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Ferrari 599 GTO: qual o segredo de tanta velocidade?

Reportagem | Tarcisio Dias

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A nova Ferrari 599 GTO será o modelo mais rápido produzido pela fábrica de Maranello e tem sua revelação programada para o próximo Salão do Automóvel de Pequim, no final do mês de abril.

Em uma edição limitada e claro, exclusiva, reservada para apenas 599 clientes , o novo modelo tem por base o aproveitamento de toda tecnologia conquistada com a Fórmula 1.

Mas, o que faz esse modelo ser tão rápido assim? Começamos com a relação peso x potência de 2,23 quilogramas por cavalo.

O motor V12 produz uma potência de 670 cavalos e em apenas 3,35 segundos alcança a velocidade de 100 quilômetros por hora e máxima de 335 quilômetros por hora.

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A máquina conta com propulsor de 6 litros que resulta numa potência específica de 112 cavalos por litro. A curva de torque mostra o momento máximo de 620 Nm, com uma pequena queda na região de máxima rotação, enquanto a curva de potência é sempre crescente.

Ferrari 599 GTO – O trabalho dos engenheiros da Ferrari foi direcionado na dinâmica dos fluidos e no desenvolvimento de componentes para a redução do atrito interno, como foi o caso de terem redesenhado a árvore de manivelas, popularmente conhecida como eixo virabrequim.

Um novo coletor de ar no sistema de admissão também foi introduzido utilizando uma geometria semelhante ao funcionamento de um difusor, melhorando o resultado da potência em alta rotação e reduzindo perdas.

Para melhorar ainda mais a eficiência volumétrica por cilindro foi desenvolvida uma conexão entre as duas área centrais no bloco do motor, compensando as variações de volume.

Até mesmo a geometria do coletor de escapamento foi considerada nas modificações. Todas essas características destacam o caráter extremamente esportivo da 599 GTO.

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Tudo foi pensado para o menor tempo de resposta ao comando no modelo, onde temos uma maior velocidade durante as curvas, observe o comportamento da aceleração lateral e também do conjunto suspensão e pneu. Em seu interior novos revestimentos e acabamento, fazendo largo uso de fibra de carbono.

Ferrari 599 GTO – Tecnologia – Vídeo – AERODINÂMICA – A experiência da Fórmula 1 foi vital no desenvolvimento aerodinâmico desse novo modelo, com maior downforce, mas sem comprometimento na força de arrasto. A frente, lateral, piso do carro e o fluxo de ar para resfriamento dos discos e pastilhas de freios foram considerados para garantir a menor interferência.

O capô com entradas de ar também ajuda na refrigeração do motor dianteiro. Observe as linhas de corrente de ar no veículo.

O chassi passou por uma abordagem totalmente inovadora e recebeu controles eletrônicos para garantir a estabilidade do modelo e resistência dentro do limite de movimentação. A Michelin incorporou pneus super esportivos que na dianteira são mais largos e permitem maior aderência.

Além de novas molas e uma barra estabilizadora traseira, a 599 GTO conta também com a segunda geração do sistema de controle da suspensão.

A interface entre o carro e motorista tem um sistema próprio com informações instantâneas sobre o desempenho.

O sistema batizado de VRE é uma espécie de computador de bordo que monitora o comportamento do carro semelhante como nos Fórmulas 1.

Para garantir a segurança foi introduzida a segunda geração de freios desenvolvidos com cerâmica e fibra de carbono, que são mais leves e oferecem melhor desempenho, diminuindo assim a distância de frenagem.

Para finalizar, a Ferrari afirma que a GTO bateu o recorde da pista particular da empresa, em Fiorano. O carro completou uma volta em 1min24seg, tempo inferior ao da mítica Ferrari Enzo.

Seu preço ainda não foi divulgado e também não há previsão de importação do esportivo para o Brasil.

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