domingo, 19 maio , 2024
28 C
Recife

Nova família de suspensões customiza soluções e reduz peso

Família de suspensões modulares foi uma resposta de customização da suspensão para os veículos comerciais e, também, uma antecipação às tendências futuras

- Publicidade -

Redação

Reportagem | Mecânica Online e Mecânica de Comunicação

CDs Mecânica Online®

Mais do que um conceito inovador, as novas suspensões da Família Modular desenvolvidas pela Suspensys ampliam o potencial de atendimento aos clientes nas aplicações em veículos comerciais até então não contempladas no seu mix de produtos.

- Publicidade -

A decisão de inovar surgiu da análise do mercado, que cada vez mais exige o produto certo para aquilo que será transportado.

Desta forma, o dimensionamento do produto impõe grande flexibilidade dos fabricantes, rompendo com paradigmas até então aceitos.

A nova família de suspensões pode ser aplicada em veículos com suspensões mecânicas com feixes de molas parabólicas e trapezoidais, mas também pode ser utilizada em suspensões pneumáticas com dois ou quatro balões por eixo, ou mesmo, trocando as molas é possível usar o produto em veículos plataformas (rígidos).

Ou seja, o conceito modular abrange diversas versões: 6×4, 6×2 e 4×2 gerando, através de suas variações, pelo menos 10 (dez) configurações diferentes.

Vantagens para o cliente:

- Publicidade -
  • Flexibilidade na mudança do mix
  • Diminuição do inventário de peças
  • Agilidade na montagem dos itens
  • Peso entre 25 a 30% menor

Este salto tecnológico, inédito, trouxe outra significativa vantagem que é a redução de peso da suspensão entre 25 a 30%.

E tudo isso já é realidade desde o final do ano passado, quando a Suspensys iniciou o fornecimento da primeira suspensão modular para a MAN. Trata-se da suspensão 6×4 que está sendo aplicado em cavalos mecânicos.

De acordo com o gerente da Engenharia, Valter Vargas, entre as grandes mudanças ocorridas nas versões mecânicas está o pivotamento da mola que, por estar mais próxima ao chassi, passou a exigir menos esforços deste, permitindo o uso de componentes menos robustos.

Vargas enfatiza que a família de suspensões modulares foi uma resposta de customização da suspensão para os veículos comerciais e, também, uma antecipação às tendências futuras.

“Estamos preparados para a aplicação de produtos vocacionados, ou seja, estamos prontos para atender uma gama ainda maior de aplicações, dentro da realidade de cada cliente e produto”, informa.

Foto Suspensys

Mecânica Online®

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Truck

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais