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Fique esperto na manutenção dos itens de segurança do carro

Manutenção preventiva garante segurança e conforto do usuários. Confira dicas da Bosch.
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Reportagem | Mecânica Online® &n Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

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Mas, antes de pegar a estrada é necessário fazer um check-up geral no carro, principalmente nos veículos usados habitualmente em centros urbanos, que não estão acostumados a situações adversas como: longos percursos, horas de estradas e congestionamentos, trechos de terra e serra.

Alinhamento da direção, balanceamento das rodas, freios, faróis, palhetas, sistema de injeção e ignição, além da bateria são alguns itens que devem ser vistos antes de sair de casa. Outro fator que o motorista deve levar em consideração é a oficina que realizará esse serviço.

“As novas tecnologia s automotivas exigem que as oficinas estejam preparadas para fazer o correto diagnóstico da falha e reparo dos veículos”, afirma Daniel Lovizaro, engenheiro de Assistência Técnica da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil.

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Com isso, as oficinas devem contar com equipamentos de teste e de diagnose capazes de fazer uma análise completa de todo o sistema eletrônico do veículo.

“Além de auxiliar o reparador no correto diagnóstico, esses equipamentos oferecem informações que auxiliam na manutenção, já que trazem dados específicos do veículo, que são determinados pelo fabricante”, esclarece Lovizaro.

“Por isso é importante levar o carro em uma oficina de confiança e que tenham equipamentos de teste adequados. Dessa forma, é possível garantir que o serviço será realizado com qualidade e segurança”, ressalta.

A Rede Bosch Service, que possui mais de 1400 oficinas em todo o Brasil, apoia a manutenção preventiva como forma de garantir a segu rança, o bom funcionamento do veículo e a preservação do meio ambiente, chama a atenção para a manutenção dos seguintes itens:

Palhetas

  • A Bosch recomenda que a substituição das palhetas seja realizada pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições no para-brisa: formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas: lâmina quebradiça, torta ou rasgada.
  • Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do motor do limpador, se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado e ainda conferir as condições do braço limpador.
  • Para manter as palhetas em boas condições de uso, a Bosch orienta que no momento da lavagem do carro a limpeza das lâminas de borracha seja realizada somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.

Filtros

  • Quando em bom estado de conservação os filtros de óleo, ar, combust ível ajudam a reduzir o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes.
  • Já os filtros de cabine purificam o ar que circula internamente no veículo, reduzindo a concentração de partículas de pó e contaminantes do ar do ar aspirado da atmosfera.
  • Realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros evita danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A recomendação da Bosch é que a troca destes componentes seja feita sempre em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo.

Velas

  • Abasteça em postos de combustível de confiança. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonizaçãorodos.
  • Troquelas de ignição periodicamente, conforme a recomendação do fabricante. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas mecânicas, para verificar qual é o modelo correto para o motor daquele veículo.

Cabos

  • Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor.
  • Um cabo de ignição danificado pode gerar problemas de interferências eletromagnéticas e/ou fuga de corrente, causando falhas no motor, consumo excessivo de combustível e problemas no catalisador.
  • Os cabos de ignição devem ser testados e revisados a cada 15 mil quilômetros, evitando assim problemas com o sistema de ignição.

Sonda Lambda

  • Componente do sistema de injeção eletrônica, a sonda lambda tem a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem do escapamento.
  • Em perfeitas condições, emite sinais eletrônicos para que a unidade de comando determine o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar uma economia de até 15%, além de proporcionar maior potência ao motor; proteção ao meio ambiente e maior vida útil do catalisador.
  • A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e quando é abastecido com combustível de qualidade.
  • Mas, para garantir seu bom funcionamento, é necessário uma revisão a cada 30 mil km. Uma sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência.

Freios

  • A recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cada cinco mil quilômetros, quando serão inspecionados visualmente todos os componentes do sistema de freio.
  • Esta verificação indicará a necessidade de substituição dos componentes, o que garante maior segurança e um menor custo na manutenção do sistema.
  • Na hora de substituir o fluido de freio é im portante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é sempre seguir as especificações do manual do proprietário do veículo. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.
  • Em caso de viagem, a Bosch recomenda que a revisão do sistema de freios seja feita com no mínimo duas semanas de antecedência, tendo em vista o período de assentamento do material de atrito e acomodação do sistema, evitando, neste período, freadas bruscas e em altas velocidades.

Correias Sincronizadoras

  • A principal função desta peça, também conhecida como correia dentada, é proporcionar o sincronismo de movimento entre o virabrequim e o comando de válvulas, que são os principais eixos do motor.
  • Quando a correia quebra há interrupção neste sincronismo, o que provoca parada total do veículo, e pode gerar sérios danos ao motor.
  • Na maioria das vezes, os custos para este reparo são superiores do que o valor de uma substituição de correia realizada preventivamente. Desta forma, a Bosch aconselha realizar uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros.
  • É recomendável realizar a troca da correia ao encontrar sinais de desgastes como trincas, ressecamento, contaminação com óleo e dentes rachados. É importante ainda verificar o estado das polias e dos tensionadores, com objetivo de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.

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