mind, da Folha de S. Paulo, desde que a categoria estreou na pesquisa, no ano de 2002. Em 2008, a Pirelli conquistou o prêmio de marca mais lembrada pela sexta vez consecutiva.

Na ocasião, o nome da companhia foi mencionado por 40% dos entrevistados pelo instituto em todas as regiões do País, melhor resultado histórico.

No ano passado, a Pirelli também foi a marca de pneus mais lembrada em pesquisas de recall de veículos regionais.

Alguns exemplos são a última edição da pesquisa “Autop of Mind”, categorias consumidor e mecânico, realizada pela revista Mais Automotive; o “Top of Mind – Diário do Grande ABC/Ibope 2008”; o “16º Recall de Marcas A Gazeta 2008”, de Vitória, no Espírito Santo e o “11º Prêmio Recall de Marcas do Jornal do Commercio”, de Pernambuco, no qual a Pirelli liderou na categoria Pneus com 45,6% das respostas dos entrevistados.

Esportes a motor – A Pirelli está aumentando o patrocínio a competições em toda a América Latina. A partir de 2009, a empresa passará a ser a fornecedora de pneus exclusiva para o Rally Argentino, Top Race V6 (também na Argentina) e Porsche Cup México.

Também é, até 2011, a única fornecedora do Campeonato Mundial de Rally (WRC, na sigla em inglês) que teve, no último ano, duas etapas na região, uma no México e outra na Argentina.

Em 2008, a marca se tornou a maior apoiadora, no Brasil, do automobilismo e do motociclismo.

Atualmente, a companhia patrocina eventos como os campeonatos Brasileiro de Motovelocidade, Brasileiro de Motocross, Sul-Americano de Rally de Velocidade, a Mitsubishi Cup, a Copa Renault Clio, Fórmula 3 Sul-Americana, Mil Milhas de Interlagos e equipes no Rally dos Sertões e Dakar.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais