sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Manutenção preventiva do alternador e da bateria é fundamental para o bom funcionamento do automóvel

Alternador e bateria em boas condições garantem o bom funcionamento do veículo
Mecânica Online®

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

Reportagem | Mecânica Online® & In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

O alternador e a bateria são responsáveis por gerar e fornecer energia. Por isso, a manutenção preventiva desses itens é fundamental para garantir o bom funcionamento e segurança do automóvel.

Acionado pelo motor por meio de uma correia, o alternador – que é a central elétrica do veículo – transforma a energia mecânica em energia elétrica necessária para carregar a bateria e alimentar todos os componentes, como o sistema de ignição, injeção e os demais equipamentos elétricos.

- Publicidade -

Não há um tempo pré-determinado para a troca ou substituição do componente; isso varia de acordo com a utilização (tempo que o motor fica ligado) e condições de uso do carro.

Já a bateria tem a função de fornecer energia ao motor de partida e ao sistema de ignição do automóvel, além de alimentar todo o sistema elétrico quando o motor está desligado.

A durabilidade de uma bateria depende da qualidade do produto e também do cuidado do motorista com o automóvel.

Se a bateria for de boa qualidade e se o sistema elétrico passar por manutenções preventivas, ela pode durar até cinco anos ou mais. Pensando nisso, a Bosch fornece algumas orientações para aumentar a vida útil destes componentes.

Para aumentar a durabilidade do alternador o ideal é verificar sempre o estado de conservação das correias e das polias, e substituí-las quando necessário.

- Publicidade -

Quando for necessário fazer a troca, a Bosch sugere não utilizar peças de baixa qualidade, pois estas podem prejudicar o funcionamento e a durabilidade do equipamento.

No caso da bateria, a primeira orientação é garantir que o sistema elétrico do veículo esteja em boas condições, nas especificações determinadas pelo fabricante e, especialmente, que seja compatível com a capacidade do alternador.

Outro componente fundamental para a durabilidade da bateria é o regulador de tensão do alternador, que, além de outras funções, controla a quantidade de energia que deve ser fornecida pelo alternador para a correta recarga da bateria, ao mesmo tempo em que garante a alimentação de todos os demais consumidores elétricos do veículo.

O motorista também deve evitar ações que geram a descarga profunda da bateria, como, por exemplo, manter os faróis, som ou luzes internas ligados, enquanto o veículo está desligado.

Outra orientação é não deixar o veículo por vários dias sem funcionamento, pois, mesmo nessa condição, a bateria continua fornecendo energia ao sistema elétrico do automóvel, como por exemplo, unidades de comando, alarme, etc.

Por ser um dispositivo que funciona a partir de reações químicas, a bateria também sofre muitas influências das variações climáticas.

Temperaturas muito altas aceleram o desgaste de seus componentes, mas é no frio que o consumidor deve ter cuidado redobrado.

As baixas temperaturas causam contração dos componentes metálicos do motor, o que torna a partida mais difícil e, conseqüentemente, há mais consumo da energia. Portanto, o inverno é a melhor época para checar se a bateria está em boas condições.

No momento da troca, a Bosch recomenda que a bateria velha seja entregue ao revendedor ou oficina.

No Programa Bosch ECO, que envolve revendedores e oficinas, todas as baterias são destinadas para a reciclagem, e o chumbo, seu principal componente, é reutilizado na fabricação de novas unidades, preservando o meio ambiente.

Sempre que o motorista levar seu veículo para manutenção, deve lembrar-se de incluir a manutenção elétrica, que precisa ser feita regularmente, pois, o veículo depende da energia para funcionar.

Se houver algum problema no alternador, por exemplo, o carro fica dependendo da bateria, que dura menos que duas horas, nestas condições.

Por isso, a manutenção destes itens é essencial. Seguindo as orientações, é possível garantir um desempenho prolongado do alternador e da bateria do veículo, bem como de outros componentes, o que garante economia e segurança ao usuário.
Mecânica Online®

Alternador – Campanha Carro 100% – Líder no mercado de reposição automotiva com a maior linha de produtos, a Bosch acredita que a manutenção preventiva é a maneira mais eficiente de aumentar a segurança do condutor e dos passageiros de veículo, economizar combustível e proteger o meio ambiente.

Dessa forma, apoia a campanha Carro 100%, do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), que tem como objetivo a conscientização sobre os benefícios do cuidado preventivo e regular.

A campanha é direcionada às oficinas mecânicas, motoristas de veículos leves e pesados, profissionais técnicos e entidades públicas e privadas ligadas ao setor automotivo, e é coordenada pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), do qual a Bosch faz parte. Mais informações sobre a campanha no www.carro100.com.br.

Os motoristas podem contar ainda com a maior rede de oficinas autorizadas do País – a rede Bosch Service.

São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais.

Mais informações sobre a rede Bosch Service e a localização das mais de 1.400 oficinas em todo o País podem ser obtidas no site www.boschservice.com.br.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança